Mas afinal, será que vale a pena vender para o exterior? A atuação no mercado internacional com procedimentos para exportar produtos e/ou serviços é uma excelente oportunidade para as empresas que querem crescer e aumentar as possibilidades de desenvolvimento de seus negócios.
Entretanto, antes de começar a vender para o exterior é fundamental estar atento às questões legais, burocráticas, financeiras e estratégicas que envolvem este tipo de operação.
Neste post, vamos trazer dicas essenciais com cuidados que devem ser tomados durante a elaboração do seu plano de exportação e estratégias de venda para o mercado internacional. Acompanhe e descubra!
1. Conheça o mercado onde você pretende atuar
O primeiro cuidado que deve ser tomado pelo empresário e empreendedor que pretende vender seus produtos ou serviços fora do país diz respeito à análise de mercado.
Antes de dar início a uma operação comercial no exterior é fundamental que você conheça muito bem o mercado de exportação, o comportamento do público consumidor no exterior e a sua concorrência.
Analise, assim, os países que têm as melhores oportunidades, quem seriam seus possíveis clientes e a respectiva concorrência. Também é interessante analisar a relação do governo brasileiro com o governo do país a fim de verificar como são os processos de colaboração no âmbito do comércio exterior.
Depois de definir os países para os quais você pretende vender e possíveis clientes em potencial, aprofunde as pesquisas acerca das quantidades de produtos consumidos pelos referidos clientes, as questões técnicas e legais envolvendo os produtos, condições de pagamento, prazos de entrega e preços praticados pelos mercado interno daquele país.
Se o seu produto não tiver um diferencial ou vantagem competitiva com relação aos produtos disponíveis no mercado interno vai ser muito mais difícil operacionalizar as suas vendas.
Também avalie com cautela os aspectos e regras relacionadas a: tributação, câmbio e volatilidade, legislação sanitária, regras envolvendo embalagens e informações impressas nas mesmas, logística, segurança e custos com transporte.
Conhecer estas questões vai ajudar a identificar o nível de competitividade e viabilidade de operacionalização da exportação para aquele mercado.
Além de todas essas questões, os aspectos culturais e até mesmo religiosos do país para onde você pretende exportar produtos devem ser levados em consideração.
2. Conheça os procedimentos para exportação
Depois de realizar uma pesquisa completa e profunda a respeito do mercado onde você pretende atuar, o segundo passo consiste na análise dos procedimentos que devem ser adotados para exportar produtos e/ou serviços.
São várias questões relevantes, por isso busque o suporte de um profissional da área de comércio exterior. A seguir, elencamos alguns dos procedimentos que você deve considerar:
- • Realização do cadastro no Registro de Exportadores e Importadores da Secretaria de Comércio Exterior (REI) que é mantido pelo governo federal;
- • Aguardar aprovação do cadastro para completar a candidatura da empresa;
- • Escolha do canal de exportação por meio do qual os produtos serão enviados para o mercado estrangeiro (pode ser exportação direta ou indireta).
3. Conheça a documentação necessária para exportação
Outro aspecto importante que você deve considerar antes de vender para o exterior diz respeito a documentação necessária para exportação.
Após o fechamento de um negócio com o mercado internacional, a empresa exportadora deve enviar ao cliente uma fatura pró-forma. Neste documento estão descritas informações importantes como: prazo de entrega, características do produto, tamanho do pedido, valor da compra e dados de identificação do exportador e do comprador.
A seguir, listamos a principal documentação que envolve um processo para exportar produtos e/ou serviços:
Invoice
A Invoice, também conhecida como fatura comercial, é um documento internacional que tem características muito semelhantes à Nota Fiscal. Ela deve ser emitida pelo exportador e é considerado um dos documentos mais importantes exigidos pelas autoridades alfandegárias internacionais.
Romaneio – Packing List
O Romaneio, também conhecido como packing list, é um documento exigido no embarque dos produtos. Emitido pelo exportador, ele apresenta uma relação de todos os itens que serão embarcados, bem como as informações sobre eles.
Conhecimento de embarque
O conhecimento de embarque é emitido pela transportadora e tem a função de assegurar o recebimento de uma carga de mercadorias (recibo), a forma e respectivas condições de embarque, sendo crucial para o processo de exportação.
Apólice de Seguro de Transporte
A apólice de seguro de transporte deve acompanhar o embarque, razão pela qual precisa ser feito com antecedência. Ela é exigida quando no ato da negociação é identificada a exigência de um seguro para a carga.
