Hashtags são marcações que ajudam as pessoas a encontrarem os conteúdos de acordo com os seus interesses. Encontrar as melhores hashtags para criadores de conteúdo pode te ajudar a atrair um número maior de pessoas para as suas postagens. Por isso, é preciso utilizar ferramentas que auxiliem nesse trabalho e acompanhar as tendências de mercado.
Quer descobrir quais são as melhores hashtags para criadores de conteúdo? Neste artigo, vamos mostrar como você pode encontrá-las, quais ferramentas usar e algumas hashtags para usar em seus conteúdos. Confira!
Como encontrar as melhores hashtags para criadores de conteúdo?
O uso de hashtags é importante para qualquer estratégia de conteúdo em rede social. Por meio desse tageamento, a rede identifica sobre qual assunto é a publicação e a direciona para o público que interage mais com aquele tipo de tema, para quem segue aquela hashtag ou para pessoas com interesses relacionados.
Monitorar as melhores hashtags para criadores de conteúdo vai te ajudar a atingir um número maior de pessoas e a planejar melhor as suas postagens. Sabendo quais são as hashtags com maior engajamento, você poderá desenvolver um planejamento que relacione esses conteúdos.
Alguns fatores devem ser observados antes de optar por usar uma ou outra hashtag. Um deles é o entendimento sobre o seu público. Outro fator é o tipo de conteúdo que você produz, é preciso utilizar hashtags que se conectem com a sua mensagem.
Por exemplo, se você faz conteúdos profissionais, não faz sentido usar hashtags que falem sobre pets. Você até pode relacionar o tema em algum momento que fizer sentido, mas essas hashtags não estarão entre as melhores para alcançar o seu público.
Algumas ferramentas podem te ajudar a encontrar as melhores hashtags para criadores de conteúdo. Veja quais são:
1. Leetags
É uma ferramenta que mostra quais são as melhores hashtags para a sua publicação. Basta inserir uma palavra-chave sobre o assunto do seu post e a ferramenta mostra 30 tags que estão em alta relacionadas com o tema.
A ferramenta também conta com um recurso que permite salvar uma lista com as hashtags que você mais usa, além de poder copiar todas com um só clique. Para facilitar o uso, você pode separar as hashtags por categorias.
2. Hashtagify
Com essa ferramenta você pode encontrar hashtags recomendadas para o seu perfil, além de poder monitorar e analisar as hashtags que estão em alta no momento. Outra vantagem da ferramenta é que você pode pesquisar sobre uma hashtag específica, descobrir em qual país ela está sendo mais usada e se o uso está aumentando ou diminuindo. A ferramenta também entrega dados relacionados com o uso das hashtags em redes como Twitter e Instagram.
3. All Hashtags
Assim como as ferramentas anteriores, a All Hashtags te ajuda a encontrar as melhores hashtags para criadores de conteúdo. Basta você usar uma palavra-chave como referência de assunto. A ferramenta também oferece um recurso de criação de hashtags.Nele, você consegue transformar as palavras que inseriu em seu texto em hashtags. Para isso, é preciso colar ou digitar seu texto em um box e as sugestões aparecem ao lado.
4. Tags Finder
Essa ferramenta funciona de forma diferente das anteriores. Com base na sua palavra-chave, o Tags Finder mostra as hashtags de acordo com três valores:
- hashtags relacionadas;
- hashtags semelhantes;
- hashtags combinadas.
Além de mostrar quais são as hashtags que você pode usar de acordo com os critérios acima, você também pode pesquisar pelo tema da sua publicação e ignorar as hashtags que contém alguma palavra-chave específica, por meio de um filtro de restrição.
Para quem tem um negócio físico, a ferramenta oferece um recurso que permite descobrir quais são as palavras-chave mais usadas de acordo com a localização do seu estabelecimento.
