Quer fazer campanhas de publicidade online e nem imagina por onde começar? Conheça o Google Ads e descubra tudo sobre essa ferramenta!
Se você está pensando em executar qualquer tipo de campanha de mídia paga ou outra estratégia de outbound marketing, precisa conhecer o Google Ads.
É uma das ferramentas de marketing digital mais completa, disponível para qualquer empresa. Quando usada de forma eficaz, pode gerar grandes resultados para aumentar o tráfego do site, gerar leads e fazer vendas.
Aqui está o guia completo de como usar o Google Ads para você poder aproveitar uma das melhores ferramentas de mídia paga. Boa leitura!
O que é o Google Ads?
O Google Ads é o sistema de publicidade online do Google. Ele permite criar anúncios online para alcançar públicos interessados nos produtos e serviços que você oferece. A plataforma funciona com publicidade pay-per-click (PPC), ou seja, você tem que pagar toda vez que um visitante clicar no seu anúncio.
Existem muitos meios e métodos de publicidade por aí. Pode ser difícil determinar qual é uma boa opção para o seu negócio. A seguir, confira quais são os principais formatos de anúncio.
Anúncios de pesquisa
Os anúncios de pesquisa são uma forma de publicidade nativa que aparece nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.
Quando um usuário faz uma consulta, os anúncios que são relevantes para as palavras-chave usadas aparecem na parte superior da página como link patrocinado.
Esses anúncios de pesquisa são muito semelhantes aos resultados orgânicos que aparecem logo abaixo dos resultados pagos.
Redes de anúncios do Google
O Google Ads permite que as empresas segmentem usuários em duas redes principais — de pesquisa e de exibição.
Na primeira, os anunciantes fazem lances nas palavras-chave relevantes. Isso dá a eles uma exibição de seus anúncios para usuários que inserem esses termos no Google como parte de uma consulta. Os resultados da pesquisa paga são geralmente exibidos na parte superior e inferior da página com um pequeno ícone de anúncio ao lado deles.
A rede de exibição, por outro lado, oferece aos anunciantes a chance de exibir seus banners nos sites que fazem parte da rede do Google.
Classificação de anúncios
O sistema do Google Ads é, basicamente, um leilão. Nele, o anunciante faz um lance no sistema para garantir uma posição de anúncio específica.
Dependendo da concorrência e do lance dos demais anunciantes, é possível obter a posição desejada ou relacionada a uma inferior.
No entanto, a posição real do seu anúncio é determinada por dois fatores: seu lance máximo multiplicado por seu índice de qualidade.
O lance máximo é quanto você está disposto a pagar quando os espectadores clicam em seu anúncio. Já o índice de qualidade se refere a otimização, qualidade da página de destino, taxa de cliques esperada e relevância.
Quanto melhor a classificação do seu anúncio, mais alta será a posição dele na pesquisa do Google.
Divulgações de alta qualidade e campanhas do Ads de bom desempenho também são recompensadas pelo Google. Por exemplo, com descontos por cliques e posições de classificação de anúncios mais altas.
Rede de Display do Google
Essa ferramenta é composta por uma rede de sites que fazem parceria com o Google e hospedam anúncios.
Ao contrário das campanhas PPC, as divulgações aparecem diretamente nos sites em banners, barras laterais etc. Em vez de serem exibidos como listagens de mecanismos de pesquisa, eles aparecem como imagens clicáveis.
A Rede de Display do Google permite segmentar públicos-alvo para seus anúncios. Isso é feito com base na localização, nos sites que eles visitam, no histórico de pesquisa e nas listas de remarketing. Esses tipos de anúncio podem ajudar você a alcançar usuários da internet que ainda não fizeram consultas relacionadas às suas palavras-chave.
Por que usar o Google Ads?
O Google Ads tem muitos recursos excelentes, incluindo análises abrangentes e relativamente fáceis de entender. Assim, você pode avaliar o sucesso de suas campanhas, otimizar esforços futuros e medir o ROI de marketing.
