Conheça a Namíbia, um país africano com cultura e história fascinantes e dono das paisagens mais incríveis do mundo. Confira tudo que você precisa saber para planejar uma viagem para lá!
Abençoado pela mãe natureza com paisagens incríveis e lugares exuberantes, Namíbia é um destino singular para quem deseja se encantar com atrações naturais de tirar o fôlego.
Namíbia é conhecida também como o país dos diamantes, por ser um grande produtor desse cristal. Além disso, tem uma natureza espetacular e uma cultura muito interessante, que mescla elementos locais com uma forte influência alemã, legado da época da colonização.
Se você é amante do ecoturismo e está em busca de uma viagem inesquecível, precisa cogitar uma visita a esse país singular. Neste post, vamos falar sobre a cultura, a vida no país, a moeda, o clima, como chegar lá e mais. Vamos começar?
Qual é a cultura da Namíbia?
A Namíbia tem uma cultura rica e fascinante, cheia de contrastes. Mais da metade da população é negra e boa parte é descendente de tribos que habitavam a região. Com isso, carrega tradições e costumes milenares e tribais. Um destaque são as mulheres das tribos Herero, que usam vestidos longos, decotes, corpetes e mangas bufantes.
Por outro lado, o país também exibe uma forte influência alemã, já que foi colonizado pelos alemães até o ano de 1915. Mesmo assim, visitantes conseguem perceber a marca da cultura germânica na arquitetura, especialmente em grandes cidades como Lüderitz e Swakopmund, na gastronomia e pelo gosto pela cerveja.
No entanto, a Namíbia é um país pouco povoado e populoso. Grande parte do seu território concentra parques nacionais e áreas preservadas, vastos desertos alaranjados com dunas gigantescas de quase 90 metros e uma vida selvagem sem igual. A nação conta com locais, inclusive, considerados perfeitos para a prática do astroturismo.
Como curiosidade, a nação conta com a maior população de leopardos do mundo, além de abrigar o segundo maior cânion, o Fish River Canyon. Ele é superado apenas pelo famoso Grand Canyon, nos Estados Unidos.
Qual é a língua mais falada na Namíbia?
Apesar da colonização alemã, a língua oficial da Namíbia é o inglês desde 1991. Contudo, muitos habitantes falam alemão e grande parte da população se comunica por meio de dialetos locais e tribais, como a língua ovambo e o Afrikaans.
Acredita-se que apenas cerca de 3% das pessoas realmente falam inglês. Mesmo assim, esse é o idioma oficial de comunicação para instituições públicas e privadas e que é ensinado nas escolas.
Qual é a comida típica da Namíbia?
Os churrascos de carne (chamados de Braaivleis) são tradicionais na Namíbia. Da mesma forma, os ensopados e guisados com carnes variadas (chamados Potjiekos), preparados por horas em grandes caldeirões de ferro na fogueira.
A gastronomia da Namíbia é muito farta e variada, resultado da junção entre os costumes dos povos tribais e da ação da colonização alemã na cultura. Turistas terão a oportunidade de degustar pratos com ostras, cogumelos Omajowa (conhecidos por sua suculência e por ter um tamanho gigante), queijos caseiros e muito mais.
Em regiões mais cosmopolitas, os visitantes vão encontrar os tradicionais restaurantes alemães e confeitarias, que servem as sobremesas clássicas como apfelstrudel e chocolates.
Os restaurantes oferecem petiscos característicos da culinária germânica, como pães, linguiças, saladas e outros aperitivos. Além disso, a Namíbia também tem uma boa reputação por fabricar sua cerveja conforme a tradição alemã.
Qual é a história da Namíbia?
A história da Namíbia é marcada pela dominação alemã, que começou a partir de 1880. Até então, o território era habitado por tribos de etnias diferentes, além de populações nômades. Já no século XX, a África do Sul tomou conta até 1990, quando a Namíbia se tornou independente.
O processo de exploração do país pela Europa começou em meados do século XV. Porém, foi a Alemanha que se fixou como principal colonizadora no século XIX. A resistência dos povos locais e nativos diante da instalação alemã foi grande, o que deflagrou uma série de conflitos e atos de repressão que vitimaram o povo.
No entanto, durante o período da Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918), houve um enfraquecimento da presença alemã na Namíbia. Isso favoreceu a tomada do território por forças militares da África do Sul, seu país vizinho.
A partir disso, foi responsável pela administração do país por muitos anos. Inclusive, forçou a adoção de políticas do Apartheid na sociedade local.
