O Brasil tem mais de 12 mil startups no mercado e isso demonstra que empreender é uma alternativa para quem tem uma boa ideia de negócio. Mas para ter sucesso é preciso ter mais do que uma solução inovadora. O fundador deve conhecer o mercado e adquirir algumas habilidades profissionais para gerenciar startups brasileiras.
A ACE Startups, maior aceleradora do país, mapeou o perfil dos fundadores de startups brasileiras na pesquisa Raio-X dos Founders. Confira a seguir quais são os tipos de negócios, nível educacional, experiências profissionais e outros dados dos empreendedores. Vamos lá?
O que é o Raio – X dos Founders?
O Raio-X dos Founders é uma pesquisa desenvolvida pela ACE Startups, uma das maiores aceleradoras de startups da América Latina, com base no perfil dos fundadores de startups e VCs brasileiros.
A pesquisa teve como objetivo traçar um paralelo entre os perfis de empreendedores e investidores de inovação no Brasil. A partir disso, encontrar nichos de atuação em comum.
Para tanto, a empresa analisou dados de diversos profissionais que estão à frente dos principais fundos de Venture Capital no país. Confira a seguir quais foram os fundos analisados:
- ACE;
- Astella Investimentos;
- Confrapar;
- DGF Investimentos;
- e.bricks Ventures;
- Kaszek Ventures;
- Monashees;
- Redpoint eventures;
- Valor Capital.
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Tipos de negócios das startups brasileiras
A pesquisa constatou que os fundadores selecionados têm clara preferência pelos modelos de negócios B2B (Business-to-business) e B2B2C (Business-To-Business-To-Consumer). Contudo, ainda há uma presença significativa de startups com perfil B2C, que correspondem a 30,9% das empresas analisadas.
Também foi possível perceber o aumento de investimentos em empresas do ramo de serviços financeiros. As que ocupam mais espaço nos portfólios dos fundadores analisados são:
- Fintechs;
- Logtechs;
- Agritechs;
- Martechs.
Modelos de negócios das startups brasileiras
De acordo com os resultados do Raio-X dos Founders, 47,6% das empresas analisadas preferem investir em startups brasileiras que seguem o modelo de negócio B2B. Enquanto isso, 30,9% investem em perfis de negócio B2C.
Além disso, uma parcela de 17,2% também investe em modelos de negócios B2B2C, sendo que apenas 4,3% das empresas pesquisadas aplicam recursos em perfis de empresas D2C.
Nível educacional dos fundadores de startups
A análise da pesquisa também revelou que existe um padrão na trajetória e nível educacional dos fundadores de startups. A maioria dos participantes são homens, formados em universidades públicas, privadas ou estrangeiras de ponta.
Graduação
De acordo com os dados coletados do Raio-X dos Founders, atualmente alguns cursos são maiores formadores de empreendedores, com destaque para aqueles oferecidos pela USP, PUC-Rio, UNICAMP, ITA e FGV. Os cursos abaixo representam a formação de 70% dos entrevistados pela pesquisa.
- Administração;
- Engenharia;
- Economia;
- Ciências da Computação.
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Pós-Graduação
Quanto aos cursos de pós-graduação, mais da metade dos participantes da pesquisa fizeram especialização nas áreas de administração e finanças. Sendo que as instituições mais procuradas pelos fundadores das startups brasileiras são:
- Universidade de Stanford;
- Universidade de Harvard;
- Wharton Business School;
- FGV;
- IBMEC.
Um aspecto interessante é que 100% dos fundadores entrevistados têm graduação. Mas apenas 50% decidiram continuar sua formação cursando uma pós-graduação.
Experiências anteriores dos fundadores das startups brasileiras
Antes de fundar a Startup, 44,4% dos participantes tiveram uma experiência média de 6,2 anos no mercado de trabalho. Além disso, mais de 70% dos entrevistados afirmaram ter trabalhado em grandes companhias antes de fundar o seu próprio negócio. Ainda, segundo a pesquisa, as principais áreas que eles atuaram eram no setor financeiro e de consultoria.
Contudo, menos da metade dos fundadores analisados fundaram empresas na área em que atuaram anteriormente. Assim, tiveram que adquirir novos conhecimentos e investir em especializações.
Esses resultados reforçam a tese de que para ter um negócio de sucesso é necessário ter habilidades profissionais. Com base nessa experiência, o fundador pode ter uma maior performance na criação e gerenciamento do seu negócio.
Idade média dos fundadores de startups
A idade média dos entrevistados na época em que abriram suas empresas é de 31,6 anos, o que aponta que os fundadores adquirem experiência no mercado de trabalho antes de fundar seu negócio.
Apenas uma pequena parcela abriu a empresa após terminar a graduação, o que demonstra que é preciso ter certa experiência antes de abrir um negócio de sucesso.
O fundador mais novo entrevistado pela pesquisa tinha apenas 19 anos. Mas a pesquisa também coletou informações de empreendedores mais velhos, com até 65 anos. Embora representem uma pequena parcela da amostra, revela mais um pouco sobre o cenário empreendedor.
Perfil demográfico
Existe uma grande desigualdade de gêneros entre os fundadores das startups brasileiras. A liderança é masculina, com 90,2% de representatividade na criação das empresas.
Embora representem apenas 9,8% dos fundadores, as mulheres ganham cada vez mais espaço nessa área. Contudo, esse crescimento iniciou em 2010 e obtém um aumento gradual nos últimos anos.
Além disso, 70% dos empreendedores são brasileiros. Essa é uma informação relevante, pois demonstra que o mercado nacional está aquecido e os fundadores encontram espaço para apresentar soluções e empreender no país.
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