Algumas dicas de precificação podem te ajudar a vender mais em 2022, principalmente se você vende para o exterior. A precificação de serviços para outros países pode determinar se você vai alcançar mais clientes e fechar mais negócios.
Precificar é um desafio para quem vende para o próprio país, no comércio exterior é ainda mais desafiador. Por isso, listamos algumas dicas de precificação neste conteúdo, que vão te ajudar a definir os preços dos seus serviços para cobrar de forma justa para o seu negócio e atraente para os seus clientes. Continue lendo e confira!
Como fazer precificação correta?
Fazer a precificação correta depende de diversos fatores. Uma confusão comum que acontece na hora de precificar um serviço é fazer o cálculo como se estivesse vendendo um produto ou comparar os dois tipos de precificação.
Quando você compara a precificação de serviços com a precificação de produtos, percebe que vários custos que são aplicados na venda de produtos não podem ser aplicados na venda de serviços. Entre eles, podemos citar o transporte, o custo com as embalagens, custos de produção etc.
No entanto, não é porque esses custos não compõem a entrega de um serviço que o custo deve ser maior ou menor. As duas modalidades de produção são diferentes, por isso devem ser avaliadas de acordo com as suas características.
Na precificação de serviços, você deve considerar os aspectos que compõem a sua entrega, como tempo dedicado, conhecimento, expertise, experiência do profissional, investimento em cursos e pesquisas, que podem ser necessários para o desenvolvimento do serviço etc.
Para fazer uma precificação correta, é preciso usar como base elementos da mesma categoria. Por isso, é importante acompanhar o mercado e os concorrentes. A seguir, você vai conferir algumas dicas de precificação de serviços.
Dicas de precificação: o que considerar na hora de precificar seus serviços no exterior?
Mapeie todos os seus custos
O mapeamento de custos vai te ajudar a formar a base do valor do seu serviço. O que isso quer dizer? Que você vai saber qual é a média de gastos que tem no mês ou no dia para realizar e entregar aquele serviço. Dessa forma, você vai ter uma base que ajudará a considerar outros fatores para formar os preços.
Para isso, some seus custos com água, energia, internet, escritório, assinaturas de portais de pesquisas, cursos e outros recursos anuais. Divida o valor pelos 12 meses do ano. Você pode se basear no ano anterior para fazer esse cálculo ou fazer uma estimativa de custos para o ano vigente.
Depois de fazer o cálculo, você vai chegar a um valor. Por exemplo, você vai ter um gasto de R$ 15.000,00 no ano para manter os recursos necessários para produzir e entregar seus serviços. Divida esse valor pelos 12 meses do ano. O seu custo mensal é de R$ 1.250,00.
Sempre que for precificar um serviço, some o valor do seu custo mensal a ele.
Conheça o preço da concorrência
Antes de mapear os preços da concorrência, você deve fazer um estudo para identificar quem são seus concorrentes. Considere como concorrentes todos os prestadores de serviços que estão em pé de igualdade com você.
Ou seja, aqueles que os seus clientes também orçam quando precisam contratar um serviço e que você acredita que entregam com a mesma qualidade que você. Não se compare com profissionais que estão abaixo ou acima, pois isso vai prejudicar a sua precificação.
Forme um comparativo com esses valores e use como base para formar a sua precificação.
Saiba quem vai contratar os seus serviços
Conhecer o seu público-alvo é fundamental para saber quem vai contratar os seus serviços. A partir dessa informação, você consegue entender quais fatores motivam a contratação do serviço, o que o público procura, quais são as expectativas etc.
Isso tudo é importante para que você identifique caminhos e formas de se destacar, o que vai influenciar na sua precificação e no fechamento de mais contratos.
Defina o valor da sua hora de trabalho
Até aqui, mostramos aspectos que são a base para formar a base da sua precificação. Você precisa ter um custo de produção, um custo baseado na concorrência e ter uma ideia de valor que o seu cliente está disposto a pagar. Tudo isso deve ser somado para ser a base da sua precificação.
Agora, você deve definir quanto deseja ganhar por dia para executar os seus serviços. Essa conta pode ser muito difícil para quem presta serviços, pois coloca em questão uma série de fatores, principalmente o conceito sobre a valorização do próprio trabalho.
Para evitar entrar nesse tipo de dilema, use uma regra básica: quanto você deseja ou precisa ganhar por mês para viver bem e se manter? Por exemplo, R$ 5 mil reais seria o ideal para você manter uma vida digna, pagando suas contas, sobrando dinheiro, conseguindo fazer uma reserva etc.
Utilizando esse valor, divida pela quantidade de dias que você quer trabalhar. Se forem 5 dias na semana, o total de dias no mês será mais ou menos 22. Em seguida, divida esse valor pela quantidade de horas que você quer trabalhar no dia, 6 horas, 7 horas ou 8 horas. Considere o que é justo e possível.
Fazendo esses cálculos você vai chegar ao valor médio da sua hora de trabalho. Adicione esse valor em sua precificação, avaliando sempre quantas horas são necessárias para realizar cada tarefa.
Considere a carga tributária
Por fim, você deve saber quanto vai pagar de impostos sobre os serviços prestados. Tanto no Brasil, quanto no exterior. Em geral, os países não cobram taxas sobre os serviços que são prestados por estrangeiros para os seus cidadãos, mas o contratante pode sugerir a divisão das taxas.
A transferência de valores de um país para o outro pode gerar taxas para quem transfere ou para quem recebe e isso também deve ser avaliado. No Brasil, os bancos cobram taxas consideráveis para receber e converter moedas de outros países. Se você não avaliar esses fatores, pode ter um prejuízo considerável na hora de receber.
Uma forma de evitar custos altos e não precisar repassar para o seu cliente, o que pode prejudicar o relacionamento, é utilizando a Remessa Online para receber dinheiro do exterior. Com a Remessa Online, você paga até 8 vezes menos do que utilizando os bancos tradicionais.
Gostou dessas dicas de precificação de serviços para o exterior? Continue acompanhando nossos conteúdos para ficar por dentro de tudo sobre prestação de serviço para o exterior.
Resumindo
A precificação de valores para o exterior deve ser feita com base no mercado contratante. No entanto, é preciso ter em mente que você terá que lidar com a concorrência do local. Por isso, precisa se diferenciar de alguma forma para atrair o interesse do cliente.
Usar uma tabela criada por outra pessoa para precificar os seus serviços pode não ser tão vantajoso. Embora seja um direcionamento, uma tabela pronta não vai considerar os seus custos, seu conhecimento e características. Por isso, o ideal é você criar a sua própria tabela.
Considere a variação cambial para cobrar por seus serviços, mas use como base o valor que você vai receber em real. Isso evitará que você fique refém das variações e desvalorização das moedas. Defina seu valor em real e converta para a moeda do cliente no momento da negociação.