O ponto alto da semana no Reino Unido foi o resultado das vendas no varejo, que caiu e frustrou as expectativas de economistas, analistas e investidores. O mercado esperava por uma alta do indicador de atividade econômica.
O volume de vendas no comércio varejista caiu 1,4% em maio em comparação com o mês anterior, segundo o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês). Analistas esperavam avanço de 1,6%. O indicador ainda mostrou alta acumulada em doze meses de 24,6% até maio, abaixo dos 29% projetados pelo mercado.
O dado preocupa, pois o varejo é um dos segmentos mais importantes da economia britânica e tem uma taxa de resposta muito forte e rápida quando existem problemas com a economia. Por esta razão, a queda em maio gera um alerta para analistas e formuladores de política econômica.
Com esse pano de fundo, a Libra Esterlina abriu o pregão de segunda-feira (14) cotada a R$ 7,2222. Contudo, na abertura do pregão de sexta-feira (18), a cotação registrada da Libra foi de R$ 6,9809. Trata-se também de apreciação do Real em relação à moeda britânica de aproximadamente 3,34%.
Confira o De Olho no Câmbio #126, a relação Real vs Dólar e do Real vs Euro.