O mercado de importações no Brasil sempre teve um peso muito grande na balança comercial do país, mas ganhou ainda mais importância com o crescimento do mercado internacional. Assim, o Siscomex foi criado para facilitar os processos e otimizar as relações entre governo, empresas e clientes.
Por isso, o Siscomex é muito importante para as importações no Brasil, afinal, além de gerar documentos fundamentais, ajuda na facilitação e organização dos processos e importação no país.
Acompanhe o artigo abaixo para entender melhor sobre o que é o Siscomex e qual a sua importância para os processos de importação. Confira!
O que é o Siscomex?
O Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) é um portal eletrônico de controle do Governo Federal utilizado para realizar operações de comércio exterior e também funciona como um método de controle e registro de suas atividades.
É neste sistema que estão integradas todas as informações relacionadas com as exportações e importações que acontecem no país. Por isso, seu uso é obrigatório.
O Siscomex é de responsabilidade da Receita Federal, da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e do Banco Central do Brasil (Bacen).
Objetivos
O objetivo do Siscomex é facilitar o acesso aos serviços e também aos órgãos governamentais. Além disso, o portal é a ligação entre as empresas de comércio exterior, agentes aduaneiros, importadores e exportadores. Dessa forma, todas essas instituições se relacionam de forma simples e organizada para tratar da burocracia e demais processos necessários à importação e exportação.
Ainda, o Siscomex é responsável por facilitar as importações no Brasil e expandir o mercado importador. O portal conta com um sistema fácil de ser usado e soluções que auxiliam as empresas.
A importância do Siscomex na importação
O Siscomex foi criado em 1993 e desde 2014 possui um portal para facilitar o acesso aos serviços, órgãos responsáveis e diretrizes legislativas do comércio exterior.
O Siscomex é de suma importância para todo o comércio exterior no Brasil, pois qualquer processo de importação ou exportação deve passar pelo Portal Siscomex.
Além disso, é por meio do Siscomex que o despachante aduaneiro interage com as instituições fiscalizadoras. Sendo assim, tanto as empresas quanto os órgãos fiscalizadores podem simplificar e padronizar as operações, além de diminuir o número de documentos e burocracias para a exportação.
Outra grande vantagem do Siscomex é a redução de custos administrativos para as importações no Brasil.
E não é só isso, o sistema é muito importante para que o Governo Federal centralize e tenha o controle de todas as importações que chegam no Brasil em uma única plataforma.
Facilidades na importação
Também, o sistema é responsável por gerar documentos cruciais para a importação como:
- Licença de Importação (LI): um documento eletrônico emitido pelo Siscomex que autoriza a importação de algumas mercadorias e em alguns embarques. Ela deve ser emitida antes do embarque da mercadoria;
- Declaração de Importação (DI): também emitida pelo Portal Siscomex, é essa declaração que regulariza as informações do processo de importação de mercadorias, além de ser a base o despacho aduaneiro de importação.
Ao utilizar o sistema nas importações, as chances de erros são menores e as operações mais rápidas. Ele é inteligente e aproveita dados utilizados anteriormente, o que facilita os processos.
Envie pagamentos para o exterior com a Remessa Online
Quem trabalha com importações, precisa de uma maneira segura para enviar dinheiro do exterior e pagar por suas mercadorias. Para isso, é possível contar com a Remessa Online. A plataforma brasileira é uma maneira prática, segura e econômica de realizar as suas transferências internacionais.
Os pagamentos por suas importações são realizados totalmente pela internet. Para isso, basta realizar o seu cadastro gratuito no site em poucos minutos e, então, você já poderá usufruir das facilidades da plataforma. Algumas vantagens são:
- Praticidade;
- Totalmente online;
- Transparência;
- Livre de burocracias;
- Rapidez para enviar e receber dinheiro;
- Menor taxa de envio do mercado, a partir de 1,3% sobre o valor enviado;
- A conversão das moedas é feita com o câmbio comercial, sem custos adicionais;
- Segurança garantida, pois, todas as operações de envio e recebimento de dinheiro são criptografadas e o serviço é regulamentado pelo Banco Central do Brasil;
- Tarifa bancária gratuita para envios acima de R$2.500,00 ou com um custo fixo de R$5,90 para valores menores que esse.
Confira o blog da Remessa Online e descubra outras vantagens que a plataforma pode oferecer para a sua empresa.