Reino Unido, outrora um dos países com maior número de casos e mortes de Covid-19, agora é praticamente um caso de sucesso após ter feito o número diário de óbitos cair de 1,3 mil para 36.
Parte significativa do sucesso é atribuída ao longo inverno de restrições e lockdowns determinados pelo governo. Agora, com a queda dos números, os britânicos começam a planejar a voltar ao ritmo “normal” pré-pandemia.
A esta altura, escolas já foram reabertas, e até o dia 15 de abril o governo pretende ter dado uma dose de vacina para toda a sua população com mais de 50 anos de idade. A meta é vacinar todos os adultos até 31 de julho.
Por esta razão, o otimismo começou a tomar conta do bloco. O economista-chefe do banco central britânico (BoE), Andy Haldane, declarou que segue confiante de que a economia está pronta para uma recuperação rápida à medida que as vacinações contra o coronavírus avançam e as restrições são suspensas.
Em meio a isso, a Libra Esterlina abriu o pregão de segunda-feira (22) cotada a R$ 7,6115. Contudo, na abertura do pregão de sexta-feira (26), a cotação registrada da Libra foi de R$ 7,7666. Trata-se de uma depreciação do Real em relação à moeda britânica de aproximadamente 2,04%.
Na comparação da Libra com o Dólar (GBP/USD), a Libra perdeu 0,85% de seu valor para o par estadunidense.