Mastodon é uma rede social que surgiu em 2016 como uma alternativa ao X, antigo Twitter, e hoje já conta com mais de 13 milhões de usuários. Ela se diferencia por ser descentralizada, ou seja, formada por vários servidores independentes que se comunicam entre si.
Até outubro de 2022, eram menos de 1 milhão de contas, mas a rede social ganhou destaque após Elon Musk comprar o Twitter e fazer mudanças na plataforma. Saiba mais sobre essa rede social que vem ganhando adeptos no mundo todo.
O que é a rede Mastodon?
O Mastodon é uma rede social alternativa desenvolvida pelo alemão Eugen Rochko. A plataforma funciona como um microblog, com postagens curtas que variam de memes a notícias e atualizações em tempo real. Ela é uma alternativa para o X (antigo Twitter). A rede social permite publicar textos, imagens, vídeos e emojis, com um limite de 500 caracteres por post.
Além disso, a plataforma é sem fins lucrativos e apoiada por crowdfunding. A plataforma existe há alguns anos, mas viu o número de contas ativas crescer nos últimos meses.
Criada em 2016, ainda é pouco conhecida, mas começou a crescer em 2022, quando o Twitter começou uma crise após Elon Musk assumir a rede social.
Como funciona o Mastodon?
O Mastodon funciona com uma rede social de código aberto. Alguns dos recursos disponíveis são:
- Seguir outras pessoas;
- Fazer publicações com até 500 caracteres;
- Enviar imagens e vídeos;
- Compartilhar postagens de outros usuários;
- Receba postagens em ordem cronológica, sem algoritmos.
Os usuários podem participar de diversos servidores diferentes, executados por grupos e indivíduos diversos. Isso quer dizer que a rede social não tem uma plataforma central controlada por uma só empresa, como é o caso de outras redes como Instagram, Facebook e o próprio Twitter.
Você encontra comunidades relacionadas com ativismo social, artes, comida, animais de estimação, jogos, humor, com a comunidade LGBTQIA+, música, tecnologia, regiões e muito mais.
Quanto custa acessar o Mastodon?
Assim como as redes sociais mais utilizadas no Brasil, o Mastodon é gratuito, mas um de seus diferenciais é ser totalmente livre de anúncios.
Como se cadastrar no Mastodon?
O passo a passo para se cadastrar é o seguinte:
- Acesso o site do Mastodon e clique em “Create account”;
- Leia e aceite as regras da comunidade;
- Escolha um nome de usuário semelhante a um e-mail, formado pelo nome de usuário e o domínio @mastodon.social;
- Clique no link de confirmação em seu e-mail;
- Você já pode personalizar seu perfil como preferir e começar a seguir seus amigos, personalidades ou empresas.
Como encontrar amigos no Mastodon?
Para encontrar amigos no Mastodon, siga os passos abaixo:
- Em sua página inicial, coloque o nome da pessoa no campo de busca;
- Vá em “Profile” e busque a pessoa desejada;
- Se você souber o nome de usuário dela, basta colocar esse nome;
- Clique em “Follow” para começar a seguir.
Uma das particularidades dessa rede social é não contar com sugestões que são geradas por algoritmos. Ou seja, o servidor não faz o escaneamento de seus contatos para encontrar as pessoas que você conhece na rede. Assim como no Twitter, no Mastodon você pode usar hashtags para criar tópicos, achar assuntos e pessoas.
Se você quiser descobrir se as pessoas que seguem no Twitter estão no Mastodon, use o Twitodon. Outra possibilidade é pesquisar por Mastodon no Twitter e verificar se as pessoas que você segue adicionaram o usuário da nova rede em seus perfis. Você também pode ver quem seus amigos seguem e quem são seus seguidores.
Como são as publicações?
As publicações no Mastodon são diferentes das do Twitter em alguns pontos. As atualizações, por exemplo, aparecem de forma cronológica e não conforme o algoritmo como é nas redes mais famosas.
No Mastodon também não é possível fazer um tweet de citação, que é quando você reposta uma publicação de outra pessoa e pode adicionar seus comentários.
O que chamamos de “tweets” no Twitter são os “toots” no Mastodon. O que chamamos de “retweets” são “boost”. A ação de curtir, usada em todas as redes mais usadas no Brasil, é chamada de “favourite”. Você pode publicar fotos, vídeos, usar emojis, assim como em outras redes.
Como não há algoritmo no Mastodon, todas as publicações ficam visíveis, aparecendo em ordem cronológica.
O que é instância no Mastodon?
Instância é outro nome dado para os servidores da rede social, criados para proporcionar ambientes seguros e inclusivos, onde pessoas de diversas origens podem se reunir. Esses espaços são moderados para prevenir conflitos e violência, cada um com suas próprias regras e diretrizes. Instâncias diferentes podem se conectar, permitindo que os usuários mantenham contato.
Cada uma delas têm suas próprias regras de moderação e aceitação de novos membros, bem como diretrizes de relacionamento com outras instâncias. É possível que instâncias, ou servidores, diferentes se conectem entre si, permitindo que os usuários mantenham contato.
O Mastodon tem se mostrado uma ótima opção para quem quer testar algo novo e fugir do modelo de rede social criado por grandes players do mercado. Tem curiosidade de saber como é fazer parte de uma instância dentro do Mastodon? Saiba mais sobre os servidores e crie a sua conta.
Quer conhecer outra alternativa ao Twitter? Conheça o Threads a nova rede social integrada com o Instagram.
Perguntas frequentes
O Mastodon é uma rede social alternativa desenvolvida por Eugen Rochko. Funciona como um microblog, sem fins lucrativos e sem anúncios. Começou a ganhar popularidade em 2022, como uma alternativa ao Twitter.
O Mastodon é uma rede de código aberto que permite seguir outras pessoas, publicar textos com até 500 caracteres, compartilhar imagens e vídeos, conferir postagens em ordem cronológica, sem algoritmos.
O Mastodon é gratuito e não possui anúncios, tornando-se uma alternativa atraente às redes sociais convencionais.