Já pensou em estudar no exterior? Então, conheça a Universidade de Washington, uma das melhores do mundo.
É bem provável que você já tenha sonhado em estudar em alguma faculdade nos EUA. Afinal, morar e estudar no país é o desejo de muitos brasileiros, seja pela educação de qualidade, seja pela qualidade de vida. Todos esses critérios são atingidos com a Universidade de Washington.
Talvez você não saiba, mas existem várias instituições de ensino com nomes semelhantes. A que estamos tratando é a University of Washington, que também é uma das melhores do mundo. Segundo o ranking de universidades 2022 do Times Higher Education, ela está na 29ª posição no mundo.
Além disso, uma curiosidade é que ela não fica na cidade de Washington, capital dos EUA. A universidade está localizada no estado homônimo, mas em Seattle. Devido a esses detalhes, fica claro que tem muita coisa a saber, certo? Então, continue lendo este post e veja como estudar e conseguir a sua bolsa de estudos na UW.
História da Universidade de Washington
A Universidade de Washington foi fundada em 1861. Na época, seu nome era Universidade Territorial de Washington. Apesar da reputação ilibada atualmente, os primeiros anos foram difíceis. Havia baixo número de matrículas e pouco financiamento.
No entanto, a instituição de ensino se estabeleceu e teve uma mulher como sua primeira estudante. Clara Antoinetter McCarty Wilt se formou em Ciências ainda em 1867. Atualmente, um dormitório estudantil leva seu nome como homenagem.
O período de maior crescimento foi entre as décadas de 1960 e 1970. Nesse período, o número de alunos cresceu e se fortaleceu. Com isso, a instituição ganhou a fama atual, tornando-se uma das melhores do mundo. No mesmo intervalo de tempo, várias melhorias também foram realizadas.
Ao mesmo tempo, as instalações foram ampliadas e o seu orçamento cresceu. Dessa forma, foi possível abrir dois campi em 1990: Bothell e Tacoma. Ambas as cidades ficam perto de Seattle. Em 2009, um escritório foi inaugurado em León, na Espanha.
Com todas essas características, a universidade é a maior do noroeste dos EUA. Também é uma das mais antigas da Costa Oeste e tornou-se uma referência em pesquisa e ensino.
Como é a vida na University of Washington
Ao optar por estudar na Universidade de Washington, você vai morar em Seattle. A cidade fria e chuvosa é conhecida por ambientar as histórias do seriado Grey’s Anatomy. Porém, tem muito mais a se falar sobre esse local.
Seattle é a maior cidade do estado de Washington e a 15ª região metropolitana dos EUA. Apesar disso, ainda tem um ar de tranquilidade, pouco típico para as grandes metrópoles. As pessoas costumam ser educadas e gentis. Por isso, é fácil se acostumar a viver por lá.
Outra vantagem é que você encontra tudo o que precisa. Há muitos restaurantes, lojas e opções de lazer, esportes, bares etc. Ainda assim, Seattle é bastante segura e tem poucos crimes.
Em relação aos campi, o principal tem quase 300 hectares. Eles são divididos da seguinte forma:
- praça central, chamada de Red Square. Tem edifícios históricos nos seus arredores. Por exemplo, a Biblioteca Suzzallo, a escultura Broken Obelisk e a estátua George Washington. Nesse local, há vários eventos durante o ano;
- campus Norte, que tem algumas das principais paisagens e marcos históricos. É o caso do quadrilátero de passagem de pedestres que se tornou referência da UW, o Quad;
- campus Sul, onde se localizam as instalações de Ciências Naturais e da Saúde. Também há espaços para pesquisa e instrução em Biologia, Oceanografia, Ciências do Genoma, Bioengenharia, Medicina Comparativa e Hidráulica. Vale a pena observar que é nesse local que ficam o UW Medical Center e o Magnuson Health Sciences Center;
- campus Leste, voltado para áreas recreativas e instalações esportivas. Aqui, estão o Alaska Airlines Arena, o Husky Ballpark e o Estádio Husky. Nessa área, também estão o prédio de Engenharia da Computação, o jardim botânico, a Laurel Village (para estudantes) e uma estação de trem;
- campus Oeste, que contém os prédios mais modernos. Por exemplo, School of Social Work, College of Built Environments, Fishery Sciences Building e o departamento de polícia da Universidade de Washington. A maioria dos dormitórios também fica nessa área.
