SEPA (Single Euro Payments Area, ou Área Única de Pagamentos em Euro) é um tipo de transferência bancária na Europa que busca simplificar operações realizadas entre diferentes países da Zona do Euro. Graças a ela, operações em euros são processadas em menos tempo e custam menos do que outras transações internacionais.
Continue lendo para saber como funciona uma conta SEPA, os tipos de pagamentos disponíveis e como fazer uma transferência SEPA.
O que é uma conta SEPA?
Uma conta SEPA (Single Euro Payments Area) é uma conta bancária habilitada para realizar transferências eletrônicas em euro entre países da zona SEPA de forma rápida, segura e padronizada. Esse tipo de transferência bancária permite que uma operação entre dois países seja tratada da mesma forma que uma transação doméstica, o que agiliza o processo.
O que significa SEPA?
SEPA significa Single Euro Payments Area – em português, “Área Única de Pagamentos em Euro”. Essa iniciativa da União Europeia busca agilizar as transferências bancárias eletrônicas feitas em euro, com prazos e custos reduzidos.
Para que serve SEPA?
SEPA serve para realizar transferências eletrônicas de fundos em euro entre países europeus, atuando na padronização e segurança das operações. A SEPA tem como objetivo simplificar e agilizar os pagamentos entre países diferentes, além de reduzir os custos de operações internacionais.
O que é zona SEPA?
A zona SEPA consiste na região de países que aderiram ao sistema de pagamentos SEPA. Isso inclui os membros da União Europeia, integrantes do Espaço Econômico Europeu (EEE), além de países como Suíça, Mônaco, San Marino, Andorra e Vaticano, que adotaram o sistema SEPA para facilitar transações em euros.
Países da zona SEPA
Os países da zona SEPA são Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Guernsey, Grécia, Hungria, Ilha de Man, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Jersey, Malta, Mayotte, Mônaco, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Saint-Pierre e Miquelon, San Marino, Suécia, Suíça e Vaticano.
Qual a diferença entre SEPA e SWIFT?
A diferença entre SEPA e SWIFT é que o primeiro é aplicado apenas a transações em euro feitas por países-membros da SEPA. Já SWIFT é usado para transferências internacionais entre mais de 200 países e em moedas variadas. Além disso, enquanto SEPA processa transações financeiras, SWIFT é um sistema de comunicação entre bancos para enviar ordens de pagamento internacionais – ou seja, a transferência de fundos em si é realizada pelos bancos envolvidos.
Tipos de pagamento SEPA
A tecnologia SEPA é usada para pagamentos em crédito, débito e crédito instantâneo.
SEPA Credit Transfer
O SEPA Credit Transfer (Transferência de Crédito SEPA) é um tipo de pagamento SEPA geralmente usada para pagamentos pontuais, como pagamento de faturas, salários ou compras. As transações costumam levar até um dia útil.
SEPA Direct Debit
O SEPA Direct Debit (Débito Direto SEPA) é um tipo de pagamento SEPA que permite a cobrança automática diretamente da conta bancária do pagador. O débito direto é usado para despesas recorrentes em euros, como contas e assinaturas.
SEPA Instant Credit Transfer
SEPA Instant Credit Transfer (Transferência de Crédito Instantânea SEPA) é usado principalmente para pagamentos urgentes, como emergências. Enquanto outros tipos de pagamento SEPA levam de um a dois dias úteis, as transferências instantâneas são processadas em tempo real tipo o Pix brasileiro.
Como ter conta bancária SEPA?
Para ter uma conta bancária SEPA, é preciso abrir uma conta em algum banco da zona SEPA. A maioria dos bancos europeus têm contas compatíveis com o sistema SEPA, e fintechs com contas globais, como Wise e Revolut, também permitem receber e realizar transferências SEPA.
Como pagar com SEPA?
Para pagar com SEPA, você deve ter uma conta em um banco compatível com esse tipo de transferência bancária e os dados pessoais do beneficiário do pagamento, como nome completo, BIC/SWIFT e IBAN. As transferências SEPA são rápidas e geralmente processadas no mesmo dia ou em até dois dias úteis.
Quanto tempo leva uma transferência SEPA?
Uma transferência SEPA leva de um a dois dias úteis. Já as operações do SEPA Instant Credit Transfer são feitas praticamente em tempo real.
Quanto custa uma transferência SEPA?
Transferências SEPA costumam ser gratuitas, sem a cobrança de taxas adicionais – diferentemente de pagamentos SWIFT.
Faça transferências com SEPA
SEPA é uma solução de transferências bancárias internacionais que agiliza o dia a dia de moradores da Europa. O serviço permite enviar e receber euros de outro país de forma rápida e barata. Se você está em busca de formas de facilitar as suas remessas internacionais, então conheça a Remessa Online! Somos uma plataforma para envio e recebimento de dinheiro do exterior com as menores taxas do mercado.
Resumindo
Os países SEPA são Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Guernsey, Grécia, Hungria, Ilha de Man, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Jersey, Malta, Mayotte, Mônaco, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Saint-Pierre e Miquelon, San Marino, Suécia, Suíça e Vaticano.
Transferência SEPA (Single Euro Payments Area) é uma transferência eletrônica em euro entre países da zona SEPA de forma rápida, segura e padronizada.
Crédito das imagens: Envato Elements