O Erro 404 é um código de resposta HTTP que indica que o cliente conseguiu se comunicar com o servidor, mas o servidor não pôde encontrar o que foi solicitado. Esse erro ocorre quando a página não existe mais ou a URL foi inserida incorretamente, sendo seu objetivo informar ao usuário que a página desejada está indisponível, orientando-o a encontrar o que está procurando.
O código HTML “404” significa: 4 para erro do cliente (indivíduo que fez a solicitação da página ao servidor) e 04 para não encontrado, que corresponde a não conclusão da solicitação porque o documento HTML não foi encontrado.
No artigo, você confere mais sobre o Erro 404, suas causas, como corrigi-lo e sua importância. Continue a leitura!
O que é o erro 404?
O erro 404 é um código de resposta HTTP que indica que o cliente pôde se comunicar com o servidor, mas o servidor não pôde encontrar o que foi solicitado. Geralmente, isso ocorre quando a página não existe mais ou a URL foi inserida incorretamente. Então, o erro sinaliza a indisponibilidade da URL no servidor, podendo ser causado por discrepâncias no redirecionamento de domínios, problemas com o arquivo .htaccess, ou configurações incorretas do Sistema de Nomes de Domínio (DNS).
O que causa a mensagem de erro 404?
A mensagem de erro 404 pode ser causada pela eliminação ou movimentação da página sem a correção do link quebrado, erros de digitação na URL, problemas com as configurações do DNS, armazenamento incorreto da página pelo navegador no cache, e arquivos ausentes, como imagens ou elementos de CSS e JavaScript. Esses fatores podem fazer com que o servidor não consiga encontrar a página requisitada, resultando no erro 404.
Como corrigir o erro 404, se você for o dono do site?
Redirecione os links quebrados no seu CMS para uma página que esteja acessível
Busque redirecionar a URL com o erro 404 para o endereço de uma página que esteja acessível — é possível fazer isso mediante um redirecionamento 301, em seu CMS ou com ajuda da função de redirecionamento no seu painel de hospedagem.
Remova as restrições de acesso em sites criados no WordPress
Para solucionar o erro 404, conceda permissões de acesso nos diretórios do site. Essa resolução é frequentemente aplicada a sites desenvolvidos no WordPress, pois alguns arquivos e páginas podem apresentar restrições de acesso por padrão.
Redefina links permanentes na aba de permalinks do WordPress
É comum ver que o erro 404 ocorre devido a um link quebrado ou conflitos de redirecionamento entre páginas do site. Para resolver a questão, vá ao painel do sistema, selecione as configurações, acesse a aba de links permanentes, selecione os permalinks, e faça a redefinição.
Como corrigir o erro 404, se você for um usuário?
- Atualize a página com a tecla F5 ou, aperte o botão de recarregar no seu navegador.
- Limpe o cache do seu navegador, ele pode estar contendo a versão anterior da página.
- Rode programas de antivírus e anti-malware no seu dispositivo.
Qual a importância de ter uma página de erro 404?
Ter uma página de erro 404 é essencial para manter uma boa experiência do usuário e a integridade da marca. Ela informa aos visitantes que, embora a página procurada não esteja disponível, o resto do site continua operacional. Isso mitiga frustrações e orienta os usuários sobre como encontrar o que procuram, possibilitando redirecionamentos úteis para outras seções do site, como a página inicial ou de contato. Além disso, uma página de erro bem construída pode fortalecer a identidade visual da empresa e aumentar a probabilidade de os visitantes permanecerem no site, em invés de abandoná-lo após encontrarem um erro.
Gostou de entender mais sobre o erro 404 e quer ficar por dentro dos assuntos mais importantes da internet e do mercado financeiro? Siga a Remessa Online no Instagram, LinkedIn, X, Facebook e YouTube.
Resumindo
O código de erro 404 é um contratempo do lado do cliente que sinaliza a indisponibilidade da URL requisitada no servidor. Suas origens podem variar, abrangendo desde discrepâncias no redirecionamento de domínios até a presença de um arquivo .htaccess danificado ou, quem sabe, equívocos nas permissões de arquivos.
– Redirecione os links quebrados no seu CMS para uma página que esteja acessível.
– Remova as restrições de acesso, opção comum para sites criados no WordPress.
– Redefina links permanentes na aba de permalinks do WordPress
– Faça a atualização da página (clique no F5 do teclado).
– Limpe o cache do seu navegador — ele pode estar armazenando os dados da versão desatualizada da página que você está tentando acessar;
– Rode programas de antivírus e anti-malware no seu dispositivo — os malwares são uma das principais causas do erro 404.