O mundo sofreu uma grande reviravolta em 2020. Tudo que estava previsto e planejado para o ano teve que mudar sua rota drasticamente. O mesmo aconteceu com as tendências tecnológicas, mas nesse sentido, a mudança foi positiva.
O uso da tecnologia avançou muito em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus. As pessoas foram obrigadas a usar mais a tecnologia para continuar consumindo, se comunicando, trabalhando e estudando.
Mas e para 2021, será que é possível prever quais são as tendências tecnológicas para este ano? Confira a nossa lista!
Tendências tecnológicas para 2021: veja quais são!
1. IoB ou Internet of Behaviors
IoB ou Internet of Behaviors é a internet de comportamentos, que surge a partir da captura e utilização dos dados dos usuários. A partir dessas informações, geradas no dia a dia, as empresas conseguem influenciar o comportamento das pessoas.
A IoB é apenas um conceito, que depende de outras tecnologias para ser utilizado, como recursos de reconhecimento facial, rastreamento de localização, big data, ferramentas que conectam dados a comportamentos de compra, gadgets que monitoram a saúde dos usuários etc.
A expectativa dos analistas do Gartner é que mais da metade da população seja impactada por algum programa de IoB até 2025.
2. Proteção de dados
Com a criação de leis como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e GPDR (General Data Protection Regulation), a tendência é que tecnologias sejam criadas para ajudar as empresas a atenderem às regulamentações e os usuários a terem maior autonomia sobre suas informações.
A partir de 2021, as empresas terão que investir mais em soluções de informática e processamento de dados que vão garantir o uso correto dos dados, além da transferência segura de dados pessoais, análise de fraudes etc.
3. Malha de cibersegurança
A pandemia fez com que as empresas tivessem que adotar o modelo de trabalho remoto rapidamente. Muitas não estavam preparadas para isso e sofreram no início para conseguir proporcionar um espaço acessível e seguro a todos. Em 2021, a tendência é que o trabalho remoto continue sendo o modelo adotado pela maioria das empresas.
Por isso, será fundamental investir em tecnologias que permitam o acesso a qualquer ativo digital com total segurança, independentemente de onde o ativo ou profissional esteja. A malha de segurança cibernética é uma forma de garantir o controle das ações e do compartilhamento de dados das empresas.
4. 5G
Depois de muitas idas e vindas, a previsão é de que o leilão do 5G aconteça até a metade do ano. A expectativa é que a tecnologia promova um salto no avanço das conexões e na qualidade da internet no Brasil.
Com o 5G, muitas empresas conseguirão manter suas operações com total disponibilidade, quase sem interrupções. Além disso, os próprios profissionais terão uma conexão com melhor qualidade para trabalhar.
5. GPT-3
Esse modelo de linguagem que gera textos como se uma pessoa tivesse escrito também vai ganhar destaque em 2021. A partir desse ano, essa tecnologia passa a se tornar um produto comercial. O recurso, que conta com 175 bilhões de parâmetros, consegue escrever textos baseados em linguagem natural e códigos HTML.
No entanto, a tecnologia ainda precisa de ajustes, como evitar termos sexistas, racistas, com teor de ódio e conteúdo sem bom senso. A expectativa do mercado é que GPT-3 possa alimentar bots para interagirem com clientes, em sites, redes sociais, aplicativos e outros recursos.
Você imaginava que essas seriam as tendências tecnológicas para 2021? Conhece alguém que é antenado com tecnologia e inovação? Compartilhe este artigo e continue acompanhando as novidades no blog da Remessa Online.