Descubra o que é um copywriter, quanto ganha, como se tornar um e quais são os traços da personalidade desse profissional!
Se você gosta de ler e escrever, é persuasivo e criativo, a carreira de copywriter pode ser uma carreira promissora para você.
Esse profissional tem a função de redigir textos que convençam o leitor a tomar uma ação — normalmente a de comprar algo. O copywriter usa técnicas de copywriting para tornar seus textos verdadeiras máquinas de conversão.
Apesar de por vezes ser confundido com os redatores publicitários, eles não são o mesmo. Na realidade, o copywriter atua muito mais no inbound marketing, enquanto o redator publicitário cria campanhas publicitárias.
Quer entender mais sobre essa profissão, o que faz, quanto ganha e como se tornar um? Então continue a leitura!
O que faz um copywriter?
Cria e-mails
O copywriter é o profissional ideal para impulsionar estratégias de e-mail marketing — ele dá vida aos textos e calls to action. Além disso, 59% dos consumidores confirmam que e-mails influenciam, diretamente, em suas decisões de compra, de acordo com uma pesquisa da Hubspot, de 2019.
Cria anúncios
O copywriter é responsável pela criação dos mais diversos tipos de anúncios, até mesmo dos anúncios em vídeo ou áudio, pois antes de serem produzidos eles são roteiros em texto escritos pelos profissionais. Já que o mesmo possui grande habilidade em convencer pessoas a tomarem ações por meio de palavras, ele é o mais indicado para fortalecer estratégias de publicidade.
O copywriter está por trás de comerciais de TV, outdoors, páginas de revistas, spots no rádio, banners, pop-ups, web vídeos, e-mail marketing, conteúdos para as redes sociais são apenas alguns exemplos de anúncios que podem ser criados por esse profissional.
Cria cartas de vendas
A carta de vendas são conteúdos que interagem diretamente com o cliente — e-mail marketing, mensagens instantâneas e até mesmo uma landing page.
O copywriter é o profissional responsável por criar o discurso presente nesses conteúdos para que o consumidor seja conquistado.
Cria roteiros para vídeos
Os copywriters podem se especializar na área de roteiros e, assim, criar conteúdos altamente impactantes. Todo vídeo, principalmente os publicitários, antes de tomar a forma audiovisual, foi um texto.
Cria roteiros para telemarketing
O copywriter é responsável pela criação de roteiros para operadores de telemarketing. Esses roteiros fazem com que sejam capazes de atender todas as solicitações dos clientes e convencê-los a comprar novos produtos e serviços.
Cria páginas de vendas
O copywriter é a pessoa que cria uma página de vendas, ou landing page, que tem como objetivo vender um produto ou serviço. É através dela que é provado ao cliente que o produto ou serviço que está sendo comercializado sana suas dores e desejos.
Cria posts para redes sociais
Criar conteúdo para as redes sociais é uma das funções mais populares de um copywriter — eles conseguem transformar um conteúdo de Instagram em uma estratégia poderosa para gerar mais leads ou expandir o digital branding da marca, por exemplo.
Cria artigos para blogs
Seguindo as estratégias de SEO, o copywriter cria conteúdos otimizados para os motores de busca e, assim, tem a possibilidade de vê-los no topo da página de pesquisa do Google.
Qual o perfil de um copywriter?
Ser curioso
Um copywriter precisa ser curioso — é a curiosidade que o instiga a pesquisar mais, fazer questionamentos, criar uma persona para o leitor das suas copies e estar constantemente buscando novidades na área.
Ter flexibilidade linguística e ter domínio do português
Para redigir um texto de alta qualidade é importante que o copywriter tenha um bom nível no idioma a ser utilizado e dominar as regras de gramática, compreender as diversas variações linguísticas e conhecer o vocabulário do seu público-alvo.
Além disso, o copywriter precisa entender quando e como adequar a linguagem verbal ao contexto no qual o texto se insere, pessoas que têm essa flexibilidade são mais propensas a destacarem no copywriting.
Gostar de ler e o faz com frequência
Ter apreço pela leitura contribui com o vocabulário do copywriter e aumenta sua inspiração, é um traço de personalidade que auxilia no crescimento da familiaridade com o idioma, estilos de narrativa e até mesmo técnicas de escrita.
Ser capaz de fazer reflexões críticas
Um bom copywriter precisa ser capaz de refletir, de forma crítica, acerca do seu próprio texto e ser capaz de encontrar maneiras para aperfeiçoar o material através da análise da estrutura e abordagem feita.