Após anos de mobilização e resistência, a independência da Namíbia aconteceu de fato em 1990, quando se tornou Estado soberano em 21 de março. O curioso é que, nessa data, também é celebrado o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. A comemoração se dá em memória ao “Massacre de Sharpeville”, que vitimou e feriu dezenas de manifestantes negros na África do Sul em 1960.
Como é a vida na Namíbia?
A Namíbia, um dos maiores países da África, é uma nação pouco povoada. Grande parte do seu território é ocupada por paisagens intocadas, além de natureza e vida selvagem abundantes. Além disso, em toda a sua área, há uma cultura muito diversificada. Por esse motivo, visitar o país é um sonho para viajantes que amam aventuras e experiências inesquecíveis.
Assim como muitos países colonizados e em situação de subdesenvolvimento, a população da Namíbia sobre com a desigualdade social e de renda. A maioria é pobre e negra, enquanto a renda se concentra em uma minoria branca. O analfabetismo e a alta taxa de mortalidade infantil também são problemas sociais latentes.
Contudo, graças à resistência e à presença da tradição dos povos originários, o país tem uma diversidade cultural enriquecedora. Ela proporciona vivências e aprendizados inigualáveis aos seus visitantes.
Qual é a moeda oficial da Namíbia?
A moeda oficial da Namíbia e correntemente usada é o dólar namibiano (NAD). Sua cotação é pareada com a moeda oficial da África do Sul, o rand (ZAR), ou seja, elas têm o mesmo valor. Vale dizer que ambos, rand e dólar namibiano, são amplamente aceitos no território e em estabelecimentos variados.
Como as duas moedas circulam juntas, não é raro pagar por alguma coisa usando dólar namibiano e receber seu troco em rands. Um ponto de atenção é que o euro e o dólar não são moedas usadas no país.
No Brasil, é difícil encontrar uma casa de câmbio que permita a troca para o dólar namibiano. Assim, o viajante que deseja chegar lá com algum dinheiro em espécie tem a opção de levar rands, que são mais facilmente encontrados por aqui.
Uma alternativa é levar dólares e euros e realizar a troca de moedas no aeroporto, onde há muitas casas de câmbio que costumam ser mais seguras.
Cartões de crédito e débito também são aceitos na maioria dos lugares. Todavia, é sempre bom ter dinheiro em espécie para emergência ou ao se deparar com pequenos comércios em locais mais afastados que aceitam apenas pagamento em dinheiro.
Uma notícia para os viajantes que gostam de se planejar é que é comum fazer reservas antecipadas em safáris, hotéis, parques nacionais, campings e outras experiências. O pagamento pode ser feito via transferência internacional, usando sistemas como o da Remessa Online. Esse costuma ser um método muito utilizado em estabelecimentos e mais prático.
Uma prática comum na Namíbia é que alguns estabelecimentos podem pedir o número ou a cópia do seu cartão de crédito para efetivar sua reserva ou pagamento. Porém, se você se sentir desconfortável com o método, conte com as transferências internacionais para realizar pagamentos.
É seguro viajar para a Namíbia?
A Namíbia é, de forma geral, considerada um país seguro para turistas, organizado e agradável. Trata-se de um lugar pacífico, que não está envolvido em nenhum conflito ou guerra, com pessoas muito amigáveis e uma natureza encantadora.
Com relação à movimentação, a região se assemelha muito à África do Sul. Portanto, se você já visitou esse país, terá uma experiência muito parecida, salvo algumas diferenças.
Em áreas urbanas, como na capital Windhoek, a taxa de criminalidade é alta. Por isso, os turistas devem ter cuidado com situações como furtos e assaltos. Os crimes não costumam ser graves, sendo assim, é bom usar o bom senso para evitar dores de cabeça. Além disso, redobrar a atenção com bolsas, celulares e outros itens para não arriscar.
Recomenda-se também ficar de olho em golpes comuns com turistas. Em alguns casos, golpistas podem se aproximar oferecendo diamantes ou outras pedras preciosas. Trata-se de um truque para distrair o visitante, enquanto um parceiro furta objetos como carteira e celular. Logo, a indicação das autoridades é sempre cuidar dos seus pertences e manter a atenção quando for abordado por alguém estranho.
Uma vez que o transporte público é muito limitado, a melhor opção para turistas é contratar um tour ou alugar um carro e dirigir pelas estradas, o que é considerado seguro.
