No velho continente, o Banco Central Europeu (BCE) divulgou comunicado com sua decisão acerca da política monetária que, por sua vez, mantém-se inalterada. A instituição também sinalizou o aumento do volume de seu Programa de Compras Emergenciais da Pandemia (Pepp).
O principal objetivo do programa é prover maior estabilidade à economia europeia ao longo do ano, em outras palavras, diminuir os impactos e oscilações causadas pela difusão da Covid-19. O pacote animou investidores.
Por outro lado, uma problemática que iniciou o ano retornou: resistências ao acordo entre Mercosul e União Europeia. No caso, preocupados com as metas climáticas e o desmatamento na Amazônia, Áustria e França têm sido vozes contrárias ao acordo.
Apesar do acordo, o Euro abriu o pregão de segunda-feira (8) cotado a R$ 6,7874. Mas na abertura desta sexta-feira (12), a cotação foi de R$ 6,6329, acompanhando o otimismo no bloco. Estamos falando, portanto, de uma apreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 2,28%.
Na comparação do Euro com o Dólar (GBP/USD), o Dólar se enfraqueceu ao longo da semana. O Euro, portanto, ganhou valor em aproximadamente 0,49%.
Confira o De Olho no Câmbio #112, a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Dólar.