O Open Banking surgiu para otimizar os processos no mercado financeiro e melhorar a experiência dos usuários com serviços bancários.
Por meio do compartilhamento de dados entre diferentes instituições financeiras, instituições financeiras conseguem levar ao consumidor exatamente o que ele busca — o que favorece tanto ao cliente quanto às instituições, tornando o mercado mais eficiente para o cliente e mais competitivo para os bancos.
Continue a leitura e entenda como o Open Banking impacta as instituições financeiras.
O que é o Open Banking?
O Open Banking é um novo modelo de relacionamento entre bancos e clientes, que permite que usuários de serviços bancários compartilhem suas informações com outras instituições.
A premissa básica do Open Banking gira em torno do consentimento do usuário. Isso significa que as empresas só podem compartilhar seus dados se for solicitado pelo cliente. Do mesmo modo, deverão, obrigatoriamente, compartilhar as informações caso o cliente solicite e autorize.
Na prática, se uma pessoa tem relação de anos com um banco, mas quer buscar crédito em outro, conseguirá comprovar que sempre foi um bom cliente e aumentar suas chances de aprovação, sem precisar iniciar uma relação do zero com o novo banco.
O Open Banking será regulamentado pelo Banco Central e os dados compartilhados dentro deste modelo estarão protegidos pela Lei Complementar n° 105/2001, do Sigilo Bancário. Além disso, a fiscalização de todo esse processo será realizada de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD n° 13.709/2018)
Impactos do Open Banking para as instituições financeiras
O primeiro grande impacto e maior desafio do Open Banking para as instituições financeiras encontra-se na governança e segurança de dados.
Além de proporcionar uma melhor experiência para os clientes, o Open Banking foi idealizado com o objetivo de promover maior competitividade entre as instituições e incentivar a inovação do sistema financeiro.
Dessa forma, a tendência é que surjam novos modelos de negócios e soluções financeiras para pessoas físicas e jurídicas.
As instituições que conseguirem extrair valor das informações compartilhadas por meio do Open Banking terão a oportunidade de aproveitar vantagens como:
- Fidelização da base de clientes: a partir de uma melhor utilização dos dados para conhecer seus clientes e proporcionar experiências que tornem a vida financeira de seus clientes mais leve.
- Aumento da rentabilidade: por meio de ofertas de produtos e serviços personalizados, que atendam às necessidades de seus clientes.
- Novos produtos e serviços: com o desenvolvimento de novos produtos e serviços mais lucrativos e que gerem valor para seus clientes.
- Aumento da eficiência: com a integração dos produtos e serviços financeiros às diferentes jornadas digitais dos clientes e customização de produtos e serviços.
Quais instituições são obrigadas a participar do Open Banking?
De acordo com a regulamentação do Open Banking, a participação de instituições é obrigatória ou voluntária a depender do porte e dos dados e/ou serviços que estão sendo compartilhados.
Instituições classificadas como S1 (com porte igual ou superior a 10% do PIB, ou com atividade internacional relevante) e S2 (com porte entre 1% e 10% do PIB) são obrigadas a participar do Open Banking. Abaixo você pode conferir algumas delas:
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- Caixa Econômica;
- Itaú;
- Santander;
- BNDES;
- Citibank;
- Credit Suisse, entre outros.
Demais empresas como Pic Pay, Mercado Pago e Nubank fizeram a adesão voluntária ao ecossistema.
Agora que você já sabe como o Open Banking impacta as instituições financeiras, aproveite para conhecer a API de câmbio da Remessa Online e dar mais um passo no processo de inovação da sua empresa.
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Por meio dela, empresas podem implementar serviços de câmbio em suas plataformas usufruindo de toda infraestrutura tecnológica e expertise de mercado da Remessa Online.
Os dados financeiros compartilhados no Open Banking são relacionados a suas informações cadastrais (como nome, CPF, endereço etc.). Além disso, os clientes podem optar por mostrar para as instituições participantes que desejem, dados sobre suas transações de conta e cartão e operações de crédito.
Dentre as principais vantagens trazidas pelo Open Banking para as empresas destaca-se: fidelização da base de clientes, aumento da rentabilidade, desenvolvimento de novos produtos e serviços e aumento da eficiência.