A moeda brasileira tem vantagem sobre a moeda Argentina. Ao longo dos anos esse fator fez com que o destino fosse a primeira opção de viagem internacional para muitas pessoas. A Argentina deixou de ser apenas um destino turístico e passou a ser uma opção para quem quer estudar. Cursar medicina na Argentina virou o sonho de muitos brasileiros.
O curso de medicina na Argentina tem sido valorizado pelos brasileiros por causa de suas vantagens. Há muitas universidades públicas e gratuitas e o acesso é diferente do tradicional vestibular no Brasil. Neste artigo, você vai saber mais sobre o assunto e descobrir como estudar medicina na Argentina. Confira!
Por que estudar medicina na Argentina?
Estudar em outro país é o sonho de milhares de brasileiros. No entanto, quando falamos em estudar no exterior, automaticamente, pensamos em países da Europa ou nos Estados Unidos. Para 65 mil brasileiros, os países vizinhos foram a melhor alternativa.
A Argentina é um dos países que, por oferecer vantagens para seus vizinhos, têm atraído muitos brasileiros. Veja porque!
Custo de vida
No Brasil, os melhores cursos de medicina, em instituições públicas ou privadas, estão nas grandes capitais. Isso encarece muito o custo de vida do aluno. A Argentina sai na vantagem, pois além de contar com inúmeras universidades públicas, o custo de vida é menor, quando comparado com cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
Além disso, o aluno pode optar por estudar em uma universidade particular e o custo será menor do que no Brasil.
Ingresso sem vestibular, concorrência e cotas
O ingresso no curso de medicina na Argentina é direto. O aluno não precisa fazer vestibular, não se preocupa com a concorrência do curso e não depende de outros recursos, como cotas, por exemplo. É um processo simplificado e menos desgastante.
Reconhecimento internacional
As universidades na Argentina também fazem parte das listas de melhores da América Latina e do mundo. A UBA, por exemplo, foi eleita pelo quarto ano consecutivo como uma das 50 melhores do Mundo, segundo o Ranking Internacional Quacquarelli Symonds (QS).
A Argentina é logo ali
A Argentina é nossa vizinha, as companhias aéreas estão sempre fazendo ofertas de voos para o país e é possível ir até de carro. Isso facilita a vida do aluno e sua família, que não terão que lidar com uma grande distância, como seria com relação aos Estados Unidos ou Europa.
Como estudar medicina na Argentina?
O processo de matrícula para estudar na Argentina exige alguns documentos, que podem variar de acordo com a instituição, mas em geral são:
- certidão de nascimento;
- RG ou passaporte;
- comprovante de residência;
- cartão de vacinação;
- histórico escolar;
- certificado de conclusão de ensino médio.
Para garantir a vaga não é preciso fazer provas, apenas entregas todos os documentos corretamente. Algumas universidades exigem que o aluno apresente comprovação de nível B2+ de proficiência em Espanhol.
O ideal é você entrar em contato ou acessar o site das principais universidades para consultar quais são as exigências daquela que deseja entrar. Veja quais são as 6 melhores:
- Universidad de Buenos Aires – UBA.
- Universidad Nacional de La Plata – UNLP.
- Universidad Nacional de Córdoba – UNC.
- Universidad Nacional de Cuyo – UNCuyo.
- Universidad Nacional de Mar de Plata – UNMDP.
- Universidad Nacional de Rosario – UNR.
Agora que você já sabe como é o processo é fundamental se programar para se manter na Argentina durante o curso. Muitas famílias ajudam enviando dinheiro, pois mesmo quando o curso é gratuito, o estudante tem que lidar com outras despesas, como moradia, alimentação, transporte etc.
A Remessa Online pode te ajudar com isso. Por meio da plataforma, você ou sua família podem enviar dinheiro do Brasil para a Argentina tanto para pagar pelos estudos quanto para manter financeiramente alguém que esteja vivendo no país. Conheça a ferramenta e pague seu curso pela Remessa Online.