O enriquecimento de dados aumenta a segurança em relação às informações e a confiança na tomada de decisões que envolvem o negócio.
Que os dados são essenciais na atualidade para garantir a segurança na tomada de decisões, nós já sabemos. No entanto, informações defasadas podem comprometer o negócio. Por isso, o enriquecimento de dados é tão importante.
A manutenção de uma base atualizada recorrentemente permite o uso das informações em tempo real, trazendo agilidade nas ações e estratégias. O mercado acelerado exige esforços diferenciados para estar à frente dos concorrentes.
Neste post, trazemos o conceito de enriquecimento de dados e dicas de como manter uma base informacional sempre disponível. Continue lendo e veja a importância desse enriquecimento para a empresa e quais os benefícios desse processo!
O que é enriquecimento de dados?
O enriquecimento de dados é a atualização regular periódica de dados pessoais ou profissionais de clientes de um negócio. Entre os elementos regularmente atualizados estão nomes, endereços, CNPJ, contatos, tipos de produto ou serviços prestados, padrões de consumo e preferências dos usuários.
Com as informações captadas, é possível montar estratégias de comunicação mais personalizadas e consequentemente converter mais vendas, aumentar receitas e fidelizar os usuários.
Com a ajuda de aplicações como Big Data e Business Intelligence, os dados são constantemente avaliados para extrair informações mais reais. As ferramentas agilizam o processo de mineração e qualificação dos dados relevantes para o negócio.
Com o enriquecimento, as informações serão atualizadas sempre que for necessário realizar a coleta. Assim, a comunicação se torna mais rápida para acompanhar o ritmo do mercado.
Como enriquecer dados?
O enriquecimento de dados se dá por meio da atualização, correção e organização de informações presentes em um banco de dados. A proposta é entender o perfil de cada cliente para melhor atendê-lo. Esse serviço pode ser feito por call centers, ou mesmo via fontes de coleta, como formulários de cadastros e propostas de call to action.
A ação mais importante no processo de enriquecer os dados é validar as informações mais relevantes para a empresa. Ter meios e fontes de coleta de dados é imprescindível e pode ser feito de diversas maneiras.
Fontes de coleta de dados sobre o público de uma empresa:
1. Formulários de cadastros nas plataformas da empresa
O cadastro de dados nas páginas do site ou do blog, é uma fonte rica de informação sobre leads, visitantes e clientes. No entanto, nem todos os usuários têm paciência para preencher uma infinidade de campos. Por isso, o ideal é solicitar dados como nome, e-mail e telefone.
Vale tratar não como fonte única, mas como a porta de entrada para um primeiro contato com o cliente, que depois se aprofunda com tempo. Essa é a etapa inicial do enriquecimento de dados e deve cuidar para que as informações estejam sempre atualizadas.
2. Call to action para incentivar o cadastro de informações
Ao final dos conteúdos publicados no site ou blog, as call to actions precisam estimular o leitor a continuar em contato com a empresa. As “chamadas para a ação” devem despertar o interesse do público e incentivar o cadastro de informações. Isso pode ser feito via assinatura de newsletter ou deixar dados voluntariamente para receber novidades, dicas e promoções.
A call to action ajuda a manter a base de dados armazenada atualizada, com cadastro de um público que, de fato, pode gerar negócio para a empresa. É uma das formas que a organização consegue manter uma comunicação contínua com seu público.
3. Eventos que engajam o público
Os eventos, sejam presenciais, sejam online, são também uma boa estratégia para enriquecimento de dados. Entre palestras, seminários, exposições e feiras, essas oportunidades são formas de engajar o público para obter dados.
Ações como pesquisas de satisfação, emissão de certificados, sorteios e distribuição de brindes levam os participantes a querer fornecer seus dados. Quando a troca é boa para ambas as partes, as pessoas tendem a colaborar e não se importar em receber o contato.
4. Serviços de call center
O serviço de call center é, talvez, o mais apropriado para enriquecer a base de dados, desde que exista um planejamento de abordagem. A equipe de atendentes deve ser treinada para uma comunicação de linguagem apropriada, objetiva e humanizada.
Nenhum usuário ou cliente que for pressionado apenas pelo intuito de vendas se sentirá confortável para fornecer ou confirmar os dados. Tudo o que ele não quer é receber infinitas chamadas de uma empresa com a qual não pretende fazer negócio.
São muitas as maneiras de coletar dados e utilizar conforme os objetivos, sobretudo comerciais, da empresa. O enriquecimento de dado pode, a princípio, parecer fácil, mas é preciso considerar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo.
Segundo as regras previstas pela LGPD, nenhum dado sensível poderá ser usado sem o consentimento do titular. Para o enriquecimento de dados adequado é preciso seguir as normas estabelecidas na lei.
