A Universidade de Coimbra, também conhecida como UC, é um desejo constante para quem sonha estudar no exterior. Existem diversos processos de integração e facilitação do acesso à graduação, mestrado e cursos preparatórios para candidatos brasileiros na instituição.
A Universidade de Coimbra figura em boas colocações nos principais rankings internacionais e usa isso como uma credencial. Segundo o Centre for World University Rankings, a UC está entre as 450 melhores instituições do mundo.
Se você quer conhecer mais a respeito da UC, continue lendo o artigo. Aqui você descobrirá o que o esperar na Universidade de Coimbra e em Portugal!
História da Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra, a universidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo, foi criada pelo Rei de Portugal, D. Dinis I. Em 1290 o monarca assinou o documento “Scientiae thesaurus mirabilis”, responsável por criar o Estudo Geral, um conceito de ensino superior. Esse tratado determinou o início de estudos em Lisboa nas Artes, Direito Canônico, Direito Civil e Medicina. Em 1537, por ordem do Rei D. João III, a instituição sai de Lisboa e é transferida definitivamente para Coimbra.
Inicialmente a Universidade de Coimbra era confinada apenas às margens do Rio Mondego, no Palácio Real. No entanto, por influência do local, a instituição foi se expandindo pela cidade, até tornar-se uma cidade universitária. Esse fato é uma marca registrada de Coimbra.
A UC sofreu alterações no século XX com a criação do Pólo II, uma área voltada para as engenharias e tecnologias. Já o século XXI viu a inauguração de um novo local de ensino, o Pólo III, para o estudo das áreas da saúde.
Como é a qualidade e o custo de vida em Coimbra?
Coimbra oferece uma excelente qualidade de vida para estudantes da Universidade de Coimbra, com segurança, saúde, cultura, gastronomia e entretenimento. A cidade tem bares, restaurantes, parques e monumentos históricos, além de estar próxima a municípios como Porto e Aveiro. O custo de vida é acessível em comparação com outras cidades europeias, proporcionando aos estudantes internacionais a oportunidade de desfrutar da vida local e de opções de lazer.
Os estudantes internacionais podem tranquilamente viver a experiência local. Entre bares e cafés, centro comercial, parques, monumentos históricos, Coimbra é uma cidade com diversas opções para quem deseja morar fora do país.
Em relação à moradia, os alunos não estão limitados a alugar um local para ficar ou manter uma estadia nas hospedagens da cidade. O próprio campus conta com uma infraestrutura de residências oficiais e parcerias com estabelecimentos para receber os alunos de fora, a preços econômicos.
É difícil passar na Universidade de Coimbra?
Passar na Universidade de Coimbra pode ser mais fácil do que entrar em algumas instituições de ensino brasileiras. O sistema que calcula a nota em Coimbra usa a pontuação do Enem para estabelecer um score de 0-200. A nota mínima aceita pela Universidade é de 100 pontos, o equivalente a uma nota 500 no Enem, uma quantia considerada baixa, o que facilita a entrada na UC. No Brasil, uma nota 500 não é suficiente para entrar na maioria dos cursos da USP, UFRJ, UFC, UFRGS, UFG, UnB e UFMG.
Em alguns cursos de Coimbra, a nota necessária sobe para 130 e 140, o equivalente a 650 e 700 pontos no Enem. O cálculo da nota na escala portuguesa pode ser feito no site da Universidade de Coimbra.
A instituição disponibiliza seleções externas anuais para alunos estrangeiros iniciarem a graduação que não fizeram o Enem, o chamado Ano Zero. A UC também conta com programas de mobilidade para quem deseja estudar 1 ou 2 semestres nos campi e começou a formação no Brasil.
Ano Zero na Universidade de Coimbra
O Ano Zero na Universidade de Coimbra é um curso pré-universitário de caráter obrigatório pensado para intercambistas que não fizeram o Enem. O programa garante 1 ano de adaptação aos fluxos da instituição, modelo de ensino da universidade e ao idioma português (para estrangeiros não falantes da língua).
