A semana foi pautada por importantes decisões de política monetária, a começar pelo Federal Reserve, mas também do Banco da Inglaterra e do Banco Central do Brasil. O cenário de inflação alta se consolida e a ameaça de disseminação do processo inflacionário pela economia preocupa as autoridades monetárias que já veem riscos de continuidade desse processo em 2023. Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.
Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.
> Real vs Dólar
> Real vs Euro
> Real vs Libra Esterlina
Perspectivas
Após uma semana de fortes emoções com a política monetária, o Dólar encontrou conforto no patamar dos R$5,00. Apesar da decisão esperada pelo mercado, muitos economistas e autoridades monetárias de outros países julgaram que foi uma decisão tardia.
O mesmo acontece com o Euro, que se encontra em uma posição de desvalorização em relação ao Dólar. Na visão do mercado, os juros na Zona do Euro já deveriam estar subindo, contudo, a visão das autoridades monetárias do bloco contraria a visão do mercado. Acredita-se que este é um movimento temporário dos preços e da atividade econômica majoritariamente pautado pelo choque de oferta causado pela guerra e, agora, pelos lockdowns na China.
Com essas expectativas no radar, a próxima semana deve alimentar ainda mais esse cenário em função dos anúncios dos índices de preços ao consumidor da China, Alemanha, Estados Unidos e também do Brasil. A próxima semana, portanto, pode reforçar esse cenário de pressão de preços e sedimentar o Dólar acima dos R$5,00.
Seguimos de olho.