Entenda tudo sobre as HRtechs, empresas de tecnologia aplicada ao setor de Recursos Humanos que propõem trazer mais inteligência e estratégia ao setor.
A transformação digital já tomou conta de vários setores dos empreendimentos. Uma prova disso são as startups techs. São empresas que unem tecnologia e processos para trazer inovação e soluções diferenciadas para diversos campos de atuação. A HRtech é um exemplo disso.
Esse modelo de startup de tecnologia é voltado para o setor de Recursos Humanos (Human Resources, em inglês). Uma de suas principais funções é aplicar ferramentas digitais para trazer modernidade à área, otimizar processos, elevar a eficácia e mais.
Continue lendo este artigo para descobrir como a HRtech funciona e como ela entrega mais valor para os colaboradores e para as empresas!
O que são HRtechs?
HRtechs são startups de tecnologia focadas na área de Recursos Humanos. Seu objetivo é elaborar e colocar em prática soluções digitais para o setor, trazendo mais inteligência, agilidade e eficácia para os processos.
Por meio de plataformas e sistemas, as HRtechs automatizam atividades da área, o que a torna mais estratégica e relevante para os resultados do negócio.
Dessa maneira, a tecnologia é usada para dar mais rapidez e precisão às rotinas. Isso garante a eliminação de burocracias e contribui para que profissionais possam se concentrar em assuntos mais ligados ao core business da empresa.
Além disso, existem várias outras inovações, como o uso de análise de dados para monitorar uma série de indicadores. Por exemplo, benefícios e performance dos colaboradores.
Como as HRtechs funcionam e para que servem?
Uma HRtech ajuda na aplicação da tecnologia para suavizar processos lentos e trabalhosos do dia a dia. Por exemplo, muitos sistemas conseguem fazer análises automáticas de candidatos, por meio de mapeamento de currículo e perfil comportamental.
No mais, softwares qualificados atuam na gestão de documentos e até em onboarding digital. Esse recurso está sendo muito usado por empresas, e foi ainda mais útil durante o isolamento social na pandemia.
Trata-se da possibilidade de contratar alguém remotamente. Nesse caso, o envio de documentos e a assinatura de contratos são feitos digitalmente via sistema.
O RH é conhecido por ser uma área que não ganha o destaque que merece dentro de uma empresa. Esse fato está ligado à burocracia, visto que a equipe fica atolada com documentos e processos.
Dessa maneira, um desafio comum do setor é torná-lo mais estratégico. Assim, os profissionais conseguem elaborar ações que tragam mais resultado para a empresa e para o cliente interno.
Logo, as HRtechs contribuem para revolucionar o setor, tornando ele mais otimizado e alinhado com práticas modernas. Isso promove ganho de tempo e redução de custos.
Quais são os principais tipos de ferramentas de HRtechs?
São muitas as soluções e novidades que uma HRtech apresenta para o mercado. Vamos conhecer as principais delas a seguir:
1. Plataforma de seleção de candidatos
Processos seletivos podem ser muito trabalhosos e consumir a equipe. Para isso, muitas HRtechs trabalham com soluções digitais para gerenciar currículos e talentos.
Por exemplo, existem plataformas que funcionam como fontes de candidatos, nas quais profissionais cadastram seus currículos ou se candidatam a vagas.
Nesses sistemas, empresas podem usar filtros para ter acesso a dezenas de currículos e selecionar os interessados com maior objetividade.
Tecnologias como inteligência artificial, machine learning e People Analytics são aplicadas para realizar mapeamento comportamental e de conhecimento. Isso é feito por meio de testes e atividades online. A ideia é avaliar se existe um match perfeito entre a pessoa e a cultura da empresa.
2. Sistemas para controles e processos
Sistemas qualificados facilitam as rotinas no RH. Eles contribuem para que o setor seja menos custoso e tenha alta produtividade.
Da mesma forma, permitem que a equipe se concentre em projetos direcionados a beneficiar o bem-estar e a capacitação dos colaboradores. Folha de pagamento, controle de férias, benefícios, registros e envio de documentos são exemplos de atribuições do RH que podem ser digitalizadas.
3. Softwares de produtividade
Diversas HRtechs desenvolvem ferramentas voltadas para gerenciamento da cultura corporativa e produtividade. Seu intuito é usar a tecnologia para promover mais engajamento e desenvolver a equipe.