Assim o estudante consegue ter uma maior integração com a vida acadêmica local. Isso sem falar, é claro, em um maior rendimento ao longo da graduação. No caso dos brasileiros, fica dispensada a necessidade do curso para aprendizado da língua. No entanto, é preciso se matricular em um dos Ano Zero Disciplinares.
Essa modalidade do Ano Zero vale para estudantes com domínio da língua portuguesa que não tem possibilidade de ingresso reconhecido pela Universidade de Coimbra. A modalidade oferece cursos de Ciência e Tecnologia e de Ciências Sociais e Humanidades.
Ambos os cursos trazem matérias básicas que abordam conteúdos afins às graduações da Universidade de Coimbra. Ao final do programa escolhido, o estudante pode se habilitar para concorrer a uma vaga no curso superior da UC.
Como entrar na faculdade de Coimbra sendo brasileiro?
Para entrar na faculdade de Coimbra sendo brasileiro, o candidato pode usar a nota do Enem, fazer o IB, o A-level ou o Concurso Nacional de Acesso pelo DGES. Também é possível pedir transferência para estudantes que já começaram a formação no Brasil, começar o “Ano Zero” ou ainda efetuar provas de qualificação acadêmica específica da Universidade de Coimbra.
A forma mais simples de entrar na faculdade de Coimbra sendo brasileiro é por meio do Enem. A UC foi a primeira instituição de ensino a aceitar o exame.
Porém, como indica o portal da Universidade de Coimbra, as inscrições só permitem que você utilize a pontuação obtida em uma das últimas 5 edições do Enem. Ou seja, para se inscrever em 2023, é preciso ter feito o exame entre 2018 e 2022. Além disso, é preciso ter pontuação mínima de 500 para os cursos de graduação.
Como entrar no mestrado na Universidade de Coimbra?
Para entrar no mestrado na Universidade de Coimbra, você pode fazer um mestrado sanduíche ou se candidatar diretamente pelo edital da instituição, passando por um processo seletivo que inclui exames escritos, análise de trabalhos acadêmicos, currículos.
Cursos e modalidades oferecidas na Universidade de Coimbra
- Administração Público-Privada;
- Antropologia;
- Arqueologia;
- Arquitetura;
- Biologia;
- Bioquímica;
- Ciência da Informação;
- Ciências Bioanalíticas;
- Ciências da Educação;
- Ciências do Desporto;
- Ciências Farmacêuticas;
- Design e Multimédia;
- Direito;
- Economia;
- Estudos Artísticos;
- Estudos Clássicos;
- Estudos Europeus;
- Engenharia do Ambiente;
- Engenharia Biomédica;
- Engenharia Civil;
- Engenharia Eletrotécnica e de Computadores;
- Engenharia Física;
- Engenharia e Ciência de Dados;
- Engenharia e Gestão Industrial;
- Engenharia Informática;
- Engenharia Mecânica;
- Engenharia Química;
- Farmácia Biomédica;
- Física;
- Filosofia;
- Geologia;
- Gestão;
- Geografia;
- História;
- História da Arte;
- Jornalismo e Comunicação;
- Línguas Modernas;
- Matemática;
- Medicina;
- Medicina Dentária;
- Português;
- Psicologia;
- Química;
- Química Medicinal;
- Relações Internacionais;
- Serviço Social;
- Sociologia;
- Turismo, Território e Patrimônios;
Ao todo, são 50 cursos oferecidos na Unidade de Coimbra nas modalidades de graduação ou mestrado integrado, onde você opta por combinar as duas formações. Assim, ao terminar sua graduação, já inicia o mestrado sem precisar passar por um novo processo de seleção para a pós-graduação. Os cursos se dividem em oito faculdades, sendo os centros de estudo dedicados a um campo do saber específico.
