A Suíça é um dos países mais desenvolvidos do mundo, com excelente qualidade de vida para os nativos e estrangeiros. Por isso, muitas pessoas consideram essa nação da Europa Central uma opção para morar ou viajar.
Antes de fazer as malas, no entanto, é importante conhecer todas as características do país e tirar suas dúvidas. Assim, você entenderá se é possível atender aos seus objetivos, como intercâmbio, estudo, trabalho e turismo.
Preparamos um guia completo para quem deseja morar ou viajar para a Suíça. Continue a leitura e entenda as vantagens e desvantagens de morar no país!
Quais são as características gerais da Suíça?
A Suíça é um dos países mais desenvolvidos do mundo e com excelente qualidade de vida. Não é surpresa que, por conta disso, muitas pessoas têm interesse em morar nessa nação. Antes de fazer as malas, no entanto, é importante conhecer todas as características da Suíça e tirar suas dúvidas.
Preparamos um guia completo para quem deseja morar na Suíça. Continue a leitura e entenda as vantagens e desvantagens de viver no país!
Quais são as características gerais da Suíça?
A Suíça é um país da Europa Central com cerca de 9 milhões de habitantes, segundo o site CountryMeters. O território de 41.285 km² faz fronteira com cinco países: Alemanha, França, Itália, Áustria e Liechtenstein. O país é dividido em três zonas geográficas: Alpes (58%), Planalto (31%) e Jura (11%). As regiões montanhosas ocupam 70% da área total da Suíça, onde reside apenas 1/4 da população.
A Suíça abriga 6% das reservas de água doce do continente europeu e seu território conta com mais de 1.500 lagos. Atualmente, o país tem o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH) do mundo.
Qual é a origem da Suíça?
A origem da Suíça data o Império Romano, quando o território foi dominado até a primeira metade do século IV. Após isso, sofreu com invasões bárbaras no começo da Idade Média, assim como outros povos europeus. A fundação da Confederação Suíça, em 1 de agosto de 1291, formou uma aliança defensiva contra a casa dos Habsburgos, com guerras que duraram até um acordo de paz em 1318.
A Suíça, enquanto nação, foi estruturada como uma federação com a união de estados independentes. Isso se reflete até hoje com mudanças de idiomas e leis conforme a localidade do país.
Como é o clima na Suíça?
O clima na Suíça tem invernos rigorosos com neve e temperaturas negativas, enquanto o outono tem as maiores variações, com temperaturas próximas a 0 °C até cerca de 20°C. Os períodos mais agradáveis são a primavera e o verão, com temperaturas médias próximas a 20°C.
Quanto custa morar na Suíça?
Custa cerca de CHF 4.223 (R$ 23 mil) para morar na Suíça. O país tem um dos maiores custos de vida da Europa, com bens e serviços a valores bastante altos.
Como são as oportunidades de trabalho na Suíça?
As oportunidades de trabalho na Suíça são altas em áreas como finanças, turismo e saúde – o país tem alta demanda especialmente no setor de Tecnologia da Informação (TI). A carga semanal máxima de trabalho é de 45 a 50 horas, dependendo do setor. Diferentemente do Brasil, muitas vagas de emprego não oferecem benefícios aos empregados na Suíça, pois não há uma lei que obrigue tal prática.
Qual a documentação necessária para morar na Suíça?
A documentação necessária para morar na Suíça é principalmente o visto e a autorização de residência para estadias de mais de 90 dias. O visto deve ser emitido ainda no Brasil, na embaixada suíça, enquanto a autorização de residência deve ser feita junto às autoridades de migração da comuna (uma espécie de “município”) onde você está hospedado na Suíça.
Documentos para tirar visto de trabalho na Suíça
- Autorização emitida pela autoridade cantonal (cópia ou original);
- passaporte válido (original);
- formulário de pedido de visto de longa duração devidamente preenchido e assinado;
- cópia simples da página de identificação do passaporte;
- cópia da autorização para emissão do visto;
- currículo;
- histórico acadêmico e diploma;
- contrato de trabalho com assinatura do empregador;
- 2 fotografias 3×4 recentes;
- pagamento da taxa de visto.
Todos os documentos em português devem ser traduzidos para italiano, francês, alemão, romanche ou inglês. Apresentar original e cópia traduzida.
Documentos para tirar visto de estudante na Suíça
- 3 vias do formulário de pedido de visto de longa duração (Visto D), preenchidos e assinados;
- 4 fotografias 3×4 coloridas;
- 2 cópias simples das páginas de identificação do passaporte;
- passaporte original válido;
- 2 vias de matrícula da instituição de ensino na Suíça;
- 2 vias da carta de motivação do estudante;
- 2 cópias do currículo;
- 2 vias da carta de comprometimento financeiro;
- 2 cópias dos comprovantes de renda;
- declaração feita de próprio punho de que deixará a Suíça após terminar os estudos;
- pagamento da taxa de visto.
Todos os documentos em português devem ser traduzidos para italiano, francês, alemão, romanche ou inglês. Apresentar original e cópia traduzida.
Qual a moeda da Suíça?
