A Espanha é um país repleto de atrações turísticas, rica gastronomia e que recebe milhões de pessoas ao longo do ano. Porém, não podemos deixar de destacar a festa La Tomatina como um evento singular das terras espanholas.
Com milhares de participantes todos os anos, ela desperta a curiosidade de pessoas ao redor do mundo com sua batalha de tomates. Falaremos a seguir tudo sobre sua história, por que ela acontece e outros detalhes importantes. Continue lendo!
O que é a festa de La Tomatina?
A festa de La Tomatina é uma guerra de tomates que acontece todos os anos na cidade de Buñol, próxima a Valência, na última quarta-feira de agosto. A comemoração é conhecida como a maior guerra de alimentos do mundo e gasta toneladas de tomates arremessados entre os participantes, que devem seguir regras específicas do evento.
Onde e quando acontece La Tomatina?
A La Tomatina acontece na cidade de Buñol, que fica na província de Valência, no leste da Espanha. A festa costuma ocorrer na última quarta-feira de agosto de cada ano.
Como funciona La Tomatina?
La Tomatina funciona com o fechamento das ruas de Buñol e instalação de lonas para proteger os edifícios. Os participantes devem vestir roupas confortáveis e velhas e aguardar o sinal de largada, feito por meio da escalada do “pablo jábon” — um mastro ensaboado com um presunto no topo. Quando alguém consegue retirá-lo de lá, tomates amassados voam por uma hora, até que uma buzina sinalize o final do evento. Então, acontece a limpeza das ruas e dos participantes por meio de caminhões-tanques e chuveiros pelas ruas da cidade.
Quem pode participar da festa La Tomatina?
Qualquer pessoa pode participar da La Tomatina, desde que compre um ingresso, respeite as regras e tenha ciência dos riscos de lesões leves.
Quais as regras de La Tomatina?
- Todos os tomates devem ser esmagados antes de serem arremessados;
- é proibido levar objetos perigosos, cortantes ou perfurantes;
- deve-se manter distância dos caminhões de limpeza;
- não se pode arremessar nada além de tomates;
- a festa só acontece dentro do espaço delimitado para isso;
- é proibido tentar rasgar ou remover roupas de outros participantes;
- é obrigatório respeitar igualmente todos os participantes do evento.
Quanto tempo dura La Tomatina?
La Tomatina dura uma hora e costuma iniciar às 9h da manhã. O encerramento da briga de tomates é marcado por uma buzina.
Qual a história de La Tomatina?
A história de origem da Tomatina remonta a uma briga de tomates de 1945, durante o desfile Gigantes Y Cabezudos, que acontecia anualmente em Buñol. Um grupo de jovens arremessou tomates entre si, após um deles cair durante o evento. A polícia dispersou a briga e obrigou o grupo a pagar pelo uso dos vegetais alheios. No ano seguinte, eles voltaram à batalha com tomates próprios para não pagar multas.
A partir de então, o grupo passou a se reunir todos os anos e a atrair curiosos, que começaram a participar do evento. Em 1980, a prefeitura de Buñol abraçou a festa como parte da cultura local.
Como La Tomatina se popularizou pela Espanha?
La Tomatina se popularizou pela Espanha com a cobertura midiática do programa Informe Semanal em 1983. Assim, o evento ganhou força devido à curiosidade e se tornou uma forma de atrair turistas e moradores à cidade de Buñol.
La Tomatina é um desperdício de alimentos?
A La Tomatina não é considerada um desperdício de alimentos porque todos os tomates utilizados na festa são cultivados em Extremadura e Xilxes, têm um gosto desagradável e são muito maduros, passando do ponto ideal para consumo.
Curiosidades sobre o festival La Tomatina
La Tomatina foi proibida pelo governo nos anos 1950
A comemoração La Tomatina foi banida pelas autoridades espanholas na década de 1950, durante o governo franquista. A festa só voltou a ser celebrada em 1957, graças a protestos da população.
São usadas cerca de 150 toneladas de tomates a cada La Tomatina
Embora o evento dure apenas uma hora, os participantes conseguem amassar e arremessar cerca de 150 toneladas de tomates.
A comemoração tem reconhecimento do governo espanhol
Após conquistar os corações dos espanhóis, o governo da Espanha decidiu declarar La Tomatina como Festa de Interesse Turístico Internacional em 2013 e torná-la um patrimônio cultural do país.
O festival vai além da batalha e tem apresentações e atividades culturais
Embora a batalha de tomates em si dure apenas uma hora, o dia da La Tomatina é recheado de músicas, apresentações e outras atividades culturais típicas da Espanha.
Pronto para a batalha de tomates?
La Tomatina é um evento tradicional espanhol que atrai milhares de turistas ao redor do mundo inteiro. Apesar de ser um campo de batalha com toneladas de tomates, a festa permite conhecer outra faceta da cultura espanhola.
Gostou de aprender sobre a Tomatina? Está pensando em conhecer o evento? Saiba que os serviços da Remessa Online podem facilitar bastante a sua viagem. Conheça nossa conta global com cartão de débito internacional em euro e não se preocupe com câmbio quando visitar a Espanha!
Resumindo
A La Tomatina é celebrada como uma festa originada de uma brincadeira espontânea em 1945 envolvendo uma briga de tomates entre amigos.
– Todos os tomates devem ser esmagados antes de serem arremessados;
– é proibido levar objetos perigosos, cortantes ou perfurantes;
– deve-se manter distância dos caminhões de limpeza;
– não se pode arremessar nada além de tomates;
– a festa só acontece dentro do espaço delimitado para isso;
– é proibido tentar rasgar ou remover roupas de outros participantes;
– é obrigatório respeitar igualmente todos os participantes do evento.
La Tomatina dura uma hora e costuma iniciar às 9h da manhã. O encerramento da briga de tomates é marcado por uma buzina.
A La Tomatina acontece na cidade de Buñol, que fica na província de Valência, no leste da Espanha. A festa costuma ocorrer na última quarta-feira de agosto de cada ano.
Crédito das imagens: Envato Elements