O mundo sofreu uma grande reviravolta em 2020. Tudo que estava previsto e planejado para o ano teve que mudar sua rota drasticamente. O mesmo aconteceu com as tendências tecnológicas, mas nesse sentido, a mudança foi positiva.
O uso da tecnologia avançou muito em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus. As pessoas foram obrigadas a usar mais a tecnologia para continuar consumindo, se comunicando, trabalhando e estudando.
Mas e para 2021, será que é possível prever quais são as tendências tecnológicas para este ano? Confira a nossa lista!
IoB ou Internet of Behaviors é a internet de comportamentos, que surge a partir da captura e utilização dos dados dos usuários. A partir dessas informações, geradas no dia a dia, as empresas conseguem influenciar o comportamento das pessoas.
A IoB é apenas um conceito, que depende de outras tecnologias para ser utilizado, como recursos de reconhecimento facial, rastreamento de localização, big data, ferramentas que conectam dados a comportamentos de compra, gadgets que monitoram a saúde dos usuários etc.
A expectativa dos analistas do Gartner é que mais da metade da população seja impactada por algum programa de IoB até 2025.
Com a criação de leis como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e GPDR (General Data Protection Regulation), a tendência é que tecnologias sejam criadas para ajudar as empresas a atenderem às regulamentações e os usuários a terem maior autonomia sobre suas informações.
A partir de 2021, as empresas terão que investir mais em soluções de informática e processamento de dados que vão garantir o uso correto dos dados, além da transferência segura de dados pessoais, análise de fraudes etc.
A pandemia fez com que as empresas tivessem que adotar o modelo de trabalho remoto rapidamente. Muitas não estavam preparadas para isso e sofreram no início para conseguir proporcionar um espaço acessível e seguro a todos. Em 2021, a tendência é que o trabalho remoto continue sendo o modelo adotado pela maioria das empresas.
Por isso, será fundamental investir em tecnologias que permitam o acesso a qualquer ativo digital com total segurança, independentemente de onde o ativo ou profissional esteja. A malha de segurança cibernética é uma forma de garantir o controle das ações e do compartilhamento de dados das empresas.
Depois de muitas idas e vindas, a previsão é de que o leilão do 5G aconteça até a metade do ano. A expectativa é que a tecnologia promova um salto no avanço das conexões e na qualidade da internet no Brasil.
Com o 5G, muitas empresas conseguirão manter suas operações com total disponibilidade, quase sem interrupções. Além disso, os próprios profissionais terão uma conexão com melhor qualidade para trabalhar.
Esse modelo de linguagem que gera textos como se uma pessoa tivesse escrito também vai ganhar destaque em 2021. A partir desse ano, essa tecnologia passa a se tornar um produto comercial. O recurso, que conta com 175 bilhões de parâmetros, consegue escrever textos baseados em linguagem natural e códigos HTML.
No entanto, a tecnologia ainda precisa de ajustes, como evitar termos sexistas, racistas, com teor de ódio e conteúdo sem bom senso. A expectativa do mercado é que GPT-3 possa alimentar bots para interagirem com clientes, em sites, redes sociais, aplicativos e outros recursos.
Você imaginava que essas seriam as tendências tecnológicas para 2021? Conhece alguém que é antenado com tecnologia e inovação? Compartilhe este artigo e continue acompanhando as novidades no blog da Remessa Online.
Acompanhe o impacto dos acontecimentos mais relevantes sobre o real x dólar, euro e libra,…
Descubra quem tem direito à pensão por morte, como solicitar e quais as regras para…
O dólar hoje abriu esta sexta-feira (21) em R$5,7029, após ter atingido a mínima de…
Se você ama a energia dos blocos de Carnaval de São Paulo, prepare-se porque a…
Entenda o novo recurso da Uber que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados, lançado estrategicamente…
Descubra como identificar rapidamente os sintomas da dengue e saiba como agir para prevenir complicações…