Se você ainda não sabe o que é coworking, precisa conhecer essa solução focada em beneficiar profissionais e empresas. Saiba mais!
Muitas empresas, após a pandemia, têm deixado de lado os escritórios, principalmente pelos gastos que eles geram. Simultaneamente, o trabalho remoto ganhou espaço, dispensando estruturas físicas tão amplas nas companhias. Diante desse cenário, o coworking surgiu como opção para auxiliar esse tipo de negócio e profissionais.
No entanto, embora esse modelo não seja uma novidade, muitos ainda não sabem o que é um coworking, como ele funciona ou os benefícios que ele pode trazer. Com isso, deixam de aproveitar essa oportunidade de otimizar a rotina e aproveitar vantagens profissionais.
Esse é o seu caso? Então, continue a leitura deste guia que preparamos. Nele, você esclarecerá as principais dúvidas sobre o coworking e os diferenciais desses espaços. Continue a leitura!
O que é coworking?
O coworking é um ambiente de trabalho compartilhado por pessoas e empresas. Esse modelo de trabalho colaborativo é focado no compartilhamento de espaço e recursos. Assim, você pode alugar escritórios de coworking para trabalhar, realizar reuniões e fazer networking com outros profissionais e empreendedores.
Esse é um modelo relativamente novo e que tem grande alinhamento com o futuro do trabalho — que prevê maior flexibilidade nas relações profissionais. Há uma tendência de busca por maior qualidade de vida e equilíbrio entre vida pessoal e carreira. Nesse cenário, o trabalho remoto e a jornada flexível ganham preferência entre profissionais.
Vale saber que, inicialmente, o termo coworking era utilizado nos Estados Unidos como referência a um espaço digital. O criador do conceito foi Bernie Koven, um designer de games, que pensou nesse modelo de extensão do trabalho para funcionar no ambiente online. Isso aconteceu ainda em 1999.
Porém, o termo passou a ser utilizado de maneira mais ampla e, em 2005, Brad Neuberg começou a aplicá-lo para ambientes físicos. Assim, surgiu o coworking como um espaço de trabalho colaborativo. Desde então, o modelo foi ganhando destaque em diferentes países, conquistando também o mercado brasileiro.
Atualmente, o coworking é entendido como um espaço de trabalho que pode atender empresas e profissionais. Toda a estrutura é pensada para trazer conforto, produtividade, estimular a criatividade e garantir a colaboração. Com isso, ele pode trazer uma série de vantagens para quem utiliza a solução.
Como é trabalhar em um coworking?
Trabalhar em um coworking significa contar com um espaço profissional para realizar as suas atividades. Portanto, a experiência costuma ser bastante positiva, sem envolver problemas com adaptação e outras questões semelhantes.
Isso porque todos os detalhes são planejados pensando na demanda de profissionais, incluindo decoração, mobiliário, equipamentos, espaços disponíveis, custos, etc.
Um ponto interessante é que os coworkings também podem ser de diferentes estilos ou voltados a atender públicos distintos. Quem procura ambientes mais descontraídos pode encontrar várias possibilidades. Empresas ou profissionais que buscam um espaço que transmita maior seriedade também encontrarão opções.
Existem também opções com diferentes planos de contratação, como por hora, dia, semana ou mês. Ou seja, o trabalho em coworking pode ser esporádico ou frequente, conforme as suas necessidades.
Para quem é indicado o coworking?
O coworking é indicado para diversas empresas e profissionais, pois é bastante versátil. Negócios que não possuem um estabelecimento físico ou precisam marcar reuniões fora de sua localidade podem se beneficiar. Isso pode ser feito nos casos em que são feitas negociações com profissionais de outras cidades e há um foco no encontro presencial.
Grandes empresas que adotam o regime remoto ou híbrido também podem aproveitar o coworking. Nesses casos, é possível buscar parcerias para oferecer um espaço para os colaboradores, garantindo mais benefícios para a equipe.
Os espaços de coworking também são úteis para profissionais em geral que possam atuar a distância. Afinal, ainda que trabalhar em casa seja cômodo, podem surgir momentos em que ter um espaço mais profissional e contato com outros trabalhadores se torna importante.
Assim, profissionais que trabalham de carteira assinada, atuam como autônomos ou freelancers conseguem aproveitar diversas vantagens ao utilizar esses escritórios. Em resumo: qualquer pessoa ou empresa que deseje trabalhar em um ambiente colaborativo encontrará uma ótima oportunidade no coworking.
Quanto custa um espaço de coworking?
Em geral, é possível encontrar espaços a partir de R$ 15 a hora para as áreas compartilhadas. Porém, a reserva de sala de reunião ou uma diária são mais caras — podendo chegar a R$ 100 ou mais.