A moeda da Suíça é o franco suíço (CHF), uma das moedas mais comercializadas no mundo. Diferentemente da maioria dos países da região, a Suíça não faz parte da União Europeia nem da Zona do Euro porque mantém uma postura de neutralidade em relação a outras nações.
Como comprar casa na Suíça?
Para comprar casa na Suíça como estrangeiro, é necessário ter um visto com autorização de residência (do tipo C ou B). O imigrante tem direito a financiamento de até 80% do custo nos bancos locais, mediante análise de crédito. Os impostos podem acrescer de 0,5% a 3,8% ao valor da propriedade, sem incluir o seguro obrigatório contra incêndio e outras casualidades cobrado pelo governo.
O processo de compra de casa na Suíça é semelhante ao do Brasil: é preciso buscar uma corretora imobiliária, escolher o imóvel, assinar o contrato de compra e seguir com a transferência de propriedade por meio de entidades oficiais.
Quais são as melhores cidades para se morar na Suíça?
Berna é a capital da cidade e tem ótima infraestrutura
Berna, capital do país, é reconhecida pela sua excelente infraestrutura, serviços e qualidade de vida, o que a torna uma das melhores cidades para se morar na Suíça. Com cerca de 134 mil habitantes, a cidade é pequena, mas serve como sede administrativa do país. Também carrega grande importância histórica com a presença de construções bem conservadas do período medieval.
As principais desvantagens de morar em Berna incluem o alto custo de vida devido ao aluguel, e o uso do alemão como língua principal, o que pode ser um desafio para quem não domina o idioma.
Zurique tem mais oportunidades de trabalho
Zurique, centro econômico do país, oferece a maior quantidade de oportunidades de emprego. A relação entre o custo de vida e vagas de trabalho é mais favorável, devido à alta média salarial e à presença de várias oportunidades na área de serviços, incluindo um forte setor bancário e financeiro internacional.
Outro aspecto que faz de Zurique uma das melhores cidades para morar na Suíça são os serviços públicos e infraestrutura exemplares. Por exemplo, o sistema de transporte público é tão eficiente que muitos residentes optam por não usar carros. Embora a Suíça não faça parte da União Europeia, é comum o uso do euro por turistas na cidade.
Genebra abriga várias entidades internacionais importantes
Genebra se destaca como um modelo de gestão pública entre as cidades europeias, com suas práticas de sustentabilidade, limpeza urbana e baixa criminalidade. Por estar ao sul da Suíça e próximo da fronteira com a França, em Genebra se fala principalmente o francês.
A cidade é reconhecida mundialmente como um centro diplomático e abriga as sedes de várias organizações internacionais importantes, como a ONU, a Cruz Vermelha e a OMS.
Basileia tem alta concentração de estrangeiros
A Basileia é uma cidade tranquila e interiorana, sendo uma das melhores cidades para morar na Suíça porque equilibra sossego com um ar cosmopolita. Ela é conhecida por sua alta concentração de estrangeiros e por ter um custo de vida mais acessível do que Zurique e Genebra.
A cidade oferece uma excelente infraestrutura e serviços públicos, e conta com muitos museus e locais históricos, além de atividades de lazer como parques e rios. O alemão é o idioma principal, mas a comunidade internacional facilita a adaptação.
St. Gallen é uma opção mais barata para morar na Suíça
St. Gallen é uma opção para quem busca um custo de vida mais baixo na Suíça. Essa pequena cidade é o principal destino dos universitários, pois abriga as principais instituições de ensino do país na área de Ciências Econômicas.
A cidade tem apenas 74.334 mil habitantes, mas desfruta de uma infraestrutura estratégica, e as áreas comerciais e de serviços estão próximas de bairros residenciais, o que dispensa o custo com transporte. Outra característica é a localização privilegiada, que permite acesso rápido a três países: Alemanha, Áustria e Liechtenstein.
Como é a educação na Suíça?
A educação na Suíça é reconhecida mundialmente por seus altos padrões acadêmicos e pesquisa de excelência, com uma abordagem de ensino centrada no aluno. Assim como no Brasil, o ensino superior é dividido em três ciclos de programas: bacharelado, mestrado e doutorado.
O Instituto Federal de Tecnologia de Zurique é atualmente a 11ª melhor universidade do mundo, e a Universidade de Zurique fica na 91ª colocação no QS World. Outra instituição muito bem avaliada é a Escola Politécnica Federal de Lausanne, além das universidades de Genebra, Berna e Basileia.
Quais são as opções de turismo na Suíça?
- Esportes de inverno, como esqui e snowboard nas regiões montanhosas no inverno;
- tour entre os países que fazem fronteira com a Suíça;
- percorrer os Alpes no Bernina Express;
- ver a queda das águas das cataratas do Rio Reno;
- atravessar a ponte de Kapellbruke em Lucerna;
- passear no trem cremalheira em Interlaken;
- ir a Gruyeres e comer o fondue de queijo suíço;
- passear de helicóptero por Berna;
- fazer compras na Bahnhofstrasse de Zurique;
- subir no teleférico do monte First em Grindelwald;
- conhecer a estátua de Freddie Mercury em Montreux.
