Os 10 países mais seguros do mundo para visitar

Se você está pensando em viajar para o exterior, considerar a lista dos países mais seguros do mundo é uma boa ideia. Afinal, esse fator deve ser uma prioridade para se evitar problemas. É dessa forma que você terá tranquilidade para sair, passear, visitar pontos turísticos e aproveitar o dia a dia em outro lugar escolhido.

Entenda como são definidos os países mais seguros anualmente através do Índice Global da Paz, elaborado pelo Instituto para Economia e Paz. A versão de 2023 está disponível e é baseada nela que vamos apresentar os países mais seguros para viajar por conta própria ou visitar com a família e os amigos. Acompanhe este artigo e saiba mais!

Qual é o país mais seguro do mundo?

A Islândia lidera entre os países mais seguros do mundo, conforme o Global Peace Index 2023. O país ficou com 1,124 pontos de insegurança, sendo o menor em todo o planeta. A primeira colocação no quesito segurança é desse país desde 2008. Entre 2021 e 2022, houve ainda uma redução de 55% nas demonstrações de violências nas ruas islandesas.

O mundo em geral registrou uma regressão de 0,3% no que se refere à paz nos últimos anos. O país mais inseguro é o Afeganistão, que fica na 163ª posição. Esse resultado se repete desde o ano de 2018.

Como é calculado o índice de segurança dos países mais seguros do mundo?

O índice de segurança dos países mais seguros do mundo é calculado com base em fatores como acesso da população às armas, índices de criminalidade, números de homicídios e o total de pessoas ativas nas Forças Armadas. O Global Peace Index, por exemplo, é calculado a partir de 23 indicadores qualitativos e quantitativos.

Basicamente, a pontuação é separada em 3 tópicos principais. O grau de militarização, nível de proteção e segurança da sociedade e conflitos domésticos e internacionais são índices responsáveis pelos pontos alcançados pelos países.

No total, 163 países são avaliados pelo Instituto para Economia e Paz, representando 99,7% da população mundial. Essa é uma organização sem fins lucrativos voltada para pesquisa localizada em Sidney, na Austrália. Além disso, há filiais em Oxford (Inglaterra) e em Nova Iorque (EUA).

Quais os 10 países mais seguros do mundo?

Os 10 países mais seguros do mundo são:

  1. Islândia;
  2. Dinamarca;
  3. Irlanda;
  4. Nova Zelândia;
  5. Áustria;
  6. Singapura;
  7. Portugal;
  8. Eslovênia;
  9. Japão;
  10. Suíça.

1. Islândia

Com 1,124 pontos de insegurança, a Islândia é o local mais seguro do mundo. A situação no país melhorou entre 2021 e 2022, quando apresentou uma redução de 55% nas demonstrações de violência, o que melhorou a nota em 3,4%. Entre 2022 e 2023, os resultados de segurança tiveram uma ligeira queda. Ainda assim, esse país está na primeira colocação do ranking desde 2008.

A Islândia é bastante conhecida por ter um inverno europeu bastante rigoroso. Porém, com muitos atrativos, como a observação da aurora boreal, um dos destinos mais procurados por turistas. Ainda, é possível fazer várias trilhas e ter contato direto com a natureza.

A cidade mais conhecida é a capital Reykjavik. O cenário é lindo, com vulcões, montanhas, cachoeiras, geleiras, piscinas termais etc. Além disso, você verá vários pontos de preservação da cultura nórdica. Por isso, vale a pena a visita.

2. Dinamarca

Depois de cair uma colocação em 2022, por conta do aumento de demonstrações de violência e alguns outros aspectos, a Dinamarca subiu dois lugares no ranking dos países mais seguros do mundo. Em 2023, o país está em 2° lugar, com 1,31 pontos.

Entre os melhores atrativos turísticos do país estão:

  • Castelo de Kronborg, que inspirou a obra “Hamlet”, de Shakespeare;
  • Canal Nyhavn, em Copenhagen;
  • Legoland, em Billund, um parque temático da famosa empresa de blocos de encaixe Lego.

3. Irlanda

A Irlanda ficou em 3° lugar na lista de países mais seguros do mundo, com 1,312 pontos. O país subiu 3 posições até 2022, graças a melhoria em relação ao quesito “segurança e proteção”, e se manteve no mesmo lugar em 2023.

