A métrica CPM indica o valor a cada mil impressões do seu conteúdo em um veículo na internet. Entenda como esse método pode ajudar a construir sua marca e auxiliar na sobrevivência do seu negócio no mercado.
Quem trabalha no setor de marketing certamente já se deparou com o CPM — Custo por Mil Impressões. Essa métrica é imprescindível em qualquer empresa, seja qual for o tamanho, que visa crescer ou alimentar uma presença online no marketing digital.
Para essa estratégia funcionar, ela precisa ser bem implementada. Neste artigo, você vai entender o CPM e como ele é trabalhado presentemente nos sites, blogs e mídias sociais. Continue a leitura!
O que significa CPM?
CPM significa “Custo por Mil Impressões”. É uma métrica de publicidade online que indica quanto um anunciante paga para exibir seus anúncios mil vezes em um determinado local na internet, como um site, rede social ou aplicativo móvel.
Como funciona o CPM?
O CPM é um valor a ser pago, definido pelo anunciante, quando o anúncio for exibido 1000 vezes na página, independente de gerar cliques ou leads. Logo, se um anunciante concorda pagar R$ 100 de CPM, esse valor deverá ser pago a cada 1000 vezes que um anúncio for exibido.
O Custo por Mil Impressões é afetado por algumas variáveis, como o veículo em que o anúncio será exibido e a posição onde ele estará em um site ou mídias sociais.
Ao ser optante pela estratégia CPM, o anunciante deve saber o tempo que o anúncio levará para bater 1.000 impressões no canal de veiculação definido. Quanto mais rápido isso ocorrer, mais recursos serão requisitados para que a campanha permaneça veiculada.
Corriqueiramente, o CPM é mais utilizado quando há muita confiança de que o público impactado será o público ideal.
Qual o objetivo do CPM?
O objetivo do CPM é proporcionar às empresas informações cruciais para suas operações, abrangendo aspectos como alocação de recursos, análise de cenários, gestão financeira, previsões e geração de relatórios de dados. Esse método é implementado, por exemplo, em campanhas de branding que visam elevar a relevância de marca de uma empresa ou produto.
O CPM é bastante indicado para empresas de médio e grande porte, com um departamento de marketing estruturado. No entanto, até as pequenas empresas podem adotar essa métrica. Ele também é voltado para campanhas da etapa de consideração da marca e divulgar grandes promoções.
No marketing digital, o CPM é a primeira métrica do funil de campanhas online. Ele está relacionado ao volume.
Como calcular o CPM?
Para calcular o CPM, você deve dividir o custo total da campanha pelo número de impressões recebidas e, em seguida, multiplicar por 1000.
No momento de fazer os cálculos, leve em consideração o tempo que o anúncio ficará vigente. Além disso, qual a meta de visualizações durante o determinado período, o custo por esse número de visualizações específico e o orçamento disponível.
O que é CPM desejado?
O CPM desejado é o valor que você define como meta para pagar quando o seu anúncio for exibido 1000 vezes. Nesse caso, ocorre a otimização dos lances com o CPM desejado (tCPM) para haver o maior alcance único possível.
Por que CPM é caro?
O CPM pode ser caro porque o público da sua campanha é muito pequeno ou nichado. Quanto menor o público, o CPM tende a ser mais alto. Além disso, a alta concorrência no leilão e o anúncio de baixa qualidade também afetam no seu valor.
Ainda assim, entre todos os modelos de publicidade, o CPM figura entre as opções mais baratas. Os custos variam conforme vários fatores, mas essa ainda é uma estratégia econômica para empresas de qualquer porte.
Como reduzir os custos de CPM?
1. Diminua o número de impressões necessárias para atingir a meta de cliques
Para reduzir o número de impressões e alcançar o objetivo de cliques, você pode aprimorar a segmentação de público-alvo e criar anúncios mais expressivos.
2. Eleve a taxa de cliques dos anúncios
Crie anúncios mais chamativos e significantes para o seu público-alvo. Assim, você aumentará o seu CTR.
3. Reduza o número de impressões de anúncios em sites pouco expressivos
Se houver sites de baixa qualidade ou que não são relevantes para o seu negócio, faça uma redução do número de impressões de anúncios nesses domínios. Basta melhorar as configurações de segmentação do público-alvo.