Gostar de escrever
Escrever é a base do trabalho de um copywriter, portanto, é indispensável que o profissional tenha o gosto pela escrita.
Ser persuasivo
Um bom copywriter é aquele que convence os leitores a tomar ações através dos seus textos. Apesar de algumas pessoas já terem esse poder de persuasão em seus textos, isso também pode ser aperfeiçoado com o tempo.
Anotar ideias
Para não sobrecarregar o cérebro, copywriters são conhecidos por anotarem constantemente suas ideias em cadernos ou aplicativos de anotações — liberar o cérebro das obrigações de armazenamento é muito importante!
Ser capaz de assumir seus erros
Um copywriter não pode amar o seu texto acima de tudo. Na realidade, ele precisa amar mais o seu objetivo, ou seja, encontrar erros no seu material e corrigi-los. Isso pode ser feito por meio de feedbacks, opiniões alheias e na possibilidade de assumir os erros das suas produções.
Qual a diferença entre copywriter e redator publicitário?
A principal diferença entre o copywriter e o redator publicitário é que o copywriter foca em persuadir o usuário para que ele tome uma ação, enquanto o redator publicitário além de criar textos também produz e planeja campanhas publicitárias inteiras.
O redator publicitário cria textos para campanhas de posicionamento de marca, produção de materiais mais longos e entre outros. Além disso, espera-se que os redatores publicitários tenham formação acadêmica em Publicidade e Propaganda ou possuam especialização na área.
No caso dos copywriters, a situação é um pouco mais flexível. Este profissional pode surgir de diversas origens, não sendo estritamente necessário possuir uma graduação. Em vez disso, o que as empresas costumam valorizar são experiências práticas e a conclusão de cursos adicionais focados em técnicas de copywriting.
Em ambas as profissões, é crucial dedicar-se aos estudos e manter-se atualizado constantemente. Além disso, investir no desenvolvimento de habilidades interpessoais, também conhecidas como soft skills, é essencial para se destacar nesse campo competitivo.
Precisa de faculdade para ser copywriter?
Não é necessário formação formal para ser copywriter. Na realidade, muitos copywriters de sucesso nunca foram à faculdade. Porém, é preciso muito conhecimento prático e formal através de cursos livres, pois o ramo é concorrido e os profissionais que mais se destacam são aqueles que mais se qualificam.
Como se tornar um copywriter do zero?
Leia muito
Como copywriter, quanto mais você lê, melhor. Ao ler você aprende mais palavras, você compreende mais técnicas de escrita e domina mais detalhes da gramática, além de aumentar o seu repertório de termos e argumentos.
Aprenda sobre gatilhos mentais
Copywriters aplicam gatilhos mentais em materiais textuais, pois são capazes de despertar ações automáticas nas pessoas, por meio de termos certos ditos na hora certa ao decorrer do texto.
Estude sobre persuasão
Com os gatilhos mentais, a persuasão é essencial para o copywriter saber como influenciar as pessoas de forma positiva e usar o copywriting como meio para que elas comprem um produto ou serviço.
Pense no seu público e estude-o
Um copywriter precisa pensar no seu público constantemente e, assim, encontrar o tom de voz e a linguagem perfeita para os seus textos. Sendo assim, o profissional precisa ter o seu público-alvo como foco o tempo inteiro.
Domine o objetivo da sua copy
O copywriter deve compreender claramente o propósito principal da copy que está sendo criada. Antes de começar a redigir, tenha uma compreensão sólida do contexto para o qual você está escrevendo.
Escreva textos escaneáveis
O copywriter não deve escrever materiais com blocos de textos enormes — eles são cansativos e é possível que o seu usuário não entenda a mensagem que você está tentando comunicar. Por isso, busque escrever parágrafos curtos, que são textos escaneáveis pelo algoritmo de pesquisa do Google.
Ao escrever, faça perguntas ao leitor
O copywriter deve escrever perguntas no decorrer do texto, pois isso ajudará a manter o leitor engajado e envolvido com o texto. Instigando a leitura em busca de respostas.
Prove que você é uma autoridade
É crucial para o copywriter demonstrar ao público o seu conhecimento sólido sobre o assunto abordado, estabelecendo-se como uma verdadeira autoridade. Se você é um especialista no tema que está abordando, pode ser apropriado associar seu nome aos textos.
Construir essa autoridade não é uma jornada de curto prazo; portanto, é importante não ter pressa. Com o tempo e estratégias adequadas, as pessoas naturalmente reconhecerão sua expertise e o considerarão como uma figura de destaque em seu mercado.