As ferramentas automatizadas são essenciais para auxiliar e trazer mais segurança para a atualização periódica. A parametrização sistêmica vai permitir que os dados sejam coletados e filtrados sem comprometer a legalidade do processo.
O enriquecimento de dados potencializa uma comunicação personalizada com o público, simplificando os processos de vendas. Em uma era completamente digital, o contato imediato, sobretudo com clientes, coloca a empresa em posição de vantagem.
Qual é a importância do enriquecimento de dados?
O enriquecimento de dados é uma ferramenta importante para conhecer melhor os clientes e criar estratégias de abordagem mais personalizadas. Os insights adquiridos com os dados atualizados auxiliam a criar o perfil do cliente, melhoram a comunicação e convertem mais vendas. Um cliente tratado conforme suas necessidades é mais facilmente fidelizado.
A principal preocupação desse processo deve ser em manter os dados sobre cliente sempre atualizados. Sem meios de contato e acesso ao público-alvo, nem mesmo a melhor e mais criativa das ações de abordagem terá o efeito de conversão desejado. O foco deve ser de assegurar que, principalmente, números de telefones e endereços de e-mail sejam aqueles utilizados pelos clientes.
Entre tantos dados, os demográficos e geográficos são os mais importantes de estarem atuais, pois envolvem a análise de perfil de leads e clientes. Obter informações atualizadas coloca a empresa um passo à frente da concorrência. Pois permite que os times de marketing e vendas sejam mais proativos e bem-sucedidos em suas ações.
A partir dos dados atualizados as decisões são tomadas com uma segurança maior, ou seja, com a certeza de que a mensagem chegará ao alvo. Os investimentos em ações e campanhas são altos e é preciso ter um vislumbre mais assertivo de retorno.
Benefícios do enriquecimento de dados nas empresas:
1. Melhora a comunicação direta com o cliente
Com um banco de dados atualizado e enriquecido, a comunicação direta com o cliente é aperfeiçoada e consequentemente a experiência do usuário é melhorada. Aplicações como Big Data e Inteligência Artificial (IA) são utilizadas para minerar e tratar as informações do público e assim utilizá-las para melhor abordar o cliente.
Com isso, é possível obter um pacote de informações personalizadas que ajudam na comunicação com os leads e clientes. Juntando um produto ou serviço de qualidade, uma equipe bem treinada com os interesses e necessidades demonstradas pelo usuário, as chances de conversão são elevadas.
2. Facilita a localização das informações sobre os clientes
Seja para aproximar ou reaproximar uma cliente da marca, quanto mais atualizados estiverem os dados, maiores as chances de um contato positivo. A abordagem ao público torna-se mais simples e, por consequência, o resultado também tende a ser mais favorável.
É importante salientar que a decisão de compra ou recompra está associada à memória e percepção que um cliente tem sobre determinada marca. Ele se dispõe a fazer negócio quando percebe que pode vivenciar uma experiência única e que é importante para aquela empresa. Para isso, a empresa deve ter informações que permitam uma abordagem mais estratégica e diferenciada.
A automatização é um ganho em termos de agilidade e eficiência quando o assunto é encontrar as informações sobre os clientes. Entretanto, é preciso que os dados estejam atualizados e armazenados no ambiente correto, facilitando o trabalho das equipes envolvidas.
3. Aumenta as vendas do negócio
Ter os dados atualizados e uma prévia do perfil de cada cliente leva a ações personalizadas e, consequentemente, um processo de vendas mais efetivo. Logo, as chances de fechar negócio e ter sucesso comercial são ampliadas.
O comportamento do usuário, seja no site, seja no blog ou nas conversas de call center, revela insights importantes que podem ser usados em estratégias. Com os dados derivados dos insights, fica mais fácil abordar o cliente e entender o que ele precisa para fechar a compra.
Com o enriquecimento de dados, toda a equipe terá seus esforços direcionados para atividades mais importantes, se antecipando às ações do público. Manter a base atualizada permite ações imediatas, tanto as preventivas quanto corretivas. Além de evitar que o negócio seja afetado pelas mudanças do mercado ou no comportamento de compras do público da empresa.
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Resumindo
O enriquecimento de dados é realizado por meio da atualização, correção e organização das informações de um banco de dados. A proposta é entender o perfil de cada cliente para melhor atendê-lo. Esse serviço pode ser feito via formulários de cadastros nas plataformas da empresa, call to action para incentivar o compartilhamento de informações, eventos e serviços de call center.
– melhora a comunicação e a experiência com o cliente;
– facilita a localização das informações sobre o público da empresa;
– aumenta as vendas e a produtividade do negócio.