A União Europeia, por meio da presidente da Comissão Ursula van der Leyen, que lidera os 27 países do bloco, anunciou avanços importantes em suas metas de emissão.
O bloco chegou a um acordo climático provisório na quarta-feira (21), para reduzir em pelo menos 55% as emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2030 e atingir a neutralidade das emissões até 2050.
As metas são bastante ousadas, mas conta com apoio das grandes nações europeias, como França e Alemanha. O acordo ainda precisa da aprovação formal dos Parlamentos e dos governos nacionais dos 27 países do bloco.
Em meio a esse contexto, o Euro abriu o pregão de segunda-feira (19) cotado a R$ 6,6872. Mas na abertura desta sexta-feira (23), a cotação foi de R$ 6,5416. Estamos falando, portanto, de uma apreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 2,18%.
Na comparação entre o Euro e o Dólar (GBP/USD), a moeda estadunidense enfraqueceu novamente ao longo da semana. O Euro, por sua vez, ganhou valor em aproximadamente 0,26%.