Você provavelmente já ouviu falar em Internet das Coisas (IoT), nuvem e inteligência artificial. Mas você sabia que essas tecnologias fazem parte da Indústria 4.0? Também conhecido como a 4ª Revolução Industrial, este conceito tem mudado, por meio de máquinas e computadores, a forma de trocar dados, automação, modelos de negócios e muito mais.
Inovação, eficiência e customização são sinônimos da Indústria 4.0 e impactarão como gerimos empresas, implementamos tecnologias e produzimos produtos.
Se você quer entender mais sobre o que é a 4ª Revolução Industrial, suas tecnologias e impactos futuros, continue a leitura e tire as suas dúvidas!
O que é Indústria 4.0?
A Indústria 4.0 é uma expressão que se refere à automatização da produção e à fusão de várias tecnologias, como inteligência artificial, sistemas ciber-físicos, robótica, internet das coisas e computação em nuvem. Seu propósito é impulsionar a digitalização nas operações industriais, aprimorando os procedimentos e elevando a eficiência produtiva.
Como funciona a Indústria 4.0?
A Indústria 4.0 funciona por meio da incorporação de tecnologias digitais avançadas nas operações das fábricas para aprimorar a eficiência, a produtividade e a flexibilidade dos processos. Dessa forma, as fábricas se tornam mais inteligentes e autônomas, capazes de se ajustar às exigências do mercado em tempo real.
A integração dessas tecnologias resulta em uma produção mais eficaz, menor custo, redução de desperdícios e maior satisfação do cliente. Como consequência, a Indústria 4.0 também está redefinindo a natureza do emprego ao demandar habilidades digitais avançadas dos trabalhadores e impulsionar novos modelos de negócios e colaboração dentro das cadeias de fornecimento.
Quais são as principais tecnologias da Indústria 4.0?
1. Inteligência Artificial
A aplicação de inteligência artificial com machine learning é uma das principais tecnologias da Indústria 4.0. Ela permite a análise avançada de dados para a interpretação de tendências, eventos e comportamentos, o que ajuda no apoio e automatização de decisões e ações.
2. Computação em nuvem
A computação em nuvem é uma das principais tecnologias da Indústria 4.0 porque permite que as empresas acessem recursos computacionais mesmo utilizando dispositivos remotos e diferentes. Essa questão contribui com a economia financeira, já que evita a compra de equipamentos caros para equipes de suporte.
3. Big Data
Big Data se refere ao trabalho com dados mais complexos, em grande volume e em uma maior velocidade. Esses dados são tão volumosos que os softwares tradicionais não conseguem gerenciá-los, de forma que se usam técnicas de machine learning e estatística para extrair informações relevantes que irão, de fato, impactar nos negócios.
4. Cyber segurança
A cyber segurança consiste na junção de diferentes estruturas de software e hardware para proteger ativos de comunicação, e é uma das principais tecnologias da Indústria 4.0. Essa proteção é feita por meio do trato de ameaças que colocam em risco as informações processadas e armazenadas no sistema.
5. Internet das coisas
A internet das coisas (IoT) é uma conexão entre objetos a partir de uma infraestrutura habilitadora. Ou seja, casas inteligentes que se conectam com celulares, celulares que se conectam com veículos automotivos, e assim por diante. Essa integração promove a praticidade e é uma das principais tecnologias da Indústria 4.0
6. Robótica
A robótica avançada é uma das principais tecnologias da Indústria 4.0 porque estes dispositivos funcionam, em sua maioria, de forma autônoma. Eles fazem suas próprias interações e podem modificar seu comportamento com base nos dados recebidos.
7. Manufatura digital e aditiva
A manufatura digital consiste em um sistema integrado que usa simulações, visualização 3D e análises para definir processos de manufatura e produto. Já a manufatura aditiva fabrica peças a partir de um desenho digital com uma impressora 3D. Ambas tecnologias estão presentes na Indústria 4.0
8. Integração de sistemas
A integração de sistemas ocorre quando diferentes tipos de computadores e programas de software são conectados para funcionar juntos. Ou seja, eles compartilham informações entre si, e isso ajuda as empresas a entenderem melhor como estão indo.
9. Digitalização
A digitalização é, em suma, usar as tecnologias digitais para transformar processos de produção, desenvolvimento de produtos e modelos de negócio, por exemplo. Ela é uma das principais tecnologias da Indústria 4.0 porque visa a otimizar os processos e torná-los mais eficientes.
