Está procurando um guia para orientar você sobre como fazer um podcast de sucesso? Então você chegou ao lugar certo!
Iniciar um podcast não é uma tarefa difícil, mas há muito a aprender e várias etapas que você precisa seguir para lançá-lo de forma efetiva a fim de que seu projeto conquiste grandes resultados.
Você não necessita ser uma pessoa muito técnica, nem precisa de muito dinheiro para aprender como fazer um podcast de sucesso. Neste tutorial de podcast, vamos orientá-lo em todas as etapas do processo.
Confira, a seguir, tudo que você precisa saber!
O que é um podcast?
Antes de saber como fazer um podcast, é importante entender um pouco mais sobre o seu conceito. O termo Podcast é, na verdade, uma junção de iPod e Broadcast. Ele começou com a proposta de que qualquer pessoa poderia divulgar sua mensagem e construir uma comunidade de pessoas com interesses semelhantes.
Essa premissa ainda existe, mas hoje existem podcasts, por exemplo, de:
- Indivíduos;
- Empresas (grandes e pequenas);
- Redes de rádio;
- Redes de TV (CNN, Fox, ESPN, etc.);
- Novas redes somente de podcast;
- Comediantes;
- Contadores de histórias;
- Igrejas.
Não há um comprimento, formato, estilo ou nível de produção padronizado. Além disso, podcasts podem ser divididos em “temporadas” como um programa de TV.
Um lançamento semanal de novos episódios é comum, mas existem podcasts diários, semanais e com realmente qualquer cadência (ou falta dela) que o criador desejar.
Simplificando, um podcast é uma série de episódios em formato de áudio focado em atender uma audiência específica.
Por que podcasts fazem tanto sucesso?
A conveniência do consumo e a praticidade fazem com que os podcasts sejam preferidos em relação a vídeos e textos, que exigem que você se envolva visualmente (assistindo ou lendo). Pelo contrário, você pode ouvir um podcast enquanto dirige, trabalha, corre no parque, vai à academia e faz outras atividades.
De acordo com uma pesquisa publicada na Edison Research, embora as residências continuem sendo um dos locais preferidos para ouvir podcasts, ouvir dentro de um veículo é o 2º favorito da lista.
A pesquisa afirma ainda que o podcast continua a crescer a uma taxa constante de 21% a 24% ao ano, e o público que mais ouve podcasts tem entre 18 e 54 anos. Ou seja, existem diversos perfis a serem explorados.
Quais são as principais vantagens de criar um podcast?
Você não precisa ser um criador de conteúdo estabelecido ou ter um blog para se tornar um podcaster de sucesso. Existem diversas vantagens na criação de um podcast, confira algumas delas a seguir!
Não é necessário um alto investimento para começar
Para criar um podcast, você terá que gravar sua voz com qualidade, mas isso não significa que você precisará fazer altos investimentos logo no início. Afinal, usando um aplicativo ou software, você pode gravar, editar e publicar podcasts diretamente em seu smartphone, o que torna o processo ainda mais simples.
Você também pode encontrar diferentes tipos de mixers de podcast para tornar seu conteúdo mais atraente, personalizando uma introdução, vinhetas e até mesmo a trilha sonora.
Ajuda a construir uma audiência e gera conexão
Um podcast é uma excelente maneira de construir uma audiência do zero e se posicionar como uma autoridade em seu setor.
Quando alguém está ouvindo sua voz, é fácil gerar uma conexão, pois parece que vocês estão tendo uma conversa. Ao fazer com que eles se familiarizem com seus pontos de vista, ideias criativas, voz e formato, seu público começará a confiar em você.
Além disso, essa conexão pode ser rentável — uma pesquisa da Midroll aponta que 61% dos ouvintes compraram um produto ou serviço depois de ouvi-lo anunciado em um podcast.
Quais são os passos de como fazer um podcast?
Defina uma estratégia estruturada
A primeira coisa que você precisa definir ao criar um podcast é qual será o tema. É importante que, ao fazer isso, você teste sua ideia escrevendo pelo menos 20 tópicos de episódios, incluindo o que você discutiria e quem você entrevistaria, se estivesse entrevistando alguém.
Depois de decidir sobre um tema, responda mentalmente às seguintes perguntas:
Qual é o objetivo do seu podcast?
Algumas razões incluem gerar leads para um negócio, construir autoridade em um tópico e até mesmo geração de renda.
Qual é o “porquê” por trás do podcast?
Junte a sua vontade com um propósito — essa é uma forma de manter sua motivação. Qual é a mensagem ou missão que você quer compartilhar com o mundo?
Para quem é o podcast?
Crie uma persona – ela é uma representação semifictícia do seu ouvinte ideal. Isso ajudará você a entender melhor como os ouvintes pensam e se sentem, para que você possa abordá-los diretamente. Também ajuda a criar uma sensação mais íntima para o seu podcast, gerando uma conexão com os ouvintes.