Quais são as vantagens de morar na Suíça?
Ter uma excelente qualidade de vida
A principal vantagem de morar na Suíça é a excelente qualidade de vida. Segundo o 17° Índice Global da Paz, a Suíça é 10° país mais seguro do mundo. Comparada a outras nações europeias, a Suíça se destaca especialmente para aqueles que valorizam o bem-estar pessoal. Isso significa mais saúde, maior poder de compra e infraestrutura boa, por exemplo.
Contar com ótimos salários e oportunidades de trabalho
Os salários praticados na Suíça são bastante elevados, e há diversas oportunidades de trabalho. Embora o custo de vida seja alto, existe uma compensação com os ganhos obtidos e qualidade de vida, fora o alto retorno em relação aos serviços públicos.
Localização estratégica facilita conhecer outros países europeus
Na Suíça é fácil viajar aos demais países da Europa, já que ela compartilha fronteira com Alemanha e França, além de estar no centro do continente. É possível visitar outros países facilmente, seja por avião, carro ou trem, sendo essa uma grande vantagem de morar na Suíça.
Quais são as desvantagens de morar na Suíça?
Custo de moradia elevado
O custo de vida alto da Suíça é impulsionado principalmente pela moradia. No entanto, os salários do país também são bastante elevados, o que pode compensar essa desvantagem de morar na Suíça.
Adaptar-se ao clima frio pode ser um desafio
O clima da Suíça é significativamente frio em quase todas as estações do ano, o que é uma desvantagem para morar no país. No inverno, a temperatura pode variar entre 3°C e 18°C. Já no verão, não costuma passar dos 30°C, com mínimas na casa dos 18°C.
A Suíça tem 4 idiomas oficiais – e nenhum deles é o inglês
Enquanto o inglês é mais que suficiente para turistas, é muito importante aprender francês ou alemão se você deseja morar na Suíça. Imigrantes devem se adaptar e construir relações com nativos, de forma que as línguas oficiais são fundamentais para isso.
Como enviar dinheiro da Suíça?
O procedimento de enviar dinheiro da Suíça ao Brasil pode ser feito em poucas etapas pela Remessa Online, por PIX ou TED.
- Acesse a Remessa Online e faça o login;
- selecione Suíça como país origem e Brasil como país destino;
- preencha o valor a ser enviado e informe o motivo do envio em “Iniciar Transferência”;
- insira os dados bancários do beneficiário no Brasil e confirme a Remessa;
- confira dados da empresa, os dados bancários e o prazo para pagamento;
- efetue o pagamento via PIX ou TED.
Após a identificação do pagamento, o envio é realizado em até 1 dia útil na conta destino e você recebe um e-mail de confirmação.
Como receber dinheiro da Suíça?
- Acesse a Remessa Online e faça o login;
- escolha Suíça como país de origem e Brasil como país destino em “fazer uma nova transferência”;
- preencha o valor e moeda do recebimento, e clique em “iniciar transferência”;
- selecione a moeda estrangeira que irá receber – no caso, o franco suíço;
- confira os dados bancários que a Remessa Online disponibiliza para a transferência;
- copie os dados bancários e compartilhe com a pessoa no exterior que vai fazer a transferência;
- peça para a pessoa escolher o tipo de envio “Wire Transfer” no banco do exterior;
- em até 2 dias úteis, um e-mail informará que o valor está disponível para resgate;
- entre na Remessa Online e solicite o resgate do dinheiro;
- preencha as informações e anexe os documentos necessários. A análise é feita em até 2 horas úteis;
- informe a sua conta bancária no Brasil e, em até 2 dias úteis, o valor em reais estará na conta do seu banco.
Venha conhecer a Suíça!
A Suíça é um excelente destino para quem deseja morar fora do país, graças à qualidade de vida superior à de outros países, além dos bons salários e da oportunidade de construir um patrimônio em uma moeda forte.
Então, ficou com vontade de conhecer a Suíça? Para receber outras dicas de destinos para morar ou viajar, siga a Remessa Online nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e X (antigo Twitter)!
Resumindo
Brasileiros podem morar na Suíça com um visto de trabalho ou estudos, e uma autorização de residência.
As pessoas podem desistir da ideia de morar na Suíça por conta das altas despesas com moradia, clima relativamente frio e a variedade de idiomas do país.
Sim, cidadãos italianos podem morar na Suíça graças ao Acordo sobre a Livre Circulação de Pessoas (AFMP), assinado em 1999 em conjunto com a União Europeia (UE).
Para conseguir visto de permanência na Suíça, é preciso comparecer ao consulado no Brasil e fazer o pedido formalmente. A duração da residência pode variar conforme a finalidade da estadia.
A cidadania europeia possibilita a residência na Suíça por um procedimento mais simples, em que se deve ficar 3 meses no país e solicitar a autorização.
Os vistos de permanência na Suíça são obtidos na representação consular no Brasil, podendo variar de prazo de validade, conforme a finalidade da estadia. Um exemplo é o visto de 12 meses mediante contrato de trabalho.