Está em busca de melhorar sua gestão de tempo e não sabe por onde começar? Então, leia este artigo e veja como o método Pomodoro pode ajudar você.
Já imaginou aumentar sua produtividade com uma técnica extremamente simples e fácil de aplicar? Com o método Pomodoro você pode!
Sendo uma das ferramentas mais usadas quando o assunto é gestão de tempo eficiente, ele oferece vantagens que vão desde o alívio da ansiedade até a diminuição de interrupções e a melhora do foco.
Neste artigo, você descobrirá o que é esse método e como ele surgiu. Além disso, também verá 5 passos indispensáveis para usá-lo na sua rotina de trabalho ou estudos. Vamos lá? Continue a leitura!
O que é o método Pomodoro e como ele surgiu
O método Pomodoro foi desenvolvido pelo Italiano Francesco Cirillo, que estava em busca de melhorar seus resultados com estudos universitários.
De modo geral, a técnica consiste em criar um período de mais ou menos 2 horas para se concentrar em uma tarefa. Funciona da seguinte forma: a cada 25 minutos, é preciso descansar 5. Ao final de 4 ciclos, há um intervalo maior de 15 a 30 minutos.
Uma curiosidade é que o nome da técnica deriva do cronômetro em forma de tomate (Pomodoro em Italiano) que Francesco usava para aplicar o método em sua rotina.
Quais são as vantagens do método Pomodoro
Como falamos no início do artigo, são muitas as vantagens de usar o método Pomodoro em seu dia a dia. E caso você ainda não esteja convencido do poder dessa técnica, vale reforçar que ela:
- aumenta o foco e reduz distrações;
- melhora a motivação para alcançar seus objetivos;
- diminui a ansiedade;
- pode ser aplicada em qualquer tipo de atividade.
Como usar o método Pomodoro para melhorar sua gestão de tempo
Agora que você já sabe como surgiu o método e quais são suas principais vantagens, é hora de descobrir como aplicá-lo para melhorar sua gestão de tempo. Abaixo, confira 5 passos simples e eficazes!
1. Organize as tarefas e selecione uma para aplicar a técnica
O primeiro passo para aplicar o método Pomodoro em sua rotina consiste no planejamento e organização das suas tarefas. Essa é uma etapa importante para priorizar qual trabalho você realizará primeiro.
2. Defina um marcador de tempo de 25 minutos
Com as tarefas organizadas, é importante selecionar um marcador de tempo e programar um intervalo de 25 minutos. A dica é contar com a ajuda de aplicativos como:
- Focus To-Do;
- Estudaqui;
- Simple Pomodoro.
3. Diminua distrações e mantenha o foco na tarefa
No terceiro passo, a ideia é reduzir distrações para melhorar o foco no período de 25 minutos, estipulado na etapa anterior. Aqui, vale deixar de lado o celular e encontrar um ambiente silencioso para realizar a tarefa.
4. Após os 25 minutos de foco, reserve 5 minutos para descansar
Assim que o cronômetro avisar que o ciclo de 25 minutos foi concluído, é hora de descansar 5 minutos. Esse passo é essencial para manter a motivação e continuar concentrado.
5. Ao repetir o ciclo do passo anterior por 4 vezes, faça um pausa de 15 a 30 minutos
Por último, mas não menos importante, com o término de 4 períodos, reserve um intervalo para descansar no mínimo 15 minutos. Feito isso, reinicie o ciclo e repita o processo novamente.
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Resumo
O método Pomodoro é um dos mais usados para melhorar a produtividade. Funciona assim: a cada ciclo de 25 minutos de concentração, temos um intervalo de 5 minutos para descanso. No final de 4 períodos, há um descanso de 30 minutos.
A principal vantagem do método Pomodoro é que ele pode ser usado praticamente em qualquer tipo de tarefa. Tanto para otimizar a gestão de tempo no trabalho quanto para melhorar os estudos.