Deve-se, ademais, evitar pegar táxis desacompanhado em grandes cidades à noite (especialmente após às 21 horas). Isso porque existem relatos de uma organização entre criminosos e taxistas para assaltar turistas.
Uma dica importante é: evite andar com seu passaporte, especialmente na rua. Deixe-o armazenado em um lugar seguro, como um cofre, no hotel ou onde estiver hospedado. O mesmo serve para dinheiro e objetos de valor.
Caso esteja acampando ou não sinta segurança no local onde está, não deixe esses itens em barracas ou alojamentos enquanto estiver ausente. Uma boa prática é ter uma cópia do seu passaporte armazenado em algum mecanismo virtual, como na nuvem ou na sua caixa de e-mail.
Isso pode ajudar você a recuperar seus documentos com maior facilidade no Consulado Brasileiro, caso os perca. Com essa cópia, é mais simples solicitar um passaporte de emergência.
Em resumo, a Namíbia é vista como um país seguro, inclusive para mulheres que viajam sozinhas. Porém, é preciso ter bom senso e manter a atenção máxima o tempo todo.
Como ir do Brasil para Namíbia?
A forma mais fácil e prática de ir para a Namíbia do Brasil é por meio de países como Angola e África do Sul. A Latam e a South African oferecem voos do Brasil para a África do Sul, enquanto a TAAG atende o trecho Brasil-Angola.
As três companhias aéreas oferecem voos saindo de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, há conexões ou escalas que servem outras cidades — muitas vezes, por meio de empresas parceiras.
Se você busca um deslocamento mais rápido, o trecho mais curto do Brasil à Namíbia é via Angola com a TAAG. Em geral, os voos partem de São Paulo para Windhoek, que é a capital da Namíbia.
Nessa jornada, são cerca de 8 horas de viagem até Luanda, a capital da Angola. Existe um tempo de escala em Luanda, que pode durar cerca de quatro horas. Depois, o trajeto até Windhoek dura aproximadamente 2h30. Esses períodos podem variar conforme disponibilidade da companhia.
O Aeroporto Internacional Hosea Kutako é o mais importante e conhecido como principal porta de entrada para turistas na Namíbia. Localizado na capital Windhoek, ele fica a uma relativa distância do centro da cidade (43 km) e é responsável por receber a maioria dos voos internacionais.
O aeroporto não é muito grande, mas lá você encontrará estabelecimentos que oferecem serviços básicos. Por exemplo, câmbio, lojas que vendem chip de celular, lanchonetes, locais que vendem mapas e tours, locadoras de veículos e mais.
Para sair do aeroporto e se deslocar para o centro da cidade ou para o seu destino, você tem algumas opções. Infelizmente, o transporte público não é uma alternativa, uma vez que não é oferecida essa conexão.
Como se deslocar do aeroporto de Whindhoek?
Para sair do aeroporto de Whindhoek, é preciso:
- contratar transfers particulares direto no aeroporto;
- contratar o translado junto ao hotel ou serviço turístico que você reservou;
- alugar um carro diretamente nos guichês que ficam no desembarque.
A contratação de um transfer particular pode ser realizada em um guichê na área de desembarque com várias empresas. O serviço funciona da mesma maneira que um táxi e pode, inclusive, ser privado ou compartilhado com outros visitantes. O valor alterna entre NAD 200 e NAD 350, conforme o número de pessoas que vão fazer o trajeto.
No caso dos transfers contratados diretamente com hotel, safári ou outro serviço turístico, em geral, haverá um motorista identificado aguardando você na área de desembarque.
Tenha cuidado e não aceite fazer esse trajeto em outros carros que não sejam contratados com antecedência junto às empresas ou no guichê oficial dentro do aeroporto.
Qual a documentação necessária para entrar na Namíbia?
Para brasileiros, é preciso apresentar um passaporte válido e o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela. Não é exigido um visto para visitar o país, exceto se sua viagem e estadia por lá dure mais que 90 dias.
A vacinação contra a Febre Amarela é uma exigência, inclusive, para Angola e África do Sul. A dose deve ser aplicada, no mínimo, 10 dias antes da viagem. Portanto, é bom ter o comprovante em mãos, pois você pode precisar apresentá-lo em sua escala.
Para tirar o certificado você precisa, primeiramente, procurar um posto de vacinação e tomar a vacina. Em seguida, leve o comprovante de vacinação a um posto credenciado da Anvisa. Os endereços são disponibilizados no portal da Agência.
