O investimento em BDR é uma forma de investir em ações no exterior sem sair do Brasil. Isso porque você adquire certificados lastreados por empresas internacionais com ganhos em dólares, mas toda a negociação é feita na B3, a bolsa de valores brasileira.
Por isso, investidores interessados no mercado internacional podem ficar em dúvida entre BDR ou ações no exterior. Afinal, são dois produtos financeiros distintos que podem potencializar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.
Então, quais são as características dos Brazilian Depositary Receipts? Será que vale a pena investir em BDR? É o que vamos descobrir neste post. Entenda.
Quem pode investir em BDR?
Qualquer pessoa física pode investir em BDR. A prerrogativa é válida para os certificados do tipo Patrocinado e Não patrocinado, de nível 1, 2 e 3 (esse último, se a emissão tiver sido feita por meio de Oferta Pública). Essa informação segue as novas regras de BDRs emitidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em 2020. Desde então, o investimento em BDRs foi ampliado para um número maior de investidores.
Quais os custos de investimento em BDR?
Os custos de investimento em BDR são relativos a taxas de administração e corretagem da corretora, que costuma variar de 3% a 5%. Ainda pode haver a cobrança de custódia e os emolumentos da B3, que chega a 9,25% já com inclusão de PIS e Cofins. Em muitos casos, a instituição financeira já isenta os valores de corretagem e custódia.
Qual a tributação de BDR?
A tributação de BDR é uma alíquota de 15% do Imposto de Renda para transações comuns e 20% para day trade, aplicada apenas sobre o lucro da venda do investimento. No caso do repasse de proventos, o valor deve ser apurado via carnê-leão mensalmente.
Vale a pena investir em ações tipo BDR?
Sim, vale a pena investir em ações tipo BDR se você busca fazer a diversificação de investimentos e aumentar a sua exposição ao risco. Essa é uma forma de investir no exterior sem sair do Brasil, o que dá acesso a companhias estrangeiras, inclusive big techs. De toda forma, é preciso comparar com o seu perfil e analisar os custos da operação, a fim de saber se a rentabilidade compensa.
Como investir em BDR?
1. Abra uma conta em uma corretora de valores
O primeiro passo para investir em BDR é abrir uma conta em uma corretora de valores brasileira. Você precisará fazer o teste de suitability para descobrir seu perfil de investidor.
2. Envie os recursos para a conta da corretora
Transfira o dinheiro da sua conta-corrente para a da corretora para o seu investimento em BDRs. Normalmente, é exigido que a titularidade da origem seja a mesma do destino.
3. Selecione os BDRs a investir
Escolha quais investimentos em BDRs você fará. Você pode definir com base no pagamento de dividendos, solidez da companhia, análise fundamentalista ou técnica, recomendação de especialistas, etc. De qualquer modo, é importante considerar o seu perfil de investidor e o fator cambial, isto é, a oscilação da cotação das moedas.
4. Emita a ordem de compra
Utilize o home broker para emitir a ordem de compra, informando quanto você deseja investir nos BDRs. Aguarde a operação finalizar e acompanhe os resultados.
Como investir em BDRs pela Rico Corretora?
- Abra a sua conta na Rico Corretora, fazendo o teste de suitability.
- Transfira o dinheiro para a conta da corretora.
- Acesse o home broker e verifique as opções em BDR, com ticker finalizado em 34.
- Selecione o investimento em BDR e informe a quantidade que deseja adquirir.
- Emita a ordem de compra e aguarde a conversão em stocks.
Para que esse processo de conversão do investimento em BDR aconteça, o ativo deve estar disponível na sua carteira. Além disso, se o banco depositário for o B3 (BB3), você receberá um e-mail de finalização do cadastro no prazo de 2 semanas.
Assim que essa mensagem chegar, confirme para que a conversão prossiga. Além disso, é exigido que a quantidade de BDR seja equivalente a, pelo menos, o mínimo necessário para a transformação em 1 stock (paridade).
Como investir em BDRs pela Clear Corretora?
- Abra a sua conta na Clear Corretora, preenchendo o perfil de investidor.
- Envie o dinheiro da sua conta-corrente para a da corretora.
- Escolha o investimento em BDR que deseja realizar.
- Emita a ordem de compra e aguarde a finalização da operação.
Os BDRs serão convertidos em stocks. Para isso, é necessário que eles estejam disponíveis na sua carteira. Caso o banco depositário seja o B3 (BB3), você precisará terminar o cadastro no prazo de 2 semanas, após chegar a mensagem no seu e-mail. Ainda é preciso garantir a paridade do programa do Brazilian Depositary Receipt.
Como investir em BDRs pela XP?
- Abra a sua conta na XP Investimentos e faça o teste de suitability.
- Transfira o dinheiro para a conta da corretora de valores.
- Clique na aba “Home broker” para acessar a plataforma de negociação.
- Escolha o investimento em BDR, selecionando a aba amarela em que está escrito “Comprar”.
- Insira o ticker do BDR no campo “Ativo” e defina a quantidade.
- Confirme a assinatura eletrônica e envie a ordem de compra.
Como investir em BDRs pelo Banco Inter?
- Abra a sua conta no Banco Inter, fazendo o teste de suitability.
- Clique no menu “Invest” e, então, selecione “Investir”.
- Acesse “Renda Variável” e escolha “Operar”.
- Digite o código do investimento em BDR e informe a quantidade de papéis.
- Emita a ordem de compra.
- Entre novamente no menu “Investir” e depois em “Conversão de BDRs”.
- Toque em “Consultar meus BDRs” e digite quantos deseja converter ou clique na opção “Converter todos os meus BDRs”.
- Siga as instruções da tela e finalize a operação.
Invista seu dinheiro no exterior
Com todas essas informações, você já pode fazer o seu investimento em BDR da maneira que preferir. Caso precise transferir seu dinheiro para uma conta em uma corretora de valores estrangeira, conte com a plataforma da Remessa Online. Temos as opções mais completas e com taxas competitivas para que você possa investir no exterior com tranquilidade e segurança.
Dessa forma, você pode fazer o seu investimento em BDR e também diversificar a sua carteira de outras formas. Tudo isso ajudará a construir seu patrimônio e garantir o seu futuro.
Então, o que acha de ver mais informações sobre investimentos? Siga a Remessa Online nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e X (Twitter).
Resumindo
Sim, vale a pena investir em ações tipo BDR se você busca fazer a diversificação de investimentos e aumentar a sua exposição ao risco. De toda forma, é preciso comparar com o seu perfil e analisar os custos da operação, a fim de saber se a rentabilidade compensa.
Crédito das imagens: Envato Elements