Em semana marcada por decisões importantes de política monetária, o dólar, o euro e a libra acabaram respondendo mais aos efeitos de um novo capítulo de uma potencial crise bancária sistêmica com a quebra de mais um banco nos Estados Unidos. Na Europa, sobrou coragem ao Banco Central Europeu para que os membros do comitê de política monetária diminuíssem o ritmo de aperto monetário na Zona do Euro mesmo diante de uma inflação persistentemente elevada.
Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos.
Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina
Perspectivas
A semana que vem deve ser marcada pela entrega do primeiro parecer do novo arcabouço fiscal no Congresso Nacional.
Além disso, serão conhecidos indicadores importantes de preços como o IPCA de abril, que pode mostrar uma continuidade na melhora dos indicadores qualitativos de inflação ou uma reversão desta tendência.
Esmiuçar o IPCA será parte da tarefa da semana que vem para que a gente possa projetar, embora saibamos a preferência de curto prazo do Copom, os próximos passos do Banco Central Brasileiro em relação à política monetária.
Em outras palavras, a semana que vem deve ser marcada por muita influência dos fatores domésticos sobre o câmbio, com potencial movimento de valorização da moeda brasileira.
Seguimos de olho.