Você pode segmentar públicos muito específicos e aparecer em pesquisas de termos críticos. Da mesma forma, lances seletivos em palavras-chave econômicas e opções de segmentação para maximizar seu orçamento de marketing e ROI.
Quase todas as pesquisas online no Brasil são realizadas usando o Google. Além disso, existem milhares de sites, tanto locais quanto nacionais, na Rede de Display do Google. Dessa forma, seus anúncios serão vistos.
Quais são os benefícios de utilizar o Google Ads?
As principais vantagens do Ads são:
- orçamento controlado;
- ROI;
- alto nível de controle e gerenciamento;
- resultados rápidos;
- competição de nível;
- possibilidade de fazer publicidade local;
- aumenta o reconhecimento da marca;
- segmentação de público-alvo;
- remarketing;
- análise;
- acompanhamento e otimização de conversões;
- potencialização de estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo.
Como usar os anúncios do Google?
Confira os principais passos para desenvolver uma estratégia poderosa no Google Ads.
1. Crie uma conta no Google Ads
Para criar uma conta no Google Ads, você precisa:
- acessar ads.google.com e selecionar “Começar agora”;
- definir sua meta de publicidade principal;
- digitar o nome e o site da sua empresa;
- escolher sua área geográfica;
- inserir seus produtos e serviços.
Depois de colocar todas essas informações, você estará pronto para iniciar sua primeira campanha.
2. Crie uma campanha
No Google Ads, uma campanha é uma categoria abrangente que contém grupos de anúncios, que são conjuntos de palavras-chave e anúncios associados.
Configuração inicial
Após inserir suas informações comerciais e criar sua conta, você será direcionado para a criação de sua primeira campanha.
A partir daí, você precisará selecionar a rede na qual deseja que seu anúncio seja exibido (rede de pesquisa ou rede de display).
Observe que você pode exibir sua campanha nas redes de pesquisa e display ao mesmo tempo ou apenas em uma delas. Você também precisará definir uma meta para sua campanha (vendas, leads ou tráfego do site) e nomear sua campanha.
Em seguida, você selecionará os locais onde deseja que seus anúncios sejam exibidos. Isso pode ser geral, como todo o país, ou mais específico, como região, estado ou cidade. Você também pode selecionar os idiomas que seus clientes em potencial falam.
Lances
O próximo passo será escolher uma estratégia de lances. Como os anúncios do Google são pagos por clique (PPC), cada vez que alguém clicar você precisará pagar por isso.
Os lances permitem limitar o valor gasto em sua campanha para obter o ROI máximo. A interface oferece muitas estratégias de lances diferentes, dependendo das metas de sua campanha, incluindo:
- maximizar cliques;
- maximizar conversões;
- local de pesquisa da página segmentada;
- parcela de superação desejada;
- CPA desejado;
- ROAS desejado;
- CPC otimizado;
- CPC manual.
Em seguida, insira um orçamento diário para sua campanha, com base no quanto você deseja gastar nela.
Extensões de anúncio
Você deverá inserir as datas de início e término de sua campanha, bem como as extensões de anúncio.
Elas permitem que você inclua informações adicionais, como um sitelink adicional, informações comerciais (como horário ou local da vitrine) ou um número de telefone.
3. Escolha palavras-chave
Palavras-chave são o ponto principal para anúncios eficazes do Google e anúncios PPC em geral. Você precisará selecionar palavras-chave que sejam relevantes e específicas.
A plataforma Google Ads possui um planejador de palavras-chave que pode ser útil. Em “Obter ideias de palavras-chave”, você pode inserir um website relacionado ou seu produto ou serviço, e o planejador fará as sugestões.
Se você já faz algum tipo de marketing digital ou atualização de seu site, talvez já tenha uma estratégia de palavras-chave em vigor. Dessa forma, você pode usá-las também para os anúncios.