Nesse sentido, grande parte desses sistemas trabalha com vários serviços, como:
- pesquisas para medir clima e engajamento
- automatização de feedback;
- Big Data para gestão de pessoas, promovendo análises sobre performance;
- plataformas para treinamento e desenvolvimento corporativo.
Quais são as áreas de desenvolvimento de uma HRtech?
As HRtechs estão ajudando a remodelar o setor de RH no Brasil e no mundo por meio de softwares, aplicativos e demais sistemas. Assim, tornam os processos mais rápidos e inteligentes.
São muitas as frentes de pesquisa e desenvolvimento. A seguir, vamos mostrar as áreas de maior destaque:
1. People Analytics
A análise de dados e geração de insights por meio do Big Data é uma tendência forte em todas as áreas de negócios. As HRtechs também propõem o uso de dados para auxiliar o processo de tomadas de decisões e munir empresas de conhecimento qualificado.
Chamada de People Analytics, essa atividade consiste em capturar e examinar dados de pessoas, mapeando perfis, tendências, demandas, performance e mais.
Com essas informações, a empresa toma conhecimento de índices importantes que podem ajudá-la a rever processos e nortear o planejamento da área. Por exemplo, pode-se:
- medir a aceitação ou o uso de determinado benefício;
- entender mais sobre o clima organizacional;
- ajustar políticas de benefícios para se tornarem mais relevantes e atrativas;
- selecionar candidatos de forma mais acertada conforme perfil da vaga.
2. Gerenciamento de processos
O RH é uma área que envolve muitos procedimentos, trâmites e papelada que o tornam menos estratégico quando se pensa em resultados e lucros.
Contudo, essa realidade pode ser diferente com a automação. Uma forte tendência nas HRtechs é o desenvolvimento de sistemas voltados a administrar controles e processos internos. A ideia é executar essas tarefas operacionais automaticamente e digitalizar ações, como:
- folha de pagamento;
- gestão de documentos;
- férias;
- reembolsos;
- benefícios.
3. Processo de recrutamento e seleção
As HRtechs de destaque no mercado são aquelas que desenvolveram plataformas para otimizar a ponte entre candidatos e empresas.
Grande parte delas é usada para simplificar ações que envolvem um processo seletivo. Por exemplo, envio de currículos, informações e vídeo de apresentação, além da realização de testes e questionários.
Esses recursos ajudam empresas a identificar e selecionar os talentos certos, movendo para as etapas mais avançadas do processo apenas um grupo reduzido de selecionados.
Além disso, muitas HRtechs trabalham com a criação do que podemos chamar de marketplaces de talentos, no qual profissionais podem cadastrar seu currículo
4. Treinamento e capacitação
Outra área de grande relevância é a elaboração de plataformas voltadas para o desenvolvimento e treinamento de pessoas. Muitas delas se baseiam principalmente em e-learning e gamificação para tornar o processo de aprendizado ainda mais envolvente.
Essa estratégia gera mais engajamento e adesão aos programas de capacitação, trazendo muitas vantagens para a evolução das equipes. Esse também é um planejamento válido para elevar o employer branding da empresa.
Essa tática diz respeito à construção de uma marca empregadora e engloba tudo que destaca a experiência de um profissional em uma empresa.
Logo, ela aponta a reputação de uma marca, mostrando que determinado lugar é bom para trabalhar e gera valor para seus colaboradores.
Como é o mercado brasileiro e internacional para as HRtechs?
A crise causada pela pandemia de Covid-19 fez com que a transformação digital se acelerasse. Isso pressionou empresas a se adaptarem a novas formas de trabalho e novos modelos de negócios.
É nesse cenário que HRtechs vêm ganhando muita força e relevância. Além disso, estão em amplo crescimento no Brasil e no mundo.
Essas empresas já estavam em expansão. Entretanto, as mudanças no mercado de trabalho fizeram os lucros globais projetados saltarem. Segundo levantamentos, eles foram de US$ 24,04 bilhões em 2021 para US$ 35,68 bilhões em 2028.
De acordo com uma pesquisa da empresa americana Paychex, 98% dos líderes de RH disseram que a pandemia de Covid-19 transformou seu papel na empresa. As tecnologias propostas por HRtechs se tornaram a principal prioridade para 81% deles.