Certificado de Origem
O certificado de origem também é um documento que cumpre um papel relevante nas operações de comércio exterior.
Como o nome sugere, ele tem a função de comprovar a origem de uma mercadoria. É obrigatório em todas as operações de exportação, mesmo quando houver isenção do tributo de imposto de importação.
Carta de Crédito
Por fim, a carta de crédito é o documento que apresenta todas as informações acerca dos acordos mantidos entre as partes que negociaram a operação. Ele cumpre um papel importante na segurança financeira da transação.
4. Planeje a logística
Depois de conhecer os documentos necessários para sua operação de exportar produtos e/ou serviços, o próximo cuidado envolve aspectos vinculados ao planejamento da logística.
Durante o despacho da mercadoria para o importador, os produtos vão passar pelo desembaraço aduaneiro de mercadoria, um procedimento fiscal que nada mais é do que a fiscalização da carga pela Receita Federal. Este procedimento visa avaliar se a documentação está de acordo com as exigências.
Mercadorias identificadas pelo código laranja, passam apenas pela verificação de documentos, já as mercadorias identificadas pelo código vermelho, além da documentação, passam pela conferência de carga, na qual o fiscal avalia se os produtos correspondem à descrição.
A identificação de qualquer problema vai impedir o embarque, o que pode representar perda de tempo e até mesmo do negócio. Por isso você deve organizar seus processos e documentos com o máximo de cuidado a fim de evitar qualquer problema na etapa de fiscalização.
Uma boa logística deve levar em consideração estes critérios e determinar quais são as melhores práticas a serem adotadas a fim de trazer maior segurança.
5. Saiba como embalar seu produto e rastrear as mercadorias
Outro aspecto muito importante na venda de produtos para o exterior está relacionado à embalagem. Muito embora grande parte dos empresários desconheçam essa informação, a embalagem não é um mero detalhe.
Fique atento às regras e cuidados envolvendo a embalagem para transporte e a embalagem para prateleira, já que ambas devem atender às regras do país de origem, contendo todas informações e exigências que a legislação do país de destino possui.
Embora possa parecer, a embalagem não deve ser tratada como uma preocupação menor e um mero detalhe. Tanto a embalagem para transporte como a embalagem de prateleira são aspectos fundamentais para o sucesso da sua venda para exportação.
6. Elabore um bom planejamento financeiro
Por fim, o último cuidado envolve um dos planejamentos mais importantes da sua exportação: as finanças. Afinal, antes de começar a vender para fora do país você deve responder à questões importantes como:
- • Se o seu negócio tem condições de produzir para atender clientes internos e o mercado externo;
- • Se o capital de giro atual é suficiente para entrar no novo mercado;
- • Se o seu preço é competitivo e a margem de lucro compensa o início do processo de exportação;
- • Quais são os custos com tributos e taxas;
- • Se você tem bons prestadores de serviços para envio e remessa de dinheiro do exterior.
Avalie todas as questões financeiras atreladas à operação e faça todos os cálculos necessários a fim de garantir escolhas inteligentes e viáveis.
A questão tributária tem um peso muito grande, mas ela não é a única a ser considerada. Mesmo que não incida o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o PIS, o COFINS e o ISS sobre a industrialização de itens destinados à importação, é fundamental considerar despesas como:
- • Taxas alfandegárias e portuárias;
- • Custos de logística;
- • Infraestrutura;
- • Seguro de mercadoria;
- • Demais custos que são de responsabilidade do exportador.
A falta de planejamento financeiro pode causar prejuízos tornando o negócio inviável.
Além disso, os custos de envio e recebimento de dinheiro do exterior são um ponto relevante. Para isso, a dica é utilizar os serviços da Remessa Online, primeira plataforma brasileira totalmente online de envio e recebimento de dinheiro para fora do país.
Como você pôde ver, é fundamental ter um bom planejamento, conhecer o mercado externo e estar preparado para a burocracia e os processos que envolvem a exportação. Com cuidado e planejamento é possível vender para outros países e ampliar a carteira de clientes do seu negócio.
Gostou das nossas dicas sobre cuidados necessários para quem vai vender para o exterior? Então, aproveite para se cadastrar na plataforma da Remessa Online e comece a usar nossos serviços ao exportar produtos e/ou serviços.
Resumindo
Quem pretende vender para outro país, deve: conhecer o mercado, fazer um bom planejamento financeiro, conhecer os procedimentos para exportação e a documentação necessária, além de planejar a logística e a embalagem dos produtos.