Conte histórias
O copywriter deve ser direto ao escrever os seus textos, mas se tiver a oportunidade de escrever copies mais longas, invista tempo em criar uma copy baseada no storytelling, mas sem entediar o seu leitor — busque envolvê-lo para que, no fim do material, ele tome uma decisão favorável ao seu objetivo.
Qual o salário de um copywriter?
Quanto ganha um copywriter júnior?
R$ 3.113 é a remuneração variável de um copywriter júnior no Brasil. A remuneração varia de R$ 1.425 a R$ 6.028, segundo o Glassdoor.
Quanto ganha um copywriter senior?
R$ 9.000 é a remuneração variável de um copywriter sênior no Brasil — a variação fica entre R$ 3.420 e R$ 16.555, segundo o Glassdoor.
Quanto ganha um copywriter nos Estados Unidos?
US$ 70.840 é a média salarial anual de um copywriter nos Estados Unidos — R$ 355.194,45 na cotação do dólar de outubro, 2023.
Além disso, a remuneração mensal variável fica entre US$ 3.258 e US$ 6.082, segundo o Glassdoor — cerca de R$ 16.335,74 e R$ 30.495,38, respectivamente, na cotação de outubro.
Como está o mercado para copywriters?
O mercado para copywriters é diversificado, com muitas oportunidades e em diferentes áreas, além da possibilidade de trabalhar remotamente. Além disso, como copywriter, você pode trabalhar de forma autônoma, como freelancer e, é claro, como CLT, o que expande as oportunidades de trabalho.
Onde posso trabalhar como copywriter?
- Copywriter CLT: para aqueles que buscam estabilidade, as agências e empresas são o lugar correto;
- Copywriter freelancer: voltado para aqueles que buscam, normalmente, uma renda extra por meio de plataformas como Workana e 99freelas, por exemplo;
- Copywriter empresário: para aqueles que querem criar uma empresa de copywriting;
- Copywriter Co-produtor: para os copywriters que entendem de gestão e ajudam os especialistas a transformar ideias de negócios em produtos vendáveis.
Como conseguir clientes como copywriter?
- Busque conhecimento;
- Ofereça a sua expertise através do conhecimento que já tem;
- Saiba divulgar seu próprio trabalho, afinal, esse é a tarefa de um copywriter;
- Faça prospecção direta: seja por e-mail ou inbox;
- Pratique o networking se relacionando bem e se mantendo no radar de possíveis clientes e parceiros;
- Estimule os seus clientes a te indicarem;
- Crie conteúdo apostando no SEO e nas redes sociais, o conteúdo pode te tornar em uma autoridade;
- Busque empregos e agências se você não quiser ser um profissional liberal ou empreendedor. O LinkedIn é uma ótima plataforma para começar a busca.
Quanto cobrar como copywriter iniciante?
Normalmente um copywriter iniciante cobra entre R$ 200 e R$ 500 por hora trabalhada. Lembrando que tudo depende da complexidade do projeto e da experiência do copywriter. Além disso, alguns copywriters, ao invés de cobrar por hora, cobram um valor fixo pelo projeto ou até mesmo um valor por palavra escrita. Por isso, o número é variável.
Você está pronto para ser um copywriter de sucesso!
Um copywriter é o profissional que tem a função de redigir textos que convençam o leitor a tomar uma ação — normalmente a de comprar algo. O copywriter utiliza técnicas de copywriting para transformar seus textos em máquinas de conversão.
Seus materiais envolvem anúncios, roteiros para TV, rádio e telemarketing; e-mail marketing, postagens para as redes sociais e até mesmo páginas de vendas. O perfil desse profissional é o de ser mais curioso, gostar de ler e escrever, ser persuasivo, gostar de fazer reflexões críticas e ser capaz de assumir erros.
Não é preciso de faculdade para ser um copywriter, mas é importante se manter atualizado nos estudos para se destacar no mercado.
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Resumindo
Copywriter é um profissional da área de marketing que é especializado na função de redigir textos que convençam o leitor a tomar uma ação — normalmente a de comprar algo e utiliza técnicas de copywriting para converter clientes a partir de seus textos.
R$ 3.113 é a remuneração variável de um copywriter júnior no Brasil. A remuneração varia de R$ 1.425 a R$ 6.028, segundo o Glassdoor.
Ser curioso, gostar de ler e escrever, dominar o idioma no qual irá escrever (isso inclui a gramática e ter flexibilidade linguística), ser persuasivo, gostar de fazer reflexões críticas e ser capaz de assumir erros.