A realeza britânica, alvo de tantas opiniões controversas, entrou em um novo conflito esta semana. Novamente, a controvérsia da vez está ligada ao casal Harry e Meghan, duque e duquesa de Sussex. Em entrevista à Oprah, o casal relatou que haviam preocupações sobre qual seria a cor do filho dos dois.
Isso gerou grande comoção internacional e ataques à realeza britânica. Por outro lado, o mercado não parece ter se importado tanto. Algo que realmente gerou “comoção” no mercado foi o anúncio do desempenho das exportações britânicas.
Segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas (ONS), o comércio do Reino Unido com a União Europeia (UE) registrou queda recorde em janeiro. O tombo foi de 41% e o motivo foi o impacto do Brexit que teve início efetivo em 1º de janeiro de 2021.
Em meio a isso, a Libra Esterlina abriu o pregão de segunda-feira (8) cotada a R$ 7,8747. Contudo, na abertura do pregão de sexta-feira (12), a cotação registrada da Libra foi de R$ 7,7438. Trata-se de uma apreciação do Real em relação à moeda britânica de aproximadamente 1,66%.
Na comparação da Libra com o Dólar (GBP/USD), o Dólar saiu perdendo ao longo da semana. A Libra se fortaleceu aproximadamente 1,08%.
Confira o De Olho no Câmbio #112, a relação Real vs Euro e do Real vs Dólar.