Quais são os cursos e modalidades oferecidos
A UW oferece programas de graduação, mestrado e doutorado. No total, são 140 departamentos separados em 18 faculdades e escolas. Como há centenas de cursos, é inviável citar todos eles. Algumas opções são:
- Estudos Étnicos Americanos;
- Antropologia;
- Matemática Aplicada;
- Finanças Computacionais e Gerenciamento de Risco;
- Astronomia;
- Biologia;
- Botânica;
- Química;
- Estudos de Cinema e Mídia;
- Literatura Comparada;
- Estudos Individualizados;
- História Antiga e Medieval;
- Ciências Sociais Integradas;
- Estudos Internacionais.
Todos os cursos estão separados de acordo com a sua escola e faculdade. Elas são:
- College of Built Environments;
- Michael G. Foster School of Business;
- College of Arts & Sciences;
- College of Education;
- School of Dentistry;
- Paul G. Allen School of Computer Science & Engineering;
- College of the Environment;
- Henry M. Jackson School of International Studies;
- The Graduate School;
- School of Law;
- School of Nursing;
- Daniel J. Evans School of Public Policy & Governance;
- School of Pharmacy;
- School of Social Work;
- School of Public Health.
Qual é o custo de estudar na Universidade de Washington
Os custos para estudar na UW são mais altos para não residentes — ou seja, pessoas que são de outros estados e países. De toda forma, o gasto anual fica em aproximadamente 59 mil dólares por ano. Essa quantia inclui:
- mensalidades;
- taxas acadêmicas;
- hospedagem no campus;
- alimentação;
- despesas pessoais;
- livros;
- transporte.
Quais são as vantagens de estudar na Universidade de Washington
A UW é uma das mais renomadas instituições de ensino do mundo. Além disso, tem um corpo docente qualificado com mais de 5.800 professores. No total, são cerca de 47,5 mil estudantes, que estão divididos em graduação (31 mil) e pós-graduação (quase 17 mil).
Esses já são motivos que justificam estudar na Universidade de Washington. Ainda tem mais. Outros benefícios são:
- processo seletivo menos restrito, com uma taxa média de aprovação maior do que nas universidades que fazem parte da Ivy League;
- investimento constante, o que garante um bom orçamento para os cursos de graduação e pós. Assim, há uma segurança de que você conseguirá ter um bom estudo;
- variedade de cursos de graduação e pós;
- boa colocação entre as melhores universidades do mundo. Conforme destacamos, a UW está em 29ª colocação na Times Higher Education e na 85ª posição no QS World University Rankings 2022;
- programa de esportes fortalecido.
Como fazer o processo seletivo para ingressar
Para um candidato internacional se candidatar a uma vaga na Universidade de Washington, ele precisa cumprir alguns requisitos. São eles:
- finalizar todas as aulas obrigatórias do ensino médio com uma nota média de 2,7, pelo menos;
- apresentar certificado de proficiência em inglês;
- ter uma média de pontuação (Grade Point Average – GPA) de 2 ou acima, na escala de 4;
- preencher o formulário de admissão International Freshman. Nele, deve conter uma declaração pessoal escrita com qualidade e um registro de atividades.
Vale a pena destacar que os documentos devem ser transcritos para o inglês de forma oficial. Além disso, a proficiência no idioma pode ser comprovada pelos seguintes exames:
- TOEFL;
- IELTS;
- SAT;
- ACT.
Ainda existe um passo a passo para tirar o visto americano de estudante. Para adquiri-lo, é preciso ter sido aprovado na universidade e comprovar a existência de recursos financeiros para se manter no país.
Caso você atinja todos esses critérios, pode fazer a sua inscrição. A taxa custa 75 dólares.
Quais são as bolsas disponíveis e como conseguir uma
Para quem mora fora do Brasil, o custo de 1 ano na Universidade de Washington pode ser pesado. Especialmente se o dólar estiver valorizado em relação ao real.