Lá, os agentes revisarão seu comprovante de vacinação e vão emitir o Certificado Internacional, que você deve guardar junto ao passaporte.
Se o seu objetivo é alugar um carro para dirigir no país, você precisará de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em dia. O documento brasileiro é aceito, porém, algumas locadoras de veículos podem exigir a PID (Permissão Internacional para Dirigir).
Para as autoridades de trânsito da Namíbia, as carteiras de habilitação de outros países sem a PID devem acompanhar uma tradução juramentada em inglês. Por isso, não custa solicitá-la para se locomover com mais segurança e tranquilidade, tanto na Namíbia quanto em qualquer lugar.
O processo para solicitar é fácil e pode ser feito pela internet. Os custos variam entre 70 e 500 reais, mas o documento é válido por três anos e pode ser usado em praticamente qualquer lugar do mundo. É a forma mais prática e segura de dirigir internacionalmente.
Quanto custa uma passagem para Namíbia?
Os voos de ida e volta do Brasil para a Namíbia variam entre R$ 7.400 e R$ 12.200. Esses valores são de março de 2023. O trecho mais popular é o que sai de São Paulo com escala em Luanda, oferecido pela TAAG. Essa é também a opção com o preço mais em conta.
O trajeto mais rápido também é o oferecido pela TAAG, que sai de São Paulo com destino a Windhoek. Ele custa em torno de R$ 7.600. É comum também achar alternativas de trechos com mais de uma escala, com paradas em cidades como Joanesburgo, Cidade do Cabo, Dubai, Doha e outras além de Luanda.
Qual a melhor época para ir para Namíbia?
A melhor época para ir à Namíbia é durante a estação seca e fresca, um período que se concentra entre maio e outubro. Para ter uma boa experiência de viagem, os turistas devem tentar fugir dos meses entre outubro e março, que marca o pico do verão no país.
Nessa época, o calor é extremo, o que pode tornar sua jornada bem mais desconfortável. Além disso, os próprios animais se dispersam em busca de locais mais frescos, o que atrapalha a experiência de quem deseja fazer um safári, por exemplo.
Uma boa opção se você realmente não gosta de calor é ir durante o inverno, entre junho e agosto. Aqui, existem boas chances das temperaturas estarem mais amenas, entre 7ºC e 25ºC.
Os visitantes devem ter em mente que o país fica localizado na África Austral, uma das regiões mais áridas do mundo e marcada pelo clima semidesértico. Isso quer dizer que as manhãs são muito quentes, em contraste com a noite, em que a temperatura cai bruscamente.
Logo, a temperatura do dia pode marcar 40°C, enquanto à noite os termômetros registram números abaixo de 0ºC. Por isso, é preciso ir preparado e reforçar a mala. Vale lembrar também que devido ao clima árido e seco, o país pode enfrentar períodos muito longos sem chuva. Por vezes, não chove nada durante um ano inteiro.
A Namíbia, certamente, é um destino sem igual para quem tem uma alma exploradora. Se você ama aventura e está em busca de experiências fora do lugar-comum, precisa cogitar planejar uma viagem para essa terra ensolarada e de natureza incomparável.
De desertos milenares e longínquos (os mais antigos do mundo) a paisagens de tirar o fôlego, você encontrará na Namíbia imagens e vivências culturais para guardar para sempre.
Se você gostou do post, aproveite sua visita ao nosso blog para seguir as redes sociais da Remessa Online! Assim, você será o primeiro a saber sobre nossas novidades, atualizações e postagens. Estamos no Instagram, LinkedIn, Twitter, Facebook e YouTube!
Resumindo
A Namíbia é, de forma geral, considerada um país seguro para turistas, organizado e agradável. Trata-se de um país pacífico, que não está envolvido em nenhum conflito ou guerra, com pessoas muito amigáveis que recebem muito bem os turistas.
A língua oficial da Namíbia é o inglês desde 1991, apesar da colonização alemã. Contudo, muitos habitantes falam alemão e grande parte da população se comunica por meio de dialetos locais e tribais, como a língua ovambo e o Afrikaans.
A Namíbia tem uma cultura rica e fascinante, cheia de contrastes. Por um lado, a grande maioria da população é descendente de tribos que habitavam a região e carrega consigo tradições e costumes milenares. Um destaque são as mulheres das tribos Herero, que utilizam vestimentas típicas deslumbrantes que não passam despercebidas pela beleza e riqueza de detalhes e cores.