Hora de dar um rápido giro e conferir algumas notícias selecionadas sobre o que pode afetar o mercado ao longo dos próximos dias.
Hora do Giro de Notícias de hoje!
1 – EUA e China devem retomar negociações, pedem empresários americano
2 – Bolsonaro sanciona lei que regulamenta transformação de times de futebol em empresas
3 – Variante delta não deve impedir retomada global forte, diz banco JPMorgan
4 – Commodities da China sentem efeito de demanda fraca e inflação
5 – Economistas já questionam se Guedes deixou de ser liberal e virou gastador
1 – EUA e China devem retomar negociações, pedem empresários americanos
Grupos empresariais influentes dos Estados Unidos pedem que o governo Joe Biden reinicie as negociações comerciais com a China e corte tarifas sobre produtos do país que continuam em vigor desde o início da dura guerra comercial entre os dois países.
Os grupos, que representam interesses tão diversos quanto de produtores, sociedades de microchips e a indústria farmacêutica, disseram em uma carta na última quinta-feira (5) que o governo americano deveria tomar “medidas rápidas” para abortar as tarifas “onerosas”.
Os detalhes do pedido na matéria completa da Folha de São Paulo.
2 – Bolsonaro sanciona lei que regulamenta transformação de times de futebol em empresas
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que estabelece regras para transformação de times de futebol em empresas e cria a figura da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O texto foi aprovado em junho pelo Senado e em julho pela Câmara.
Saiba tudo o que pode acontecer com os clubes na matéria completa do G1 Economia.
3 – Variante delta não deve impedir retomada global forte, diz banco JPMorgan
O banco JPMorgan espera que a economia global siga acelerando na segunda metade de 2021 apesar dos riscos colocados pela variante delta do novo coronavírus, e na medida em que os “ventos contrários” da pandemia diminuem e a atividade do setor de serviços se normaliza.
Em relatório, o banco cita o caso do Reino Unido, onde as infecções vem caindo “significativamente”, sendo “um bom presságio” para regiões onde a variante delta ainda está em ascensão, mas com algum atraso em relação à experiência britânica.
Confira os detalhes da análise do JP Morgan na matéria completa da Exame.
4 – Commodities da China sentem efeito de demanda fraca e inflação
Os preços das matérias-primas chinesas reagiram com perdas depois que os números de importação de julho confirmaram demanda mais fraca por várias commodities, mesmo antes de o país ser atingido pelo aumento de casos de Covid-19 relacionados à variante delta.
As compras de petróleo ficaram abaixo de 10 milhões de barris por dia pelo quarto mês seguido em julho e mostram queda de quase 6% no ano, segundo dados alfandegários divulgados no sábado. Os números foram influenciados por interrupções nos portos devido a um forte tufão no fim do mês.
Saiba mais sobre esse tema na matéria completa da InfoMoney.
5 – Economistas já questionam se Guedes deixou de ser liberal e virou gastador
Economistas passaram a questionar em relatórios para clientes e em debates acadêmicos se a política econômica do governo Bolsonaro está exagerando nos gastos públicos, sem garantia de recursos para bancar propostas como o novo Bolsa Família.
Essa guinada é definida tecnicamente como política fiscal expansionista. Na prática, o Ministério da Economia, de Paulo Guedes, que pregava a redução de gastos, começa a ser questionado se não virou “gastador”.
Veja os detalhes e os números que motivam os economistas na matéria completa do UOL.