Saber o que são ações preferenciais e o seu funcionamento pode ajudar a direcionar os seus investimentos na bolsa de valores. Saiba mais neste post!
Se você pensa em investir em empresas listadas na bolsa de valores, precisa entender o que são ações preferenciais. Isso porque elas apresentam diferenças importantes em relação a outros tipos de papéis, o que pode influenciar a sua estratégia de investimentos.
Portanto, se você ainda não conhece esse tipo de ação ou tem dúvidas sobre o seu funcionamento, é hora de esclarecer o assunto. Assim, será possível compor uma carteira de investimento mais alinhada às suas necessidades e expectativas.
Quer saber mais? Continue lendo e aprenda mais sobre as características, vantagens e desvantagens das ações preferenciais!
O que são ações preferenciais?
As ações preferenciais são papéis que garantem ao investidor a preferência na distribuição de dividendos ou dos valores devidos em caso de liquidação da companhia. Elas também identificadas pela sigla PN.
Vale destacar, ainda, que as ações são a menor parte do capital social de uma sociedade anônima. Quando a empresa opta por abrir o seu capital, esses ativos passam a ser negociados na bolsa de valores. Assim, os investidores interessados podem adquirir os papéis e se tornar acionistas do negócio.
Quais são as vantagens de adquirir ações PN?
Entendendo o que são as ações PN, é hora de conferir as vantagens que elas podem proporcionar. Aqui, existem dois pontos de destaque. Confira!
Preferência na distribuição de dividendos e em caso de liquidação
A primeira vantagem, como você já viu, é a preferência na distribuição dos dividendos da empresa. Logo, quem busca renda passiva pode se interessar mais por essas ações.
Isso também pode reduzir os riscos, já que há preferência em relação aos acionistas ordinários para receber o montante em aberto em caso de liquidação. Entretanto, esse pagamento ainda dependerá dos recursos que sobrarem após pagar os credores.
Possibilidade de receber dividendos mais elevados
Também é possível que os valores distribuídos a títulos de dividendos sejam mais elevados nas ações PN. Essa característica ajuda a potencializar os ganhos com a distribuição dos proventos.
Vale destacar que não existem garantias de que o montante será mais elevado. Isso dependerá das definições de cada companhia.
Maior liquidez nas negociações
É comum que as ações preferenciais de uma companhia tenham maior procura que as ordinárias. Como resultado, a tendência é que o volume de negociação seja mais elevado. Na prática, isso significa que pode ser mais fácil vender as ações no mercado secundário caso precise se desfazer do ativo.
Quais são as desvantagens de adquirir ações PN?
Apesar das vantagens, também existem desvantagens ao comprar ações preferenciais. Veja quais são!
Não há direito a voto
As ações PN não dão direito ao voto. Essa é uma característica presente apenas nos papéis ordinários. Então quem tem interesse em participar ativamente das decisões da companhia pode não se interessar por esse tipo de ativo.
Não há garantia de tag along
O tag along é um mecanismo de proteção garantido aos investidores. Ela traz um preço mínimo pelo qual as ações poderão ser vendidas pelo acionista em caso de venda da companhia, com mudança no controle.
Nas ações ordinárias, o tag along deve ser de pelo menos 80% do preço pago aos acionistas majoritários pelos papéis, podendo chegar a 100%. Contudo, as ações PN podem ter esse benefício, a depender das políticas da companhia.
Nem todas as empresas emitem ações PN
Outra questão que merece atenção é que nem todas as companhias emitem ações PN. É o caso das empresas que fazem parte do Novo Mercado. Esse é o nível de governança mais alto da B3, mas as companhias listadas nesse segmento só podem emitir ações ordinárias.
Como identificar uma ação PN na bolsa?
Se você quer investir em uma ação PN, é preciso pesquisar as alternativas disponíveis na bolsa de valores. Para facilitar a identificação, vale entender como funcionam os códigos de negociação dos ativos — também conhecidos como “ticker“.
Ele é composto por 4 letras seguidas por um número. As letras nos códigos das ações servem para identificar a companhia. Por exemplo, a Petrobras tem ações que começam com “PETR”. Já os números indicam o tipo de ativo. No caso das ações preferenciais, elas terminarão com os seguintes algarismos:
- 4: ações preferenciais (PN);
- 5: ações preferenciais classe A (PNA);
- 6: ações classe B (PNB);
- 7: ações classe C (PNC);
- 8: ações classe D (PND).
Vale destacar que as classes de ações podem diferenciar os direitos garantidos aos acionistas. Nesse caso, é importante pesquisar o estatuto social da companhia para entender o que muda e tomar decisões mais acertadas.
Quais são as principais ações preferenciais no mercado?
Se você tem curiosidade sobre as ações preferenciais disponíveis na bolsa de valores, vale destacar que a lista é bastante ampla. Você pode fazer a consulta diretamente pelo site da B3 ou pelo home broker da instituição financeira em que tem conta. Conheça algumas das principais ações PN listadas:
- Azul : AZUL4;
- Banco BMG: BMGB4;
- Banrisul: BRSR6;
- Bombril: BOBR4;
- Celesc: CLSC4;
- CEMIG: CMIG4;
- Gerdau: GGBR4;
- ITAUSA: ITSA4;
- Petrobras: PETR4;
- Santander: SANB4;
- Telebrás: TELB4;
- Usiminas: USIM5.
Como você viu, as ações preferenciais garantem direitos específicos ao acionista, como a preferência no pagamento de dividendos. Porém, antes de fazer um investimento, é importante analisar o ativo para entender se ele é adequado à sua estratégia.
Gostou de aprender mais sobre esses ativos? Se você quer aprender mais sobre o mercado financeiro e acompanhar outras dicas, siga as páginas da Remessa Online nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter!
Resumindo
São ações que garantem ao investidor a preferência no recebimento de dividendos e de valores em caso de liquidação da companhia.
– Preferência na distribuição de dividendos e em caso de liquidação;
– Possibilidade de receber dividendos mais elevados;
– Maior liquidez nas negociações.
– Não há direito a voto
– Não há garantia de tag along
– Nem todas as empresas emitem ações PN
Nas ações preferenciais, o ticker terminará com o número 4, 5, 6, 7 ou 8.