As dicas para novos empreendedores são essenciais para auxiliar no direcionamento do negócio durante um período crucial, que é início dos trabalhos. Contribui com orientações profissionais em um momento cercado de desafios.
Nesse sentido, muitos empreendedores têm dificuldades para lidar com a gestão empresarial, questões de marketing ou relacionamento com o cliente. Por isso, começar bem informado é indispensável para superar os obstáculos iniciais.
Se você deseja aprender como começar bem e ganhar experiência para ter um negócio promissor, está no lugar certo! Confira neste post dicas para novos empreendedores e fique bem informado para conquistar espaço no mercado!
O cenário do empreendedorismo no Brasil
O empreendedorismo no Brasil é algo que sempre está em pauta, pois milhares de pessoas sonham com o momento de ter o próprio negócio. No entanto, empreender é um conceito que vai além de apenas iniciar atividades de uma empresa.
As influências e ambiente de atuação são muito abrangentes, como economia, política, tecnologia e tendências de mercado. Por isso, identificar oportunidades e ameaças é uma questão de sobrevivência.
Mesmo com o momento de instabilidades que frequentemente incide no cenário econômico brasileiro, para empreender é preciso saber que adversidades sempre vão existir, entretanto, o foco deve ser em um planejamento para contornar os problemas e ter um negócio sólido, duradouro, inovador e lucrativo.
Tipos de empreendedores
De forma geral, o empreendedorismo é a capacidade de planejar formas de lucrar com as ideias, identificando oportunidades e criando negócios promissores. Embora pareça um conceito simples, existem tipos e características diferentes de empreendedores.
Dessa forma, saber qual o perfil de empreendedor é um dos principais fatores para orientar a atuação, e saber como se comportar no mercado para alcançar os objetivos e aprimorar os resultados.
Veja os 3 principais tipos de empreendedores!
Intraempreendedor
O intraempreendedor é um funcionário de uma organização já existente, que atua de maneira inovadora e proativa, assim oferecendo melhores resultados e benefícios financeiros ao empreendimento.
É um perfil que promove o aumento da produtividade e define estratégias para aperfeiçoar os serviços ou produtos. Sendo assim, estimula mudanças e impactos positivos tanto para pessoas, quanto para negócios.
As principais características do perfil intraempreendedor são:
- • Autoconfiança;
- • Capacidade de planejar;
- • Conhecimento analítico;
- • Criatividade;
- • Liderança;
- • Perseverança;
- • Persuasão;
- • Trabalho em equipe.
Empreendedor de necessidade
O empreendedor de necessidade consiste na pessoa que decidiu empreender e investir no próprio negócio devido às circunstâncias que se encontra. Ou seja, é aquele que por motivos de necessidade decidem seguir no empreendedorismo para ter uma forma de renda.
Muitos motivos podem levar ao empreendedorismo por necessidade, por exemplo, o desemprego e tempo longe do mercado de trabalho. Sendo assim, o indivíduo deve desenvolver habilidades para enxergar oportunidades e iniciar um empreendimento.
Empreendedor por oportunidade
É o perfil que se torna empreendedor pode identificar uma boa oportunidade de negócio e assim, decidiu investir na própria carreira. Geralmente, os empreendedores de oportunidade decidem apostar nas ideais devido a grande possibilidade de crescimento acelerado.
As principais características do empreendedor por oportunidade são o desejo de ter independência profissional e elevar a renda, e as possibilidades de alcançar esses objetivos em um negócio próprio são muito maiores.
Independentemente do perfil de empreendedor, o planejamento estratégico, conhecimento de mercado e autoconfiança são indispensáveis para ter sucesso. Principalmente em um mercado cercado de desafios e alta competitividade, como no Brasil.
6 Dicas para novos empreendedores
Ao iniciar um negócio todo novo empreendedor encontra dificuldades, especialmente em relação à gestão financeira e planejamento de marketing. De fato, tirar a ideia do papel e ter um negócio de sucesso, exige um planejamento criterioso, além de persistência e uma gestão inovadora.