Faculdades da Universidade de Coimbra
- Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física;
- Faculdade de Ciências e Tecnologias;
- Faculdade de Direito;
- Faculdade de Economia;
- Faculdade de Farmácia;
- Faculdade de Letras;
- Faculdade de Medicina;
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
Cursos ofertados com vagas pelo Enem para a Universidade de Coimbra
Alguns cursos com vagas pelo Enem na Universidade de Coimbra:
- Licenciatura em Arqueologia;
- Licenciatura em Direito;
- Mestrado Integrado em Medicina Dentária;
- Licenciatura em Biologia;
- Licenciatura em Ciências Bioanalíticas;
- Licenciatura em Economia;
- Licenciatura em Ciências da Educação;
- Licenciatura em Ciências do Desporto.
A Universidade de Coimbra disponibiliza 49 cursos para alunos advindos do Enem. O único curso da instituição que não está à disposição de candidatos internacionais é o curso de Medicina.
Para o período letivo de 2023-2024, por exemplo, aqueles com mais vagas segundo o portal da Universidade de Coimbra são a Licenciatura em Direito, em Engenharia Civil e em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
Como conseguir bolsa para a Universidade de Coimbra?
Para conseguir uma bolsa para a Universidade de Coimbra é preciso obter pelo menos 160 de nota na Universidade de Coimbra, o equivalente a 800 pontos no Enem. Também existem bolsas extraordinárias de mérito destinadas para quem tirar nota acima de 180 na UC, o equivalente a 900 pontos no Enem. O regulamento de auxílio do Diário da República de Portugal está disponível no portal de bolsas da UC.
Essas bolsas reduzem em até 2.000 € os seus custos com anuidade da Universidade de Coimbra. Os programas de mestrado também oferecem incentivos para os alunos internacionais. São as chamadas bolsas de incentivo à investigação e produção científica. O valor do benefício é de 2.000 € abatidos na sua anuidade.
Vantagens de estudar na Universidade de Coimbra
1. Alto nível de empregabilidade depois da formação.
A Universidade de Coimbra aponta que 97,2% dos recém-formados por ela conseguem uma colocação profissional sem dificuldades. Essa é uma das vantagens de estudar em uma instituição de ensino bem-conceituada no mercado e no meio acadêmico. Com isso, não só se torna mais fácil reconhecer o diploma e certificado no Brasil, como se abrem oportunidades de carreira.
2. A universidade é conhecida por ser sustentável
A Universidade de Coimbra aparece na lista das 700 universidades mais sustentáveis do planeta em 2023, em 151º lugar. O ranking é formulado pelo QS Top Universities. Ele avalia justamente as medidas de desenvolvimento ecológico e proteção ambiental nos campus universitários.
3. A Universidade de Coimbra disponibiliza apoio social aos alunos
A universidade disponibiliza diversos serviços de apoio social para o estudante que reside nos alojamentos dos campi. É o caso de atendimento médico pelo valor simbólico de 5 € e as refeições nas cantinas da instituição por 3 €.
A proposta é não apenas facilitar a rotina dos acadêmicos, mas reduzir os custos de vida de todos. Contribuindo, assim, para que o máximo de universitários continuem os estudos com custo-benefício acessível.
4. Avaliação 5 estrelas no QS Stars University Ratings
A Universidade de Coimbra foi certificada com avaliação 5 estrelas do QS Stars University Ratings de 2023. A pontuação máxima se deve à qualidade técnica não somente do corpo docente, mas também das iniciativas acadêmicas de produção científica.
5. A Universidade de Coimbra é a instituição mais tradicional de Portugal
Estudar na Universidade de Coimbra é ter a oportunidade de se formar em uma das instituições mais tradicionais não só de Portugal, mas de toda a Europa. Afinal, ela existe desde o século XIII e foi responsável pela qualificação profissional de inúmeras pessoas. Inclusive, ex-presidentes de Portugal, como mostra o portal da UC. É o caso de Teófilo Braga, Manuel de Arriaga e António José de Almeida.
6. Alunos que se destacam no processo seletivo são premiados pela instituição
A Universidade de Coimbra premia os melhores alunos que entram na instituição e, no processo seletivo, obtêm um resultado igual ou superior a 18 (numa escala de 0 a 20). Aqueles que garantem esse desempenho, ganham o equivalente a um ano de estudo em dinheiro. Uma quantia revertida para reduzir os gastos com a própria formação.