Quais são as propostas para a Indústria 4.0 no Brasil?
- Aplicações nas cadeias produtivas e desenvolvimento de fornecedores;
- mecanismos para induzir a adoção das novas tecnologias;
- desenvolvimento tecnológico;
- ampliação e melhoria da infraestrutura de banda larga;
- aspectos regulatórios;
- formação de recursos humanos;
- articulação institucional.
As propostas regulatórias para a Indústria 4.0 no Brasil envolvem desde proteção intelectual até a adoção de padrões de cibersegurança e a implementação de uma abordagem internacional da regulamentação técnica para minimizar quaisquer efeitos negativos relacionados à tecnologia.
Quais os benefícios da Indústria 4.0?
Capacidade inovadora incentiva novos modelos de negócios
Um dos grandes benefícios da Indústria 4.0 é a capacidade de inovar constantemente. Assim, surgem novos modelos de negócios, o que permite às empresas se reinventarem. Como consequência, há a criação de experiências diferenciadas pela indústria.
Aumento da produtividade graças à eficácia e praticidade
O aumento da produtividade é um dos benefícios da Indústria 4.0 graças à automação. Assim, as tarefas se tornam mais eficientes com a ajuda do poder e praticidade das máquinas.
Segurança e agilidade como benefícios do consumidor
O consumidor é imediatista, então as empresas precisam suprir suas necessidades de forma ágil, eficiente e, é claro, segura. Assim, um dos benefícios da Indústria 4,0 é a agilidade e a segurança, propiciados por meio de soluções tecnológicas.
Personalização de serviços e produtos
No passado, os consumidores compravam apenas o que era ofertado. Hoje, tudo é bem diferente — quanto mais customizado, eficaz e interessante um produto ou serviço é, mais encantado e fiel o cliente se torna. Assim, a personalização é um dos benefícios da Indústria 4.0.
Otimização de recursos em prol do meio ambiente
Sustentabilidade é uma preocupação cada vez mais presente em grandes empresas. Um dos benefícios da Indústria 4.0 é o uso de recursos de maneira mais inteligente — até a energia pode ser economizada com o uso das tecnologias corretas.
Redução de erros com trabalho automatizado
O número de erros diminui com o trabalho automatizado porque as máquinas são criadas para agir de forma repetitiva, por horas, de modo eficaz — ao contrário dos humanos, que são mais suscetíveis a falhas. Assim, o maior índice de sucesso é um dos benefícios da Indústria 4.0, devido à automatização de processos.
Redução dos gastos
As máquinas podem programar suas manutenções de forma autônoma, e há muitas tecnologias que previnem o desperdício de matérias-primas. Portanto, um dos benefícios da Indústria 4.0 são os gastos menores em diferentes esferas da produção.
5 formas de aplicar a Indústria 4.0
1. Use a IoT de forma inteligente
A Internet das Coisas (IoT) permite a conexão de toda a linha de produção. Essa tecnologia pode ser aplicada na Indústria 4.0, por exemplo, para fazer manutenção preditiva de serviços e garantir que tudo funcione corretamente.
2. Faça manutenções de qualidade
Antes, as manutenções eram manuais e demoradas, mas a IoT torna os processos mais ágeis e eficientes. Assim, uma das formas de aplicar a Indústria 4.0 é a partir do monitoramento automático de processos, o que diminui os custos de manutenção e simplifica a gestão, aumentando a efetividade da produção.
3. Traga a robótica para o seu negócio
A robótica é uma das formas de aplicar a Indústria 4.0. O uso de robôs autônomos em lojas ajuda a identificar padrões de compra, encontrar produtos, responder às dúvidas dos clientes e rastrear o estoque em tempo real. Isso melhora o atendimento ao cliente e permite estratégias mais eficientes de compra, alinhadas com os desejos dos consumidores.
4. Treine colaboradores com realidade aumentada
A realidade aumentada permite treinamentos mais inteligentes e imersivos para os colaboradores se adaptarem ao novo ambiente de trabalho. Esta forma de aplicar a Indústria 4.0 permite que a mão-de-obra aprenda novas habilidades ao visualizar as etapas dos novos processos.
5. Use o Big Data de forma estratégica
Uma forma de aplicar a Indústria 4.0 é com o uso de sistemas de Big Data e automação para coletar dados de forma inteligente. Isso possibilita criar produtos personalizados conforme as preferências dos clientes. As empresas também obtêm insights sobre o público-alvo, e podem usar esses dados para definir estratégias mais apuradas.
