O mercado financeiro é o ambiente de negociação de ativos financeiros, como moedas, títulos, ações, commodities e derivativos. Cada país tem o seu, mas há intensas relações entre eles, o que torna esse termo mais complexo do que parece ser.
Ainda assim, a estrutura do mercado financeiro é bastante parecida nos mais diferentes países. Existem algumas alterações, como na nomenclatura dos ativos, mas a essência é bastante semelhante. Dessa forma, entender o funcionamento desse ambiente ajuda a investir no Brasil ou investir no exterior.
Então, qual é o seu objetivo? Independentemente da sua resposta, vale a pena ler este post para entender como as negociações acontecem. Acompanhe e saiba mais!
O que é o mercado financeiro?
O mercado financeiro é o ambiente de negociação em que são realizadas a compra e venda de valores mobiliários, mercadorias e câmbio. Vários agentes estão envolvidos nas operações, como investidores, corretoras de valores, empresas e governos. Enquanto as empresas e governos disponibilizam ativos financeiros para captar recursos, as corretoras intermedeiam as negociações.
Para que serve o mercado financeiro?
O mercado financeiro serve para viabilizar a negociação de ativos financeiros, como moedas, derivativos, ações, títulos e mercadorias. Assim, diferentes países e empresas podem captar recursos, enquanto investidores aplicam seu capital e têm a possibilidade de construir um patrimônio. Ainda que cada país tenha o seu mercado financeiro nacional organizado, não existe restrição para as operações, então é possível investir no exterior.
Tipos de mercado financeiro
Mercado de ações
Mercado de ações é o tipo de mercado financeiro em que as empresas negociam participações societárias. Também chamado de mercado de capitais, ele opera com títulos, ações e derivativos. Para comprar ou vender esses ativos, vale a pena entender como funciona a bolsa de valores no mercado financeiro, já que ela concentra várias transações.
Mercado de obrigações
O mercado de obrigações é o ambiente de negociação de títulos de dívida de empresas e de títulos do Tesouro Direto. Assim, as companhias conseguem obter capital de giro e se capitalizarem. Esse tipo de mercado financeiro também é chamado de mercado de dívida ou crédito, e envolve transações de empréstimo, financiamento, arrendamento, etc. O mercado financeiro permite que os recursos possam ser intermediados em curto, médio ou longo prazo.
Mercado de derivativos
O ambiente de derivativos negocia esse tipo de título no mercado financeiro, cuja característica é ter um preço derivado de um ativo subjacente. Por isso, são negociados opções, operações a termo, swaps, contratos futuros, entre outros.
Mercado de balcão
O mercado de balcão faz parte do mercado acionário, mas é secundário porque é o ambiente onde são feitas negociações com empresas sem ações na bolsa de valores. Ainda assim, faz parte do mercado financeiro.
Como funciona o mercado financeiro?
O mercado financeiro funciona pela movimentação de fluxo econômico causada pela compra e venda de ativos. Assim, existem os investidores, entidades, como empresas de capital aberto ou fechado, governos etc., e os intermediadores, que viabilizam os investimentos em renda fixa e variável. Isso permite conceder linhas de créditos aos tomadores.
Por exemplo, ao solicitar um empréstimo bancário, você se torna um tomador. A instituição financeira concede a quantia a determinada taxa de juros, sendo o credor. Esse montante é obtido graças aos investimentos dos poupadores, que pagam uma alíquota menor para que a instituição financeira tenha lucro. Então, é possível unir os dois lados da economia: quem tem recursos para emprestar e quem precisa desse capital. Isso faz a economia gerar, aumentando o consumo, garantindo que as empresas tenham capital de giro e mais.
Principais instituições do mercado financeiro
Banco Central
O Banco Central do Brasil (Bacen) é uma autarquia federal autônoma vinculada ao Ministério da Economia. A função do Bacen é regulamentar e fiscalizar o funcionamento das instituições no mercado financeiro. O órgão também controla a inflação e define a taxa Selic por meio do Comitê de Política Monetária.
Comissão de Valores Mobiliários
A CVM é uma autarquia federal que fiscaliza, disciplina e normatiza o mercado de valores mobiliários. Instituições do mercado financeiro podem ser punidas caso descumpram as regras da CVM.
Instituições financeiras
As instituições financeiras são entidades que atuam no mercado financeiro. Esse termo abrange bancos, cooperativas de crédito, corretoras de valores, sociedades de financiamento e mais.
Como investir no mercado financeiro?
- Defina seus objetivos com o investimento (como rendimentos a longo prazo, reserva de emergência, dentre outros).
- Delimite o valor a ser aplicado todos os meses.
- Abra uma conta em uma instituição financeira.
- Faça o teste de suitability para saber seu perfil de investidor.
- Estude sobre o mercado financeiro e forme a sua carteira de investimentos.
Apesar desses passos, é necessário se atualizar sempre e se informar. Afinal, há vários detalhes a observar, inclusive a oscilação de preços no mercado. Para saber a quais aspectos atentar, leia este guia completo para iniciantes para saber como começar a investir.
Como ganhar dinheiro no mercado financeiro?
- Investindo em títulos públicos e privados de renda fixa.
- Adquirindo ações e vendendo os papéis assim que eles valorizarem.
- Recebendo proventos, como dividendos e juros sobre capital próprio.
- Vendendo ativos em queda e recomprando-os por preços mais baixos.
- Negociando derivativos e contratos futuros.
Que horas abre o mercado financeiro?
O mercado financeiro abre às 10h (horário de Brasília). Esse é o momento em que o pregão da bolsa de valores do Brasil é oficialmente aberto. No entanto, o funcionamento global é 24 horas por dia, já que cada país estabelece quando será feita a abertura. Ou seja, as operações mundiais acontecem o tempo todo.
Que horas fecha o mercado financeiro?
O mercado financeiro fecha às 17h no horário de Brasília. Nesse momento, o pregão é oficialmente fechado no Brasil, mas continua sendo realizado em outros países. Além disso, existe o after-market (período extra de negociação após o fechamento do pregão), das 17h30min às 18h, e o cancelamento de ofertas, das 9h30min às 9h45min e das 17h25min às 17h30min.
Comece a investir no mercado financeiro mundial
Vale a pena reforçar que todos os países têm uma estrutura própria de mercado financeiro, mas elas são semelhantes à brasileira. Além disso, vários títulos estão disponíveis e é preciso conhecer suas características para saber quais estão mais adequados ao seu perfil de investidor.
Nesse processo, você pode contar com a Remessa Online para investir no exterior. Cobramos as menores taxas do mercado para enviar dinheiro para corretoras internacionais e receber rendimentos no exterior.
Resumindo
1. Defina seus objetivos.
2. Delimite o valor a ser aplicado todos os meses.
3. Abra uma conta em uma instituição financeira.
4. Faça o teste de suitability para saber seu perfil de investidor.
5. Estude sobre o mercado financeiro e forme a sua carteira de investimentos.
Crédito das imagens: Envato Elements