7. A universidade tem uma boa infraestrutura e incentiva o esporte
A UC é certificada pela International University Sports Federation (FISU). Um reconhecimento ao nível mundial que destaca a infraestrutura do campi da instituição. Ele fornece espaços para a prática de diversas atividades físicas. Fora, é claro, os estabelecimentos para alimentação equilibrada e cuidados com a saúde. Contribuindo, assim, para os estudantes terem um estilo de vida mais equilibrado mental e fisicamente.
Quanto custa estudar na Universidade de Coimbra
A “propina” para estudar na Universidade de Coimbra custa em média 7 mil € anuais para alunos estrangeiros cursarem Licenciatura e Mestrado na instituição. Gastos com Doutoramento dependem do curso escolhido e variam de 1,6 mil € a 2.750 €. Para participar do Ano Zero, o valor de custo é 5 mil €.
Também é preciso pagar 20 € anuais referentes à taxa de matrícula do ano de estudo. Estudantes portugueses pagam anualmente cerca de 697 €. Os valores são parcelados em até 10 mensalidades de 700 €, segundo o portal da Universidade de Coimbra.
Como pagar um curso na Universidade de Coimbra?
É possível pagar um curso na Universidade de Coimbra por meio de cartão de crédito, PayPal, pelo banco Multibanco ou na Tesouraria da UC.
Como pagar um curso na Universidade de Coimbra com a Remessa Online?
- Cadastre-se na Remessa Online;
- ao fazer o login na sua conta, clique em “Enviar dinheiro”;
- selecione “Para outra pessoa ou empresa”;
- selecione a opção “pagamento de um curso ou faculdade”;
- insira o valor de pagamento total do seu curso no exterior;
- preencha os dados da conta (IBAN e código SWIFT) da faculdade;
- envie a invoice;
- aguarde a aprovação (o envio será aprovado em até duas horas);
- após a aprovação, faça o pagamento via TED e envie o comprovante até as 16h do dia da operação.
Com a plataforma da Remessa Online, você paga o seu curso na Universidade de Coimbra sem dificuldade. O processo é simples: você faz um cadastro na plataforma, indica a conta bancária no exterior que receberá o valor e paga via transferência TED ou Pix.
Após a confirmação do pagamento, o dinheiro chega na conta em 1 dia útil, no máximo 2. Você consegue fazer sua cotação e avaliar todas as suas despesas no simulador da Remessa Online.
Estudar na Universidade de Coimbra é um diferencial no seu currículo
A Universidade de Coimbra é uma excelente opção para os brasileiros que desejam participar do Ano Zero, graduação e mestrado. E, ao enviar dinheiro para o exterior com agilidade e sem burocracias, fica muito mais fácil concluir os estudos e evitar dores de cabeça durante a estadia no exterior.
Para entender como funciona o envio de dinheiro para Portugal, conheça, em detalhes, as soluções da Remessa Online.
Resumindo
A “propina” para estudar na Universidade de Coimbra custa em média 7 mil € anuais para alunos estrangeiros cursarem Licenciatura e Mestrado na instituição. Gastos com Doutoramento dependem do curso escolhido e variam de 1,6 mil € a 2.750 €. Para participar do Ano Zero, o valor de custo é 5 mil €. Também é preciso pagar 20 € anuais referentes à taxa de matrícula do ano de estudo. Estudantes portugueses pagam anualmente cerca de 697 €.
As bolsas na Universidade de Coimbra são obtidas por mérito. A bolsa parcial exige cerca de 160 pontos (800 pontos no Enem), enquanto a integral, 180 pontos (900 pontos no Enem), ambas dependendo de disponibilidade.
Para entrar na faculdade de Coimbra sendo brasileiro, o candidato pode usar a nota do Enem, fazer o IB, o A-level ou o Concurso Nacional de Acesso pelo DGES. Também é possível pedir transferência para estudantes que já começaram a formação no Brasil, começar o “Ano Zero” ou ainda efetuar provas de qualificação acadêmica específica da Universidade de Coimbra.