Contudo, o conhecimento é fundamental para eliminar as barreiras e sobressair aos desafios, adotando boas práticas que podem ser decisivas para levar o negócio a um caminho de sucesso.
Conheça dicas extremamente úteis para iniciar bem no empreendedorismo!
1. Estude e valide a ideia — o negócio
O primeiro passo para ter um início sólido é estudar bem a sua ideia e ter um plano de negócios. Para isso, utilize o tempo que for necessário para criar um esboço e prever como será o comportamento do negócio no mercado.
Assim, valide a ideia final do negócio considerando todas as informações possíveis, inclusive os comentários e experiências de ideais semelhantes. É uma etapa crucial, pois vai definir qual a sua proposta no mercado, dando origem aos seus objetivos e metas.
2. Faça uma imersão no mercado
É essencial entender tudo sobre o setor que você vai atuar e isso significa fazer um estudo detalhado de todas as influências no seu negócio. Compreender o mercado é importante para ter uma visão mais apurada do que é preciso para se destacar.
Por isso, pesquise sobre as necessidades do mercado, os pontos fortes e fracos, e análise a competitividade no seu segmento de atuação. Além disso, tenha foco especial no público-alvo, para buscar formas de atender as necessidades com eficiência.
3. Estude as principais marcas
Para conhecer melhor e até prever o comportamento do seu negócio após o lançamento, estude as principais marcas que atuam no segmento do seu negócio. Assim, você vai saber quais os pontos positivos e negativos no mercado.
São informações valiosas para direcionar a sua atuação, ou seja, é possível ser estratégico e focar em pontos mais deficientes, promovendo diferenciais que despertam a atenção dos clientes.
4. Amplie seu conhecimento sobre finanças
Sem uma boa gestão financeira qualquer negócio corre grandes riscos de ter prejuízos graves, que podem levar a falência. É uma parte da gestão empresarial que não deve ser ignorada, independentemente do porte da empresa, o controle financeiro é fundamental.
Para tanto, faça o controle e acompanhamento frequente do fluxo de caixa, crie planilhas e se possível invista em um software de gestão. Organize as despesas e receitas, não misture as finanças pessoais com as profissionais e procure apoio para ter um bom gerenciamento das finanças.
5. Defina o capital
Se você está começando, é imprescindível saber qual o valor deve ser investido inicialmente, bem como onde cada recurso é aplicado. O cálculo deve ser preciso e considerando sempre a situação atual e futura do mercado.
Dessa forma, você pode analisar o retorno do investimento em determinado período. Portanto, considere todos os custos envolvidos no início das suas atividades, seja como mão-de-obra, materiais ou insumos, mesmo que sejam gastos pequenos.
6. Busque aporte
O aporte financeiro é uma maneira de impulsionar o negócio, aumentando significativamente as possibilidades de sucesso. É importante para garantir melhores equipamentos, investir em um marketing atrativo e muitos aspectos para a empresa ganhar espaço no mercado de forma mais rápida.
Nesse contexto, buscar aporte de capital promove um crescimento mais acelerado, principalmente nos momentos iniciais, onde conquistar o público e um lugar de estabilidade no mercado é um grande desafio.
Por isso, procure meios para divulgar a sua ideia e projeto de uma forma consistente atrativa para investidores anjo ou outros. Inclusive, para ter aporte do exterior, o que torna tudo ainda mais interessante.
Estar bem informado e estabelecer um planejamento eficiente é indispensável para começar da melhor forma possível e contribuir par o sucesso do negócio. Portanto, seguir as dicas para novos empreendedores é essencial não somente para evitar prejuízos, mas também para se destacar e ter êxito em um mercado competitivo.
Gostou do post? Agora que você viu dicas incríveis, não deixe de se informar ainda mais! Leia sobre burocracia para empreender e saiba como driblar os entraves e ter um negócio de sucesso!
Resumindo
• Estude e valide a ideia — o negócio
• Faça uma imersão no mercado
• Estude as principais marcas
• Amplie seu conhecimento sobre finanças
• Defina o capital
• Busque aporte