4. Suba o preço por clique dos anúncios
Elevar o preço por clique dos anúncios para aumentar a quantidade de cliques recebidos pode ajudar a reduzir os custos de CPM. Assim, vai diminuir a necessidade de ter uma quantidade maior de impressões.
5. Segmente o público ideal para o seu negócio
Fazer a segmentação do público certo vai permitir envolvimento no seu anúncio e não só a visualização. Dessa forma, vai aumentar a pontuação de relevância e diminuir o custo do CPM.
6. Elabore um público semelhante
Elaborar um público semelhante pode ajudar a reduzir os custos de CPM. Uma ideia é fazer upload da lista de e-mails de clientes e permitir que a mídia de veiculação crie um público parecido.
8. Adicione uma chamada para a ação no anúncio
Incluir uma chamada para ação também pode fazer o custo do seu CPM reduzir. Botões como “Saiba mais” ou “Inscreva-se” funcionam bem para promover um anúncio. Isso vai surtir um efeito nos usuários de que as informações apresentadas são úteis.
9. Faça teste A/B dos anúncios
O teste A/B auxilia na compreensão do que está funcionando e o que chama atenção para o seu público. Assim, você vai conseguir avaliar se está conectando com pessoas certas e reduzir o seu CPM. No fim, será possível analisar a que tipo de conteúdo o seu público responde.
10. Inclua elementos envolventes no anúncio
Uma opção para reduzir o custo de CPM é incluir elementos como memes, gifs e vídeos. Esses recursos atrairão a atenção de usuários e aumentarão o envolvimento do público com o anúncio.
11. Aprimore a pontuação de relevância do seu anúncio
Reduzir o custo de CPM passa por aprimorar a pontuação de relevância em um veículo. Para isso, você deve se concentrar em fazer anúncios que são pertinentes e atraentes para o seu público-alvo.
12. Invista no tempo e frequência do seu anúncio
O ideal é que o anúncio não seja mostrado mais de 3 vezes para um único usuário. Investir no tempo e frequência vai ajudar a diminuir o valor do CPM e assegurar que o mesmo público não visualize os anúncios várias vezes ao dia, pois pode transparecer como spam. Assim, é importante saber os horários em que o seu público-alvo está mais ativo.
O que é um bom CPM?
Um bom CPM é aquele que auxilia a bater ou superar suas metas. Ele não deve ser avaliado apenas pelo custo, mas sim pelos resultados e pelo ROI.
Se uma empresa investe muito pouco, mas obtém grandes retornos, ela teve um bom CPM. Se um negócio paga muito, mas supera metas, ele também teve um bom CPM.
Qual a diferença entre CPM, CPC e CTR?
O CPM — custo por mil impressões — é o valor pago para um anúncio cada vez que ele é exibido 1000 vezes. O CPC — custo por clique — é quanto você paga para um anúncio a cada vez que ele é clicado, já o CTR — taxa de cliques — é a porcentagem de pessoas que clicam em um anúncio após visualizá-lo.
Todos são métodos de cobrança, utilizados por plataformas de mídia online. Eles são os principais indicadores de desempenho para anúncios online e marketing digital. Com essas métricas, você mensura o sucesso de uma campanha e conclui se ela está performando.
O CPM é para qualquer negócio
O CPM é uma métrica utilizada por pequenas e grandes empresas para destacar seus anúncios na internet. Trata-se do valor a ser pago quando o anúncio for exibido 1000 vezes em uma página.
Alguns fatores podem encarecer o CPM, como público muito nichado, alta concorrência no leilão e anúncio de baixa qualidade. Porém, algumas boas práticas podem ajudar a reduzir o seu custo e atrair mais cliques.
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Resumindo
CPM significa “Custo por Mil Impressões”. É uma métrica de publicidade online que indica quanto um anunciante paga para exibir seus anúncios mil vezes em um determinado local na internet, como um site, rede social ou aplicativo móvel.
O objetivo do CPM é proporcionar às empresas informações cruciais para suas operações, abrangendo aspectos como alocação de recursos, análise de cenários, gestão financeira, previsões e geração de relatórios de dados. Esse método é implementado, por exemplo, em campanhas de branding que visam elevar a relevância de marca de uma empresa ou produto.
O CPM é um valor a ser pago, definido pelo anunciante, quando o anúncio for exibido 1000 vezes na página, independente de gerar cliques ou leads. Logo, se um anunciante concorda pagar R$ 100 de CPM, esse valor deverá ser pago a cada 1000 vezes que um anúncio for exibido.