4. Monitorar e revisar métricas
Na interface de anúncios, selecione o ícone da ferramenta no canto superior direito e selecione “Conversões”. Em seguida, selecione o botão “+” e o tipo de conversão que deseja acompanhar: site, aplicativo, chamadas telefônicas ou importado de outro sistema.
Depois, você vai definir e categorizar suas metas. Em seguida, adicionar uma tag global do site e uma de evento à sua página de destino para acompanhar as conversões.
Para analisar o desempenho do seu anúncio, comece na página “Visão geral”. Você pode personalizar o gráfico de linhas que aparece para mostrar os dados mais interessantes e relevantes para você. São eles: cliques, conversões, taxas de conversão e custo por conversão.
Qual é a principal diferença entre o Google Ads e o AdSense?
Enquanto o Google Ads é para anunciantes, o Google AdSense é para editores. Se você possui ou gerencia websites, blogs ou fóruns e deseja monetizá-los, o programa Google AdSense pode ser útil para você. Os anúncios são exibidos em sua propriedade digital e você pode gerar receita com base no número de pessoas que visualizam ou interagem com eles.
Quais são as boas práticas para anunciar no Google Ads?
Quer executar uma campanha publicitária do Google realmente eficaz? Confira nossas dicas!
1. Otimize sua página de destino
Sua página de destino é para onde os usuários vão depois de clicar em seu anúncio. Como tal, é uma das partes mais cruciais da experiência do seu cliente em potencial.
Você deseja que as páginas de destino tenham uma chamada à ação clara e convidativa, mantendo todas elas digitalizáveis? Isso significa que devem ter pequenos blocos de texto e um objetivo óbvio.
Você quer que os visitantes se inscrevam no seu boletim informativo? Certifique-se de que a caixa de inscrição esteja na frente e no centro.
Quer mais vendas? Inclua alguns depoimentos e muitos links para comprar seus produtos/serviços.
2. Acerte o título
Seu título é sem dúvida a parte mais importante do seu anúncio do Google. Afinal, é a primeira coisa que os clientes em potencial veem. Há também o fato de que seu anúncio precisa se destacar entre os demais resultados na primeira página do Google.
Como tal, você precisa ter certeza de utilizar o título correto. Existem algumas ótimas maneiras de fazer manchetes convidativas. Nossa melhor sugestão é: evite caça-cliques. Isso não apenas frustrará seus leitores, mas também pode impactar a reputação da sua marca de forma negativa.
Como rastrear seu anúncio do Google com o Google Analytics?
Se você não rastrear e analisar sua campanha do Google Ads, não conseguirá entender quais foram os resultados do seu investimento.
Ao analisar seus dados, você aprenderá os ajustes que precisa fazer em suas campanhas futuras para torná-las mais bem-sucedidas.
Para fazer isso, você precisa vincular seus anúncios do Google ao Google Analytics. Depois, siga estas etapas do Google para vincular os dois serviços:
- acesse sua conta do Google Ads;
- clique no menu “Ferramentas”;
- selecione “Contas vinculadas” em configuração;
- clique em “Detalhes” em Google Analytics;
- visualize os sites do Google Analytics que você pode acessar;
- clique em “Configurar link” no site que você deseja vincular ao Google Ads. Você também poderá vincular a visualização do Google Analytics;
- aperte em “Salvar”.
Agora, você poderá visualizar métricas vitais, como custos e dados de cliques do seu anúncio do Google. Isso é de vital importância para determinar futuros ajustes de campanha e medir o sucesso dela.
O Google Ads pode ser um aliado de peso para quem busca impactar audiências na internet. Por isso, se você ainda não incluiu anúncios pagos em sua estratégia de marketing, talvez seja o caso de repensar o caso.
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Resumindo
O Google Ads é o sistema de publicidade online do Google. Ele permite que você crie anúncios online para alcançar públicos interessados nos produtos e serviços que você oferece.