Começamos a semana com o dólar cotado a R$4,7919 na segunda-feira (03/jul), um nível 0,2% maior que a abertura da semana anterior (26/jun). A cotação da moeda estrangeira registrou aumento ao longo desta semana e o dólar abriu o pregão desta sexta-feira (07/jul) cotado a R$4,9243, patamar 1,2% maior que a abertura da sexta-feira anterior (30/jun). Entre as aberturas desta sexta (07) e da última segunda-feira (03), vimos uma desvalorização do Real em relação ao dólar de 1,2%.
O Real começou a semana estendendo as perdas para o dólar norte-americano. Em um primeiro momento pela baixa liquidez provocada pelo feriado de independência nos Estados Unidos, mas depois pelos próprios dados divulgados ao longo da semana, em especial pelo teor da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve.
A ata do comitê de política monetária do Fed mostrou que parte dos membros do comitê tinham a intenção de continuar o aperto monetário, ou seja, estavam inclinados a fazer um novo aumento da taxa básica de juros no lugar da manutenção que acabou se materializando.
Desde a divulgação da ata FOMC os dados divulgados sobre a economia norte-americana sugerem continuidade do atual ritmo de crescimento, com destaque para a pesquisa ADP, que sugere que os Estados Unidos tenham criado cerca de meio milhão de novos postos de trabalho em junho.
Essa força adicional da economia estadunidense faz o mercado precificar os novos aumentos de juros nos Estados Unidos e, consequentemente, empurram a moeda brasileira para baixo.
Confira no De Olho no Câmbio #232 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.
Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!