O país é conhecido pelos pubs e pelas cidades pequenas e charmosas, com muita natureza. No entanto, também oferece muita história e castelos antigos. Por isso, tem opções para todos os gostos.

Algumas das cidades mais conhecidas da Irlanda são:

  • Wicklow: cidades desse condado já foram cenário de filmes, como “P.S. Eu te Amo”;
  • Bray: no qual mar e natureza se encontram;
  • Cork: que tem castelos medievais e é a segunda maior cidade do país;
  • Galway: considerada a capital da cultura irlandesa.

4. Nova Zelândia

O quarto lugar do ranking de países mais seguros do mundo em 2023 é a Nova Zelândia. O resultado foi de 1,313 pontos, quase páreo à Irlanda, que reflete a consequência de melhorias nos gastos militares, taxas de encarceramento e redução do impacto do terrorismo.

O país também tem boas opções de turismo. Há destinos para todos os tipos, como aqueles voltados para enogastronomia, cultura, história e arquitetura.

Vale destacar também que na Nova Zelândia existem muitas trilhas, com diferentes níveis de dificuldade, o que é, um benefício da gratuidade e facilidade de acesso aos parques nacionais. As duas principais cidades são Auckland e Wellington, que ficam no norte do país.

5. Áustria

Com 1,316 pontos, a Áustria caiu 1 posição em 2023 na lista de países mais seguros do mundo, depois de ter subido 2 posições no ano anterior, e ficou em 5° lugar no Índice Global da Paz em 2023. O país fica perto da Alemanha, e tem muito a oferecer aos turistas.

Assim como os demais destinos europeus, o país tem paisagens incríveis, com neve no inverno e flores com campos verdes na primavera. Sem contar os pratos típicos da Áustria, que são uma atração à parte para os amantes da gastronomia.

Entre as principais cidades para se visitar na Áustria estão:

  • Viena: é a capital do país e tem grande enfoque no setor artístico, além de ter palácios imperiais e museus;
  • Linz: oferece arte contemporânea, muita tecnologia e prédios modernos. Ainda assim, mantém o ar bucólico;
  • Inssbruck: é a cidade mais importante do país e é perfeita para a prática de esportes de inverno;
  • Hallstatt: é charmosa e tem um estilo antigo, com muitas casas que remontam ao século 16;
  • Salzburg: é a cidade natal de Mozart, com várias construções de arquitetura barroca.

6. Singapura

A 6ª colocação dos países mais seguros do mundo ficou com a Singapura, que subiu uma posição. No total, obteve 1,332 pontos. A melhoria foi no quesito da militarização, o que fez o país se destacar no ranking.

Um dos principais atrativos para os turistas que visitam o país é o Changi Airport. Ele é considerado o melhor aeroporto do mundo, com uma floresta artificial em seu interior. Outros atrativos para a cidade de Singapura são:

  • Gardens by the Bay: o jardim botânico que fica na Marina Bay;
  • Marina Bay Sands: o hotel cassino que conta com 3 torres e uma piscina de borda infinita que é a mais alta do mundo;
  • Singapore Flyer: é a segunda maior roda-gigante do mundo e permite ver partes da Indonésia e da Malásia, países vizinhos, quando se está na parte de cima;
  • Fountain of Wealth: é a maior fonte do mundo.

Não se pode esquecer que o destino tem museus, Chinatown, templos budistas e as Peranakan Houses, casas temáticas com cores vibrantes bastante fotografadas.

7. Portugal

As terras lusitanas ficaram em 7° lugar entre os países mais seguros do mundo, fechando 1,333 pontos. Muitos brasileiros procuram visitar e morar em Portugal. Existem vários lugares para conhecer por lá. 

As cidades mais conhecidas de Portugal são Porto e Lisboa. Contudo, é possível sair do comum e visitar mais localidades, por exemplo:

  • Sintra: que oferece castelos e palácios, além de praias estonteantes;
  • Óbidos: que contém uma famosa construção medieval;
  • Fátima: com o famoso santuário da cidade, e ainda é possível parar no caminho para ver as ondas gigantes de Nazaré;
  • Coimbra: com a universidade mais antiga do país e o Paço das Escolas;
  • Serra da Estrela: que fica no interior e oferece belas paisagens.

8. Eslovênia

Mesmo com a queda de 4 posições, a Eslovênia ainda é um dos países mais seguros do mundo, ao fechar em 1,334 pontos e terminar na 8ª colocação. O que levou a essa diminuição de colocações foram as demonstrações violentas nas ruas, assim como a Dinamarca.