Ainda, há a possibilidade de fazer contratações mensais, com diferentes modelos de horário — apenas um período, todos os dias, em dias alternados, etc. Por esse motivo, não há um preço único. A dica, aqui, é pesquisar as alternativas próximas aos seus pontos de interesse para fazer orçamentos. Em geral, eles oferecem um ótimo custo-benefício.
O que o coworking oferece?
O coworking oferece uma estrutura completa para o trabalho. Veja as principais comodidades!
Espaço físico estruturado para trabalhar
O coworking oferece um espaço físico estruturado para profissionais ou empresas. Para profissionais, essa pode ser uma opção para não se limitar ao home office, trabalhando apenas em casa. Afinal, muitas vezes não é possível ter escritórios realmente estruturados no lar, o que pode gerar desconfortos ou até dificuldades para manter a rotina.
Assim, há como ter um espaço físico para trabalhar, sem depender necessariamente de a empresa atuar com trabalho presencial ou de manter o compromisso de comparecer todos os dias.
Já para as empresas esse é um diferencial relevante para garantir que colaboradores tenham acesso a mais espaços de trabalho ou ter um ambiente para recepcionar clientes. Com tantas empresas que atuam no modelo digital, essa é a oportunidade de ter um espaço físico disponível com praticidade.
Eventos corporativos para profissionais que frequentam o espaço
Diversos coworkings promovem eventos corporativos. O objetivo é proporcionar mais conhecimento para os gestores e demais profissionais que frequentam o espaço. As oportunidades também ajudam no networking ao estimular a maior interação entre todos.
Essa característica também permite que a sua empresa realize eventos no local. É bastante comum que os coworkings proporcionem essa abertura para os seus parceiros realizarem eventos. Nesse caso, podem surgir mais oportunidades de divulgar o seu negócio, como ao organizar palestras e workshops.
Flexibilidade de ambiente e horário
Outra grande comodidade do coworking é a flexibilidade. Eles podem ter horários de funcionamento distintos e trabalhar com planos de contratação variados. Ainda, há diversas opções de escritórios nas cidades. Isso tudo significa que você pode utilizá-los quando quiser, inclusive variando o local de trabalho a cada dia.
Internet de boa qualidade
Uma internet de qualidade é fundamental quando se fala em trabalho à distância. Isso porque é comum compartilhar arquivos online, utilizar sistemas em nuvem ou precisar fazer videoconferências. Isso exige uma conexão rápida e estável.
Por esse motivo, os coworkings costumam contratar um plano de internet de alta qualidade — geralmente com mais de um fornecedor, para garantir disponibilidade constante. Portanto, as preocupações em relação à conexão se tornam menores.
Reserva de salas privativas para reuniões
O foco do coworking é o compartilhamento, logo, é comum que ele conte com espaços e mesas compartilhadas. Porém, se você precisa de privacidade, os espaços também costumam oferecer salas privativas ou de reunião, que podem ser reservadas conforme a necessidade.
Assim, é possível receber clientes ou parceiros de negócios e discutir todas as questões necessárias com tranquilidade. Para quem prefere espaços exclusivos para se concentrar no trabalho, a alternativa também é bastante interessante.
Outros diferenciais
Essas são as comodidades mais comuns, mas existem outros diferenciais que podem estar presentes nesses estabelecimentos. Por exemplo:
- salas de convivência, voltadas à interação dos profissionais;
- cozinha compartilhada e copa para alimentação;
- salas de reunião para atendimentos com mais pessoas;
- estacionamento;
- espaços pet friendly (para receber animais);
- estrutura kids friendly — ajudando profissionais que precisam levar os filhos ao trabalho;
- cabine de call e estúdios;
- cafeteria e restaurantes.
Quais as vantagens do coworking?
Veja quais são as principais vantagens de usar um coworking para trabalhar:
1. Diversidade de espaços para trabalhar
O primeiro benefício é a grande diversidade de espaços para trabalhar. Com a popularização desse modelo de escritório colaborativo, é possível encontrar diversos locais em cada região. Então você pode trabalhar em várias localidades e contar com ambientes focados em diferentes estilos e públicos.
Para quem não gosta de estar sempre no mesmo ambiente, trabalha como nômade digital ou busca conhecer mais espaços e pessoas no dia a dia, essa diversidade é um grande diferencial.
Além disso, você terá a liberdade para contratar outros espaços e mudar a sua rotina facilmente, diferentemente do que acontece ao alugar uma sala comercial, por exemplo. Saiba também que é possível encontrar coworkings especializados em diferentes segmentos ou perfis profissionais.