Durante essa criação, considere:
- Seus interesses;
- Suas crenças;
- Suas atividades e estilo de vida;
- Sua rotina.
Como seu podcast vai se destacar?
Quais são as características notáveis sobre o seu podcast que seriam comentadas pelas pessoas? Uma maneira simples de se destacar é escolher um nicho. Em outras palavras, focar sua produção de conteúdo em um público que realmente vai se interessar por aquele tema, em vez de tentar agradar a todos.
Escolha um formato
A próxima definição importante é o formato. Como o seu podcast será estruturado? Confira a seguir algumas opções.
Entrevistas
Esses podcasts apresentam um único apresentador que entrevista indivíduos que se encaixam em um tema específico.
Não-ficção roteirizada
Normalmente, esses podcasts têm um único tema para toda a temporada. É bastante utilizado para temas como True Crime, entre outros tipos de histórias reais.
Notícias
Esses podcasts fornecem as notícias em um formato super digerível, de forma rápida, dinâmica, e alguns até adicionam uma pitada de senso de humor.
Educacional
Esse formato tem como objetivo ensinar algo para alguém. Existem diversos com temas como aulas de história, geografia e marketing, por exemplo.
Ficção roteirizada
Esses podcasts são semelhantes aos dramas de rádio e geralmente são roteirizados e altamente produzidos. Podem ser gravações de jogos de RPG, leitura de livros (desde com a autorização do autor) e até mesmo contação de histórias originais.
Depois de escolher um formato, pergunte-se:
- Você vai realizar entrevistas?
- Haverá um coanfitrião?
- Você vai fazer tudo ou terá uma equipe?
Todos esses formatos podem gerar ótimos podcasts. É importante ter um formato definido, pois isso impacta no tipo de equipamento e software em que você precisa investir para produzir seu show.
Quando se trata de formatação, duas das perguntas mais comuns que os iniciantes têm são as seguintes:
Qual deve ser a duração de um podcast?
A duração do episódio depende de quanto tempo você precisa para dar valor ao seu público. Enquanto algumas audiências vão se satisfazer com episódios de 20 minutos, outras terão preferências por conteúdos com mais de 1 hora.
Com que frequência um podcast deve ser publicado?
Consistência, não volume, é a chave. Ninguém quer assinar um podcast que é imprevisível e posta de forma esporádica.
Escolha um cronograma de publicação que seja fácil de manter: 1 a 2 vezes por semana, por exemplo. Você sempre pode aumentar o número na medida em que se tornar viável.
Escolha um bom nome
Não subestime o poder de um nome. O nome do seu podcast deve conectar você ao seu público. Os ouvintes devem saber do que se trata o podcast apenas pelo nome.
Aqui estão algumas dicas para escolher um excelente nome de podcast:
- Selecione quatro palavras ou menos;
- Mantenha-o sucinto e intrigante;
- Facilite a escrita e a pronúncia;
- Escolha um nome que você goste de dizer em voz alta;
- Certifique-se de que já não é de outra marca.
Defina a categoria
Existem muitas categorias de podcast para escolher: notícias, artes, cultura e muito mais. Os ouvintes que navegam dentro desses gêneros para novos programas o farão por interesse, por isso, é importante escolher uma categoria que represente com precisão seu podcast.
Se seu programa estiver listado em uma categoria completamente irrelevante para seu conteúdo, você correrá o risco de ser removido de alguns diretórios.
De acordo com Statista , os 10 principais gêneros de podcast (por participação de ouvintes semanais) nos EUA são:
- Comédia (22%)
- Notícias (21%)
- True Crime (18%)
- Esporte (17%)
- Saúde e fitness (17%)
- Religião e fé (16%)
- Política (16%)
- Autoajuda e produtividade (15%)
- Jornalismo investigativo (13%)
- Finanças (13%)
Descrição
Leve a sério a escrita da descrição do seu podcast — é ela que ajudará a sua potencial audiência a decidir se quer ouvir seu podcast ou não.
Cada diretório de podcast oferece um limite de caracteres diferente para a descrição. Por exemplo, o Apple Podcasts oferece 4.000 caracteres (o que é bastante), mas um descritivo entre 400 e 600 é o ponto ideal.
É interessante utilizar palavras-chave tanto no título quanto na descrição do seu podcast, pois isso facilita a localização dele na plataforma.
Escolha seus equipamentos
Você pode optar em começar de forma simples, mas é preciso saber que quanto maior for o investimento feito nessa parte, maior será a qualidade da gravação.
Confira, a seguir, algumas sugestões de microfones para começar.
- Microfones USB: são os mais acessíveis para quem está começando, pois você só precisa conectá-los ao computador, abrir o software de gravação e está pronto para começar a gravar. Eles são os mais acessíveis e fáceis de trabalhar, mas têm a pior qualidade de som em comparação a outros microfones.