Por isso, vale a pena procurar bolsas de pesquisa que facilitem a sua estada. Algumas oferecidas para quem deseja estudar na UW são:
- Bolsa Nexus de Humanidades e Engenharia Ali Mojtahedi: exige especialização em um curso de engenharia e humanidades;
- Programa Amazon Catalyst: requer que o valor da bolsa seja utilizado em um projeto. O valor mínimo conseguido é de 25 mil dólares e o máximo, 100 mil dólares. Porém, a quantia não pode ser utilizada para mensalidades;
- bolsa de estudos Judith M. Runstad – Wells Fargo Washington: é voltada para estudantes da pós-graduação das áreas de tecnologia, inovação, engenharia, negócios, imobiliário ou saúde. Há uma consideração especial por candidatas mulheres. O valor da bolsa é 6,5 mil dólares.
Como é a qualidade e o custo de vida em Seattle
Seattle é uma das cidades mais importantes dos EUA e fica próxima ao Canadá. Para ter uma ideia, a distância de lá até Vancouver é de apenas 230 km.
Fundada em 1869, Seattle é uma das cidades com maior crescimento no país. Também é um centro de inovação, ciência, comércio e cultura. O município é seguro e tem belas paisagens, já que é cercado por montanhas e água.
O clima é ameno, mas tem uma garoa frequente. Por isso, os dias costumam ser acinzentados. Os invernos são úmidos e frios, com média de temperatura entre 2°C e 7°C. Enquanto isso, os verões são frescos e secos, com variação de 13°C a 26°C.
Outros fatores que garantem a qualidade de vida de Seattle são:
- alta educação, tanto que a cidade é a mais alfabetizada dos EUA;
- infraestrutura de transporte público, com metrô, ônibus, trem e balsa — tudo interligado;
- bom sistema de saúde, com algumas das principais instituições, clínicas e hospitais do país. Porém, é caro.
Em relação ao custo de vida, morar em Seattle é uma desvantagem. A cidade é cara, equiparando-se a Los Angeles e Boston. Inclusive, quando comparada a Dallas, é 30% mais cara, em média.
Se a comparação for feita com base na média nacional, o custo de vida é 24% superior. O principal gasto é com moradia, que fica 57% acima do restante do país.
Dessa forma, para 1 pessoa, o custo mensal estimado é de 3.460 dólares. Como destacamos, o principal gasto é o aluguel. Em um estúdio mobiliado de 45 m², você terá que pagar por volta de 2.100 dólares, se for em uma área nobre, ou cerca de 1.600 dólares em uma zona mediana.
Como enviar e receber dinheiro em Seattle
Para estudar na Universidade de Washington, você precisará enviar e receber dinheiro do Brasil. Para isso, precisará de uma plataforma de transferências internacionais que trabalhe com dólar.
O procedimento varia de acordo com o serviço escolhido. Da mesma forma, as taxas também mudam. Por isso, é fundamental escolher o melhor custo-benefício.
Nesse cenário, vale a pena fazer simulações para ver onde seu dinheiro vai render mais. Assim, sua decisão será mais acertada.
Nesse processo de envio e recebimento de dinheiro em Seattle, você pode contar com a Remessa Online. Afinal, nossa plataforma é reconhecida e envia dinheiro para diferentes países — inclusive para os Estados Unidos.
O atendimento é todo em português e você pode enviar dinheiro para os EUA ou recebê-lo para várias finalidades. O prazo de entrega da quantia varia de algumas horas até 2 dias úteis, no máximo.
Por sua vez, o limite de transferência é de R$ 100 mil por ano. No entanto, é possível aumentar essa quantia. É só fazer a solicitação e enviar os documentos exigidos.
Assim, você tem o suporte adequado e ainda pode fazer as transferências sendo pessoa física ou jurídica. Tudo para facilitar a sua vida e a sua mudança para Seattle.
Então, o que achou de todas essas dicas para estudar na Universidade de Washington? Assim, você tem mais tranquilidade para estar em uma das melhores instituições de ensino do mundo, com a segurança de uma plataforma de transferências internacionais.
Agora, é só você conhecer a Remessa Online! Acesse o site, verifique os detalhes e faça a sua simulação. Você verá que a plataforma oferece o melhor custo-benefício.
Resumindo
A Universidade de Washington exige o cumprimento de alguns critérios, como ter proficiência em inglês e ter finalizado todas as disciplinas obrigatórias do ensino médio.
As melhores universidades em Nova York são a Cornell e a Columbia, que fazem parte da Ivy League. No entanto, também tem a New York University (NYU), bastante conceituada.
A NYU custa cerca de 55 mil dólares por ano.
Por fazer parte da Ivy League, é uma instituição de ensino mais cara. O valor atinge 74 mil dólares por ano.