2. Maior flexibilidade na rotina
O coworking ficou bastante popular com o crescimento do trabalho remoto devido à maior flexibilidade. Embora muitos espaços funcionem em horário comercial, existem aqueles com horários estendidos e, até mesmo, com funcionamento 24 horas. Então você organiza a jornada de trabalho com bastante liberdade.
Outra vantagem relacionada à flexibilidade é a possibilidade de contar tanto com espaços compartilhados quanto privativos. Também existem opções com diferentes modelos de contratação, avulsa ou recorrente. Logo, fica mais fácil encontrar sempre uma alternativa que atenda às suas necessidades, podendo ou não envolver um compromisso em prazos maiores.
3. Redução de custos com estrutura
A redução de custos com estrutura é uma vantagem principalmente para quem deseja empreender. Alugar um espaço físico e lidar com todas as contas relacionadas, como energia elétrica, água, internet, impostos e outros, exige um alto custo mensal. Também é preciso mobilizar todo o espaço e comprar equipamentos diversos.
Por consequência, é preciso fazer um investimento elevado para começar o próprio negócio. Ainda, será necessário manter um capital de giro mais alto disponível. Já o coworking consegue reduzir os custos.
Ainda que você faça contratos para uso mensal em tempo integral, o total cobrado é mais baixo do que seria necessário para abrir e manter o estabelecimento. A economia obtida com a estrutura pode ser o diferencial para conseguir desenvolver o negócio mais rapidamente e manter margens de lucros mais elevadas.
Já para profissionais autônomos e freelancers, nem sempre há um espaço disponível em casa para trabalhar. A falta de profissionalismo pode ser outro problema, principalmente para recepcionar clientes. Nesse caso, o coworking traz uma solução bastante atrativa e com um custo menor do que criar um espaço próprio, ainda que no seu imóvel.
4. Promoção do networking
Ter uma boa rede de contatos traz benefícios para empresas e profissionais. Isso porque, em ambos os casos, elas podem ajudar a encontrar boas parcerias, gerar indicações, ajudar a encontrar talentos ou promover a troca de experiências e conhecimentos.
Ao optar por um coworking, é possível ter contato com diferentes pessoas diariamente, ampliando as chances de fazer um bom networking. Ainda, como esses espaços podem promover eventos, surgem ainda mais momentos para interagir com outros profissionais. Então você terá chances de ampliar as oportunidades de negócio ou no mercado de trabalho.
Mesmo com profissionais que não sejam da mesma área, podem surgir oportunidades. Afinal, seus clientes ou você podem precisar de diferentes serviços no dia a dia. Outra possibilidade é encontrar potenciais interessados em investir no seu negócio. Com um networking formado por conexões de qualidade, você pode ter diferentes benefícios.
5. Maior produtividade em um ambiente que estimula o foco
Uma pesquisa com profissionais que utilizam coworkings demonstrou que a produtividade aumenta nesses espaços. No estudo, 76,8% dos entrevistados afirmaram que o rendimento no trabalho melhorou. Isso se deve a diversos motivos, como a infraestrutura completa e o ambiente montado para estimular a criatividade, a inovação e o foco.
Também existem outros benefícios proporcionados pelos coworkings que podem refletir na maior produtividade, por exemplo:
- melhora no convívio social;
- mais facilidade para separar a vida pessoal e profissional;
- oportunidades de aprender mais e aprimorar as habilidades;
- mais tempo para a família ou outras atividades prazerosas.
Ou seja, o coworking é benéfico para a saúde mental e qualidade de vida. Quando esses fatores estão satisfatórios, a tendência é que os profissionais atuem com maior motivação e melhor desempenho.
Quais as desvantagens do coworking?
A seguir, confira as principais desvantagens que um coworking pode apresentar:
1. Limites em relação à personalização
É bastante comum que as empresas queiram ter um espaço que reflita a sua identidade visual. Entretanto, como os coworkings são compartilhados, em regra, não será possível deixar os espaços realmente com a cara do seu negócio. É possível encontrar alternativas que permitem personalizar o ambiente, mas isso exige contratos mais longos e custos elevados.
Então, se a ideia é economizar com uma estrutura física e ter flexibilidade, a opção pode não ser tão atrativa. Já profissionais que gostam de ter um espaço com objetos pessoais, deixar objetos na mesa e adotar outras práticas parecidas também podem ter dificuldades para se adaptar aos escritórios compartilhados.
2. Restrição de horário
Embora existam coworkings com horários estendidos, muitos estabelecimentos atuam com horários determinados para abrir e fechar. Nesses casos, você precisará adaptar a rotina a esse funcionamento. Por esse motivo, quem gosta de ter maior flexibilidade para definir a jornada e pretende trabalhar em horários alternativos pode sentir mais dificuldade para encontrar espaços disponíveis.