Quais os impactos da Indústria 4.0?
Os impactos da Indústria 4.0 vão desde o crescimento da economia e aumento de produtividade até a redução de custos e energia. Até 2025, a Indústria 4.0 pode reduzir os custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%, diminuir o consumo de energia entre 10% e 20%, e aumentar a produtividade entre 10% e 25%, segundo pesquisa da McKinsey.
A Accenture prevê que a introdução de tecnologias ligadas à Internet das Coisas pode aumentar a economia brasileira em cerca de US$ 39 bilhões até 2030. Se o país criar condições favoráveis para adotar essas tecnologias, esse número poderia chegar a US$ 210 bilhões.
Impactos positivos da Indústria 4.0
- A automação e otimização de processos aumentam a produtividade e reduzem custos operacionais.
- Incentivo à inovação tecnológica e ao desenvolvimento de novos produtos e serviços.
- A personalização resulta em produtos que atendem às necessidades dos consumidores de forma mais precisa.
- Criação de empregos altamente qualificados, especialmente para profissionais com habilidades digitais avançadas.
- A redução de trabalhos perigosos e monótonos melhora a segurança e a saúde dos trabalhadores.
- Implementação de práticas industriais mais sustentáveis, o que reduz o desperdício e otimiza o uso de recursos.
Impactos negativos da Indústria 4.0
- Desemprego em áreas de baixa qualificação, devido à automação.
- Divisão digital entre aqueles com acesso à tecnologia e aqueles sem.
- A dependência de tecnologia pode tornar as indústrias vulneráveis a falhas sistêmicas e ataques cibernéticos.
- Possível poluição ambiental devido ao descarte inadequado de componentes eletrônicos.
Quais os desafios da Indústria 4.0?
Aumento de ameaças cibernéticas
O aumento de ameaças cibernéticas é um dos principais desafios da Indústria 4.0. Devido à maior interação entre ecossistemas digitais e físicos, cresceu a vulnerabilidade das informações.
A Lei Geral de Proteção de Dados surge justamente para prevenir esse vazamento de dados pessoais decorrente de ataques cibernéticos e, consequentemente, traz uma série de critérios para a adaptação das empresas.
Por isso, é importante que as empresas estejam sempre atentas e atualizadas. Dessa forma, elas conseguirão antecipar vulnerabilidades nos sistemas e impedir o comprometimento de seus dados e dos clientes.
Falta de mão de obra capacitada
Novas tecnologias surgem a todo momento e, para operá-las, é preciso profissionais que as dominem. Mas isso não é tão fácil quanto parece, então um dos principais desafios da Indústria 4.0 é a falta de mão de obra capacitada.
Para superar esse desafio, as empresas devem contratar pessoas com destreza digital, que consigam diminuir as falhas de processos e aumentar a eficiência operacional da empresa. Também é importante investir na capacitação dos seus funcionários com cursos, mentorias e workshops.
Implementação da Inteligência Artificial (IA)
A inteligência artificial (IA) permite a criação de modelos de negócios mais eficientes e rápidos. Em contrapartida, um dos principais desafios da Indústria 4.0 é a implementação correta da IA, pois envolve várias tecnologias, como Big Data, internet das coisas, computação em nuvem e análise avançada.
O futuro é agora na Indústria 4.0!
A Indústria 4.0 funciona por meio da incorporação de tecnologias digitais avançadas nas operações das fábricas. Dessa forma, as fábricas se tornam mais inteligentes e autônomas, capazes de se ajustar às exigências do mercado em tempo real. Isso resulta em uma produção mais eficaz, menor custo, redução de desperdícios e maior satisfação do cliente.
Quer entender mais sobre esses assuntos e dominar as rodas de conversa sobre negócios? Então siga a Remessa Online no Instagram, LinkedIn, X (antigo Twitter), Facebook e YouTube.
Resumindo
A Indústria 4.0 é uma expressão que se refere à automatização na produção e à fusão de várias tecnologias, como inteligência artificial, sistemas ciber-físicos, robótica, internet das coisas e computação em nuvem.
A Indústria 4.0 vai mudar a sua vida com o aumento da eficiência do uso de recursos e com as transformações na gestão empresarial.
A Indústria 4.0 pode ser aplicada no armazenamento de informações, bancos de dados, redes de Internet, software e mais.