- Microfones dinâmicos: esses microfones isolam bem o ruído de fundo e, como resultado, são uma ótima opção quando você tem duas pessoas falando. Eles também são duráveis e não requerem energia externa. Microfones dinâmicos são frequentemente usados por locutores de rádio, locutores, músicos e podcasters.
- Microfones condensadores: também conhecidos como microfones capacitores, são conhecidos pela excelente qualidade e sensibilidade de áudio. Esses microfones requerem alimentação fantasma de 48V ou baterias para operar. Os microfones condensadores são muito adequados para espaços silenciosos e com tratamento sonoro, pois são bem mais sensíveis.
- Smartphone: sim, você pode gravar seu podcast com um celular, no entanto, o áudio pode não ficar tão claro ou tão profissional quanto você gostaria.
Gravação
Como foi explicado anteriormente, você não precisa de um grande investimento para começar seu podcast, o importante é ter zelo e capricho da sua produção. Por isso, atente-se aos seguintes pontos:
- Tenha um roteiro ou guia em mãos antes de começar a gravar;
- Faça uma gravação teste antes de iniciar para valer;
- Sempre grave 30 segundos de silêncio quando começar a gravação para evitar cortes indesejados na sua fala;
- Escolha um local silencioso e sem eco;
- Conserve seus equipamentos configurados;
- Tente manter sempre a mesma distância do microfone para evitar oscilações no áudio.
Edição
A pós-produção é a etapa responsável por dar o tom ao seu podcast. Nesse momento, você poderá inserir uma trilha, cortar trechos repetitivos, além de incluir vinhetas e outros elementos sonoros no seu material.
Quais são as principais plataformas de podcast disponíveis?
Um aspecto comum que as pessoas não entendem sobre podcasts é que você não os envia diretamente para plataformas como Apple Podcasts ou Spotify. Em vez disso, você precisará de um host separado para seus arquivos de áudio.
Para isso, você usa uma plataforma de hospedagem de podcast, como:
Depois de ter seu podcast hospedado, você envia um feed RSS: uma maneira padronizada de distribuir conteúdo para diretórios de podcast.
O feed RSS garante que seus episódios sejam colocados automaticamente em diretórios, adicionando todo o código necessário para garantir que seus ouvintes vejam todos os títulos e descrições apropriados e ouçam o arquivo de áudio correto.
Se o seu podcast estiver hospedado no Buzzsprout, por exemplo, você poderá enviar seu podcast para todos os principais diretórios diretamente do seu painel.
Existem muitos diretórios onde você pode listar seu podcast. Recomendaremos os mais populares, mas você pode distribuir seu podcast em quantos canais quiser. Será solicitado a você que forneça o nome, descrição, categoria, arte, etc. do seu podcast.
Apple Podcasts
O Apple Podcasts é o maior diretor de podcasts e certamente um excelente lugar para veicular seu conteúdo.
Stitcher
Stitcher é o segundo maior diretório de podcasts e outra ótima maneira de as pessoas descobrirem seu podcast.
SoundCloud
O SoundCloud é outro canal onde você pode listar seu podcast para ampliar seu alcance. A PlayStation, por exemplo, conquistou uma audiência de quase 5.000 assinantes para seu podcast no SoundCloud.
YouTube
Você pode optar por colocar seu podcast no YouTube para alcançar ainda mais pessoas.
Será preciso um arquivo de vídeo para enviar, como é feito para qualquer outro vídeo do YouTube. Para os visuais, você pode usar uma imagem de marca estática que complementa sua outra arte, ou você pode incluir um vídeo.
Spotify
O Spotify é um diretório líder para podcasts devido à sua popularidade com streaming de música e capacidade de fazer recomendações relevantes de músicas e podcasts.
Essa plataforma está crescendo rapidamente, portanto, é interessante ter seu podcast ali para garantir mais acessos. Comece indo até o Spotify for Podcasters e siga as etapas para enviar seu programa.
Pode levar de dois a cinco dias para seu conteúdo aparecer nas listagens de podcast, mas geralmente é exibido dentro de algumas horas.
Google Play
Iniciar um podcast na Google Play Store é uma ótima maneira de alcançar mais ouvintes em potencial. Comece visitando o Gerenciador de Podcasts do Google para saber orientações sobre como publicar seu conteúdo.
Criar um podcast não é uma tarefa difícil, mas requer bastante planejamento e atenção. Tendo foco e dedicação, é possível alcançar muito sucesso com esse formato de conteúdo.
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Resumindo
Basta que você acesse a página Spotify for Podcasters e siga as etapas para enviar seu programa.
Depende de quanto você pode investir no momento. Você pode iniciar com o que já tem em casa (computador pessoal, smartphone ou headset) e investir em equipamentos e equipe na medida em que o projeto começar a dar certo.