Mais de 85% também reportou que a tecnologia os auxilia a ser mais estratégicos em seus setores e contribui para a experiência do colaborador.
Esses indicadores têm sido importantes para a retenção de talentos em um contexto de mudanças nos ambientes de trabalho e no ganho de vantagem competitiva.
No Brasil, a diversificação das formas de trabalho também alavancou o mercado das HRtechs, que já apresentava sólido crescimento.
Estudos mostram que nos últimos 10 anos, o número de startups de tecnologia para Recursos Humanos cresceu em quase 440% no país.
De acordo com dados da Distrito, o número de HRtechs no Brasil passou de 66 para 356. Do total, 32,8% são da categoria recrutamento e contratação, 38,8% de aprimoramento e cuidados e 28,4% de gestão.
Quais são as tendências para HRtechs de maior destaque?
As HRtechs têm um futuro promissor. Na medida em que a dinâmica do mundo corporativo passa por mudanças, essas empresas encontram ainda mais oportunidades para crescer. Confira, a seguir, os principais temas e tendências para o segmento.
1. RH digital
A digitalização das rotinas do RH é uma forte inclinação impulsionada pela pandemia. Agora, a tendência é que empresas invistam ainda mais em automação para acompanhar as demandas do mercado e atrair talentos.
2. Trabalho remoto
Um relatório de 2022 da Buffer diz que 97% dos respondentes que trabalharam remotamente durante a pandemia gostariam de continuar nessa modalidade.
O formato remoto ou híbrido veio para ficar e é uma demanda esperada por grande parte dos profissionais atualmente.
Logo, empresas precisam remodelar seus processos. Cabe ao RH munir os colaboradores com ferramentas que promovam autonomia e flexibilidade para as pessoas, mantendo a colaboração e a produtividade, mesmo à distância.
3. Saúde e bem-estar
Nos últimos anos, um tema que ganhou atenção nas empresas foi a questão da saúde mental dos colaboradores.
Assim, aplicativos e sistemas voltados para gestão do bem-estar do colaborador tendem a ganhar força nas organizações, especialmente diante do desafio da retenção de talentos.
Quais são as principais HRtechs brasileiras?
O Brasil apresenta um número crescente de HRtechs, e o solo é fértil para esse tipo de negócio. Conheça 4 startups brasileiras de sucesso na área de RH.
1. Convenia
A Convenia é uma plataforma de automação para o RH. A empresa oferece diversos serviços para otimizar e digitalizar o setor, como gestão de folha de pagamento, admissão, entre outras rotinas.
A ideia dessa HRtech é oferecer um ecossistema completo para gerenciar atividades burocráticas em um só lugar.
2. Revelo
A Revelo usa machine learning para identificar os melhores candidatos em um processo seletivo. Nessa plataforma, os candidatos não se inscrevem em vagas. Eles são procurados por empresas.
É um sistema indicado para empresas que buscam perfis específicos e técnicos, e que desejam encontrar o talento ideal com mais facilidade.
3. Gupy
Uma das maiores plataformas que automatiza todo processo de recrutamento e seleção, a Gupy vem crescendo no mercado.
Ela usa inteligência artificial, machine learning e People Analytics para aprimorar os processos, facilitar a seleção de perfis adequados e investigar pontos de melhoria.
4. Pin People
A Pin People também usa inteligência artificial, mas a favor da experiência do colaborador. Seu objetivo é coletar e interpretar dados para melhorar a cultura da empresa.
Com foco em dados para medir indicadores e feedbacks, a empresa busca interpretar formas para fortalecer a marca empregadora e o engajamento das equipes.
As HRtechs contribuem para tornar os Recursos Humanos uma área mais estratégica e que colabora para o resultado do negócio. Afinal, é um setor conhecido por ser burocrático. Assim, essas startups propõem novidades que auxiliam empresas a digitalizar o setor, tornando-se mais atraentes para o mercado, os investidores e os talentos.
Se você gostou deste artigo, aproveite para assinar nossa newsletter e receber nossos conteúdos e novidades em primeira mão por e-mail!
Resumindo
HRtechs são startups de tecnologia voltadas para o setor de Recursos Humanos. Uma de suas principais funções é aplicar ferramentas digitais para trazer modernidade à área, otimizar processos, elevar a eficácia e mais.
Segundo dados da Distrito, o Brasil conta com 356 HRtechs em 2022.