O Reino Unido também tem sido frontalmente impactado pelas expectativas de alta dos preços. A persistência da inflação no mundo, em meio aos efeitos da reabertura econômica pós-crise, parece longe de terminar. Isso tem levado a previsões de aperto monetário mais rápido nos países desenvolvidos.
Por conta deste contexto, o mercado espera que o Banco da Inglaterra (BoE) eleve a taxa básica de juros já em novembro. A análise do presidente do BoE, Andrew Bailey, mudou e isso transmitiu um sinal relevante para o mercado.
Bailey relatou em reunião do G30 que o BoE terá de agir se houver riscos para a inflação no médio prazo. Com isso, o mercado interpretou o novo posicionamento como um sinal de que a elevação de juros está no radar das autoridades monetárias britânicas.
Neste cenário, a Libra Esterlina abriu o pregão de segunda-feira (18) cotada a R$7,5100. Já na abertura do pregão de sexta-feira (22), a cotação registrada da Libra foi de R$7,8105.
Trata-se de uma forte depreciação do Real em relação à moeda britânica de aproximadamente 4%. Já em relação ao Dólar, a moeda britânica ganhou força em cerca de 0,31% ao longo da semana.
Confira no De Olho no Câmbio #144 a relação Real vs Dólar e do Real vs Euro.
E se você quer sempre estar atualizado com a cotação do Dólar assim como de outras moedas e receber novidades das principais variações, entre em nossa central de cotações.