3. Necessidade de deslocamento
Um dos grandes diferenciais do trabalho remoto que conquistou os profissionais foi a desnecessidade de se deslocar diariamente até a empresa. Porém, ao adotar o coworking, volta a ser necessário enfrentar o trânsito para chegar ao local. Aqui, no entanto, vale destacar que não há uma obrigação: afinal, você só utilizará o coworking quando desejar.
4. Falta de privacidade
O foco do trabalho colaborativo é, exatamente, promover a economia e a maior convivência por meio de espaços compartilhados. Assim, quem gosta de trabalhar com maior privacidade pode não se adaptar às estações de trabalho mais tradicionais, com mesas maiores que acomodam mais de um profissional e não serão fixas nas diferentes visitas.
Nesse caso, será necessário alugar salas privativas ou de reunião. No entanto, as alternativas envolvem mais custos e podem não ser atrativas, a depender do seu orçamento e outras necessidades.
Como escolher um bom espaço de coworking?
Entenda o que avaliar para escolher um bom coworking para trabalhar!
1. Defina as suas necessidades
O ponto de partida é entender o que você precisa com o espaço. A ideia é trabalhar esporadicamente ou ter uma rotina no mesmo local? A contratação é para você, como profissional autônomo, ou para a empresa? É preciso ter um espaço privativo, ou as áreas compartilhadas são suficientes?
Faça uma lista completa com tudo o que você busca, separando itens indispensáveis daqueles que são desejáveis, mas podem ser dispensados. Ela servirá como um guia na hora de pesquisar as alternativas disponíveis para reserva.
2. Considere a localização
A localização pode influenciar a sua rotina, já que será preciso se deslocar até o coworking. Então pense no bairro desejado, verifique como é o entorno e, se for o caso, veja se o local é atendido pelo transporte público. Também é interessante avaliar as facilidades próximas, como bancos, restaurantes e outros espaços que você possa precisar na rotina profissional.
Para garantir maior otimização, vale utilizar os aplicativos como Google Maps ou Waze para entender o caminho até o local, as condições de trânsito e ver a média de tempo de deslocamento. Assim, você garante o melhor planejamento para trabalhar no coworking.
3. Avalie a infraestrutura do coworking
A infraestrutura envolve todos os itens garantidos aos profissionais que utilizam os espaços, como mobiliário, equipamentos, ambientes e outros. Muitos espaços contam com sites completos, com fotos das diversas áreas disponíveis, facilitando a análise.
Porém, se a ideia for uma contratação mais longa, é fundamental fazer uma visita para avaliar em detalhes e não se arrepender da escolha. Outra possibilidade é reservar uma hora avulsa para essa análise, antes de tomar uma decisão que envolva um prazo maior. Ao fazer isso, você terá maior tranquilidade para fazer a escolha.
Agora, se a ideia é apenas trabalhar esporadicamente, além das fotos divulgadas, você pode pesquisar a opinião de outros profissionais. É bastante comum que os coworkings tenham páginas nas redes sociais ou espaços para avaliação, permitindo que você verifique como foi a experiência de quem já utilizou o local.
4. Pesquise os preços e planos
Por fim, faça uma boa pesquisa de preço e planos, principalmente se você tiver diversas opções disponíveis que se alinham com as suas necessidades. Especialmente quando o foco é ter um espaço para iniciar o seu negócio, essa análise pode fazer toda a diferença para garantir o melhor custo-benefício e beneficiar as finanças da sua empresa.
Agora você já sabe mais sobre o que é o coworking e como funcionam esses escritórios compartilhados. Portanto, caso queira contar com espaços flexíveis para auxiliar no seu negócio ou promover oportunidades para trabalhar em diferentes lugares, vale considerar contar com esse serviço.
Quer acompanhar outras dicas como essa? Aproveite a oportunidade para assinar a newsletter da Remessa Online e fique por dentro das novidades!
Resumindo
É um escritório voltado ao trabalho colaborativo, proporcionando ambientes para profissionais e empresas exercerem suas atividades.
O coworking oferece toda a estrutura necessária para o trabalho, como mobiliário, internet e outras facilidades que variam conforme o local escolhido.
Qualquer profissional ou empresa que acredite que possa se beneficiar dos espaços compartilhados podem aproveitar o coworking para trabalhar.
– Diversidade de espaços para trabalhar.
– Maior flexibilidade na rotina.
– Redução de custos com estrutura.
– Promoção do networking.
– Maior produtividade.
– Limites em relação à personalização.
– Restrição de horário.
– Necessidade de deslocamento.
– Falta de privacidade.
– Defina as suas necessidades.
– Considere a localização.
– Avalie a infraestrutura do coworking.
– Pesquise os preços e planos.