Se você tem o sonho de estudar fora, fazer um planejamento é essencial. Neste texto vamos dar dicas de como economizar para fazer intercâmbio.
O valor de um intercâmbio varia de acordo com fatores como o tempo de duração e tipo de intercâmbio e o país escolhido.
O intercâmbio pode ser feito com o objetivo de aprender uma língua estrangeira, cursos profissionalizantes, graduações e pós-graduação ou ainda aliar estudo e trabalho em um país estrangeiro.
Muitas pessoas querem fazer um intercâmbio, até mesmo por essa ser uma das formas de se destacar no mercado de trabalho e também vivenciar uma experiência única de troca de conhecimentos e culturas em outro país.
Se você quer isso, mas não possui ainda a quantia necessária, confira nossas dicas de como economizar para fazer intercâmbio:
Dica 1: Saber de quanto você precisa
Antes de começar a economizar, é imprescindível saber a quantia que você precisa para fazer o intercâmbio que deseja.
Nesses gastos é preciso incluir passagem, matrícula e mensalidades do curso, moradia, seguro viagem, gastos com documentação e entre outros fatores.
O mais indicado é buscar uma agência especializada para fazer a cotação dos custos da viagem. Sabendo o valor necessário, faça um prognóstico para economizar um pouco a mais do que o necessário para, em caso de emergências, não passar aperto.
Dica 2: Faça um planejamento financeiro
O planejamento financeiro é uma ferramenta de administração que facilita o processo de organização financeira.
Par fazer o planejamento é preciso colocar em uma planilha todos os seus gastos e ganhos mensais.
Com isso, é possível visualizar melhor os gastos que são possíveis de reduzir ou cortar para que se consiga poupar.
O planejamento deve ainda ter metas a serem alcançadas em curto, médio e longo prazo.
Firmar objetivos é uma forma eficaz de avaliar se você está sendo bem sucedido em economizar para fazer intercâmbio.
Dica 3: Estude a possibilidade de economizar para fazer intercâmbio fazendo investimentos
Além da poupança, há investimentos de curto, médio e longo prazo de baixo risco que podem fazer seu dinheiro render.
Converse com o gerente do seu banco sobre seu objetivo de economizar para fazer intercâmbio e quais os investimentos que podem se adequar ao seu perfil.
Alguns dos principais tipos de investimentos de curto prazo são:
- Letra de Crédito Imobiliário (LCI): trata-se de um investimento em que o capital é convertido em créditos para o financiamento de imóveis. Esses créditos são oferecidos por instituições financeiras. O LCI é um investimento considerado seguro, já que o Fundo Garantidor de Crédito (FCG) se responsabiliza por possíveis perdas. A liquidez, ou seja, o tempo para retirar o capital, pode variar entre 3 a 2 anos;
- Certificado de Depósitos Bancários (CDB): Também são amparados pelo FCG e, se comparado com a poupança, possuem rendimento superior. A liquidez costuma ser de 3 anos após a aplicação;
- Tesouro Selic: Este é um tipo de investimento pós-fixado (aumentam ou diminuem sua rentabilidade de acordo com a Selic) e que pode ter o rendimento diário.
O Tesouro Selic é oferecido pelo governo e tem seus rendimentos ligados à taxa Selic. Isso faz com que seja muito mais vantajoso que a poupança.
Dica 4: Procure uma renda extra
Para conseguir juntar o dinheiro mais rápido, estude formas de conseguir algum tipo de renda extra para suas horas vagas, fazendo algum tipo de trabalho.
Outra forma de conseguir um dinheiro extra e desapegar de coisas que você não usa mais, como roupas, acessórios, livros, objetos de decoração e etc. Isso pode ser feito em bazares físicos e virtuais e costuma dar muito ao certo.
Dica 5: Tenha foco na hora de economizar
Essa certamente é uma das dicas mais importantes, pois é preciso manter o foco no seu objetivo de economizar para fazer intercâmbio.
Durante um tempo, será necessário fazer alguns sacrifícios e cortes, como deixar de sair para festas, evitar compras, trocar restaurantes por refeições em casa e entre outras atitudes que vão fazer você poupar mais e se aproximar de seu objetivo.
Dica 6: Observe o câmbio de moedas estrangeiras
Verificar diariamente o câmbio é uma forma de comprar moedas estrangeiras com uma cotação melhor e, dessa forma, ter mais vantagens na hora de juntar o valor necessário para a sua viagem.
Por isso, fique atento para não desperdiçar as oportunidades.
Com nossas dicas de como economizar para fazer intercâmbio, certamente o seu sonho de estudar fora do país estará cada vez mais próximo de ser realizado.