Vai precisar fazer comprovação financeira na Austrália? Então, tire as suas principais dúvidas sobre o tema!
Para quem deseja viver na terra dos cangurus, existe uma dúvida comum: como fazer a comprovação financeira na Austrália? Essa é uma exigência em muitos destinos de intercâmbio. Afinal, o país precisa saber que você tem condições de arcar com os seus custos enquanto morar no local e voltar para o Brasil.
Dentro desse cenário, é normal se perguntar se a comprovação das finanças é obrigatória, como deve ser feita, para que serve etc. Então, mais do que pensar quais são as maiores cidades da Austrália e em quais delas você terá mais oportunidades como estudante, é preciso atentar a esses requisitos burocráticos.
Neste post, vamos explicar melhor como essa exigência é feita e de que forma você pode se preparar. Continue lendo!
O que é comprovação financeira?
A comprovação financeira consiste na entrega de documentos que provem que você tem condições de arcar com algum custo. No caso do intercâmbio, indica que você pode ficar pelo período desejado no país de destino e ainda terá condições de voltar para o Brasil sem dificuldades. Inclusive, vários lugares do mundo têm o costume de exigir um valor mínimo de entrada. Entre eles, Irlanda, Austrália, Estados Unidos e Inglaterra.
Apesar disso, o comprovante financeiro para o intercâmbio nem sempre é obrigatório. Isso depende muito do acordo feito entre o país de saída e o de destino. Além do mais, quando necessário, os documentos são entregues aos agentes de imigração na chegada ao local ou no momento de solicitar o visto prévio — quando há essa necessidade.
Precisa de comprovação financeira para visto australiano?
Desde outubro de 2019, não é preciso apresentar comprovação financeira para visto australiano. A embaixada deixou de fazer a exigência de demonstração de extratos bancários e Imposto de Renda. Isso porque o Brasil passou a ser Level 1 no ranking da Austrália.
Esse nivelamento é concedido a partir de alguns fatores. Por exemplo, as porcentagens de conclusão de cursos, vistos aprovados e estudantes legais e ilegais no país. Na prática, a embaixada entende que a chance dos brasileiros permanecerem no país de forma irregular é pequena.
Portanto, a comprovação financeira na Austrália deixou de ser solicitada. Vale a pena destacar que essa é a regra para os intercambistas.
A embaixada pode pedir comprovação financeira?
Sim, a embaixada pode pedir comprovação financeira. Como o Brasil se tornou Level 1, essa solicitação só deve ocorrer em casos específicos. No entanto, é impossível prever quando isso vai acontecer. Tudo dependerá do oficial analisar o caso e o perfil de quem solicita o visto.
Então, o que fazer se a comprovação financeira for solicitada? Você deverá mostrar que tem condições financeiras de permanecer no país pelo período desejado e ainda tem recursos para comprar as passagens de volta ao Brasil.
É importante reforçar que a quantia a ser comprovada é relativa ao tempo de visto concedido. Portanto, se a ideia é saber como fazer um intercâmbio na Austrália, veja quantos meses ou semanas você pretende ficar no país e o prazo oferecido.
Assim, se o intercâmbio for de 7 meses, mas o visto for de 12 meses, você terá que fazer a comprovação financeira referente a um ano na Austrália. Além disso, ainda é preciso comprovar vínculos com o Brasil, indicar que vai voltar etc.
Quanto de dinheiro é exigido para entrar na Austrália?
Para entrar na Austrália, a comprovação financeira exigida é de 62.222 dólares australianos para demonstração via declaração do Imposto de Renda do ano anterior. Se você optar pelo extrato bancário, é preciso ter um saldo referente a 1.753,42 dólares australianos por cada mês que ficar no país. Além disso, você deve provar que tem condições de adquirir as passagens aéreas de volta para o Brasil.
Essas quantias devem estar disponíveis além do montante pago para os estudos. Por isso, é fundamental saber como planejar um intercâmbio. Assim, você definirá a melhor alternativa para comprovar as finanças para entrar na Austrália.
Como fazer a comprovação financeira para intercâmbio na Austrália?
Para fazer a comprovação financeira para intercâmbio na Austrália, você deve usar extratos bancários brasileiros referentes a investimentos, conta corrente ou aplicações. É preciso apenas garantir o uso imediato da quantia. Por isso, é necessário atentar àqueles com um prazo maior do que 1 dia para crédito. Também é possível usar o Imposto de Renda, que segue parâmetros diferentes.
Por meio de extrato bancário
Você pode usar os extratos de contas de investimentos, corrente e de aplicações. É preciso comprovar ter 1.753,42 dólares australianos, que devem ser multiplicados pelo tempo de visto concedido.
Nesse processo, você passará por uma análise da procedência do dinheiro. Além disso, será necessário adicionar o valor das passagens aéreas de ida e volta.
Por meio do Imposto de Renda
Ao usar a declaração anual do Imposto de Renda, você precisa comprovar uma renda bruta tributável de 62.222 dólares australianos. Ainda é preciso mostrar condições de comprar as passagens aéreas de ida e volta.
Como o estudante nem sempre terá uma declaração de IR, é possível usar dos pais ou do cônjuge. Por sua vez, se você vai fazer um doutorado sanduíche ou qualquer um dos outros tipos de intercâmbio e já preencher esse formulário anual, deve utilizá-lo como forma de comprovação financeira para a Austrália.
Posso receber suporte financeiro para entrar na Austrália?
Sim, você pode receber suporte financeiro para entrar na Austrália. Portanto, sua família pode enviar dinheiro do Brasil quando quiser e/ou for necessário. Para isso, é preciso contar com uma plataforma de transferências internacionais.
Na Remessa Online, você envia valores do Brasil para a Austrália no prazo de até 2 dias úteis, sendo que ele é de apenas 1 dia útil, geralmente. Além disso, o custo é o mais baixo do mercado: inicia em 1,2%.
Dessa forma, você consegue se planejar da melhor forma possível e estudar na Melbourne University ou em qualquer outra instituição de ensino do país. Basta seguir as regras e aproveitar que, na maior parte dos casos, a comprovação financeira para a Austrália deixou de ser exigida.
Então, que tal ver como transferir seu dinheiro para o exterior e aproveitar todas as oportunidades? Acesse o site da Remessa Online e conheça todos os serviços oferecidos!
Resumindo
Não, a comprovação financeira para visto australiano deixou de ser exigida em outubro de 2019, quando o Brasil passou para Level 1. Com isso, a solicitação será feita somente em casos específicos, nos quais deverá ser apresentado o extrato bancário ou o Imposto de Renda.
Para entrar na Austrália, é preciso comprovar ter declarado uma renda tributável equivalente a 62.222 dólares australianos, se a comprovação financeira for feita via Imposto de Renda. Caso seja por meio de extrato bancário, o valor solicitado é de 1.753,42 dólares australianos por mês de visto concedido. Ainda é preciso demonstrar capacidade financeira para compra das passagens aéreas de ida e volta.
A comprovação financeira é uma forma de demonstrar, via documentos, que você tem condições de arcar com um gasto específico. No caso do intercâmbio, a possibilidade de ficar no país de destino por determinado período e ainda voltar para o Brasil. Por isso, muitos países costumam exigir uma quantia mínima, como é o caso de Estados Unidos, Irlanda, Inglaterra e Austrália.