De toda forma, vale a pena considerar visitar a Eslovênia, se você quer conhecer um país seguro. O destino é ideal para fazer atividades ao ar livre, como caminhadas, esqui, parapente, ciclismo e mais. Sem contar que tem mais de 300 cachoeiras para se conhecer no país.

Algumas cidades para visitar quando estiver pela Eslovênia são:

  • Ljubljana: é a capital do país e já foi considerada a Capital Verde da Europa;
  • Bled: é a cidade mais visitada devido ao Lago Bled, que tem uma ilha com uma igreja deslumbrante;
  • Begunje na Gorenjskem: é uma cidade pequena e rural com museus e estações de esqui.

9. Japão

O Japão foi um dos destaques devido às melhorias alcançadas, mantendo a nona posição no ranking de países mais seguros do mundo, com 1.336 pontos.

Apesar do custo de vida no Japão ser elevado, é um lugar interessante para visitar. Isso porque reúne tecnologia, história e religiosidade.

Algumas das melhores cidades do Japão para se visitar são:

  • Kyoto: com 17 Patrimônios da Humanidade pela Unesco, é a alma da cultura japonesa;
  • Tokyo: é a capital do país, famosa por ser repleta de prédios modernos, pela alta gastronomia e pela vida noturna agitada;
  • Takayama: fica na província de Gifu. Tem uma cidade velha preservada e uma vida mais interiorana;
  • Hakone: tem fontes termais e uma bela paisagem natural. Ali fica o lago Ashinoko, próximo ao Monte Fuji.

10. Suíça

A Suíça ocupa o 10° lugar entre os países mais seguros do mundo e boa parte desse feito se deve à baixa criminalidade. Outro fator interessante do país é a estabilidade política, que traz mais segurança aos moradores e até mesmo aos visitantes.

Além da gastronomia marcada pelo chocolate, conhecido mundialmente, o país tem monumentos históricos, de arquitetura surpreendente, que atrai turistas para destinos como:

  • Zurique: com o Lago Zurique, Museu da FIFA, Igreja de St. Peter e muitos outros atrativos;
  • Berna: com o Bear Park, Museu Histórico e centro da Cidade Antiga;
  • Genebra: com o Jardim Botânico, The Flower Clock, Jardin Anglais e o Muro dos Reformadores.

Conheça os países mais seguros do mundo

Saber quais são as melhores posições da lista de países mais seguros do mundo é um excelente passo para planejar uma viagem e ter uma experiência mais tranquila ao conhecer atrativos turísticos fora do Brasil.

Para se organizar da melhor maneira, vale a pena montar um roteiro de viagem. Além disso, é importante se preparar para compras internacionais com economia, ao conhecer formas de enviar dinheiro para o exterior com menores taxas.

Com planejamento e organização, você tem de tudo para conhecer os países mais seguros do mundo. O próximo passo é montar o seu roteiro e se impressionar com os atrativos turísticos mais incríveis desses destinos.

Gostou da ideia? Acompanhe a Remessa Online no Instagram, LinkedIn, Facebook, X e YouTube para ver mais dicas de viagem e saber como realizar transações no exterior de maneira prática e segura!

Resumindo

Qual é o país mais seguro do mundo?

A Islândia lidera entre os países mais seguros do mundo, conforme o Global Peace Index 2023 e ocupa essa posição desde o ano de 2008.

Como é calculado o índice de segurança dos países mais seguros do mundo?

O índice de segurança dos países mais seguros do mundo é calculado com base em fatores como acesso da população às armas, índices de criminalidade, números de homicídios e o total de pessoas ativas nas Forças Armadas. O Global Peace Index, por exemplo, é calculado a partir de 23 indicadores qualitativos e quantitativos.

Quais os 10 países mais seguros do mundo?

1. Islândia;
2. Dinamarca;
3. Irlanda;
4. Nova Zelândia;
5. Áustria;
6. Singapura;
7. Portugal;
8. Eslovênia;
9. Japão;
10. Suíça.

Related posts

Receita Federal amplia controle sobre PIX e transações com cartões de crédito

HMPV: o que é, sintomas e prevenção da doença que está aumentando na China

ADP deve reforçar resiliência do mercado de trabalho americano