5. Top Hashtags
Essa ferramenta promete mostrar quais são as melhores hashtags para criadores de conteúdo. Para isso, se baseia no tema da sua publicação. Insira o assunto do seu post e a ferramenta vai mostrar quais são as 11 hashtags mais populares relacionadas a ele. Você também pode usar esse site para transformar seu texto em hashtag, por meio de uma inserção rápida do símbolo # no início de cada palavra.
O próprio Instagram conta com um recurso que mostra quais são as hashtags mais usadas. Você o encontra na guia Explorar. Abaixo do campo “pesquisar”, você encontra alguns ícones que representam:
- usuários;
- música;
- hashtag;
- localização.
Colocando uma palavra-chave no campo de busca e selecionando o ícone de hashtag, você encontra as mais populares.
Depois de usar as hashtags, você pode acompanhar as métricas e identificar quantas pessoas chegaram em sua publicação por meio das hahstags. Para encontrar essa informação, escolha uma publicação e clique em Ver Informações. Na lista de informações da publicação, terá essa métrica.
Quais são as hashtags mais usadas?
A escolha da hashtag deve ser estratégica, garantindo que alcance o público que você deve atingir. Por isso, é importante encontrar as hashtags que façam sentido para sua audiência. Uma das maneiras de fazer isso é se basear no seu segmento. A seguir, você vai ver quais são as melhores hashtags para criadores de conteúdo de acordo com o segmento:
Educação
- #escola
- #educacao
- #professores
- #estudante
Setor automotivo
- #autopeças
- #oficina
- #carros
- #borracharia
Decoração
- #pinturaresidencial
- #decoracao
- #moveisplanejados
- #instadecor
Influenciadores
- #blogueiro
- #influenciador
- #influenciadordigital
- #vidasaudavel
Finanças
- #contabilidade
- #educacaofinanceira
- #cooperativas
- #investimentos
Beleza e moda
- #hairstyle
- #instafashion
- #estilo
- #maquiagem
Saúde
- #fitness
- #treino
- #medicamentos
- #saudehigiene
Tecnologia
- #jogosonline
- #ecommerce
- #serviçosdigitais
- #ti
Empreendedorismo
- #sucesso
- #empreendedorismo
- #marketingdigital
- #empreender
- #foco
- #marketing
- #brasil
- #motivação
- #empreendedor
- #instagood
- #business
- #dinheiro
- #coach
- #vendas
- #liderança
- #mindset
- #oportunidade
- #trabalho
- #marketingmultinivel
Como usar as hashtags da forma certa?
Você já deve ter ouvido ou lido que usar muitas hashtags ajuda a atrair um número maior de pessoas, mas isso não é completamente verdade. Você até pode atrair um grande número de pessoas, mas isso não quer dizer que elas vão interagir e se sentir engajadas. Em alguns casos, pode acontecer o contrário, as pessoas ficarem irritadas porque o conteúdo não tem nada a ver com a hashtag e elas não encontraram o que queriam.
Utilize apenas hashtags que têm relação com o seu conteúdo. Assim, você pode atrair um público menor, mas a chance de eles se conectarem com a sua mensagem será maior. Além disso, veja outras dicas para usar as hashtags da forma correta:
- Lembre-se de colocar o # no início da palavra para torná-la ranqueável por meio do hiperlink;
- Não coloque espaço no meio da hashtag, mesmo se ela for formada por duas palavras, caso contrário você perderá o hiperlink;
- não use caracteres especiais, como %, $, *, -, entre outros;
- você pode usar hashtags com ou sem til e cedilha, Instagram e Twitter reconhecem as duas formas de escrita;
- você pode usar emojis no início ou fim da hashtag, mas tem que fazer muito sentido para sua estratégia;
- analise e acompanhe as métricas de sua hashtag sempre;
- faça testes e acompanhe a audiência, veja quais hashtags seu público está usando.
Aplicando essas dicas e atuando de forma estratégica, você conseguirá alcançar um número de pessoas que faz sentido para a sua comunicação. Lembre-se sempre de que a qualidade é mais importante do que a quantidade. Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando as dicas de empreendedorismo no blog da Remessa Online.