Em janeiro de 2025, o TikTok foi banido nos Estados Unidos. Contudo, logo após assumir o cargo, Donald Trump adiou a decisão por pelo menos 75 dias. Apesar disso, a possibilidade de proibição da rede social ainda permanece. Nesse cenário, outro aplicativo despontou como o mais baixado: o RedNote, uma plataforma que combina mídia social e comércio eletrônico, considerada uma possível substituta do TikTok.
Será que ela realmente é uma boa alternativa ao TikTok? Confira como a rede social funciona, se é segura e como criar uma conta.
O que é o RedNote?
O RedNote é uma plataforma de mídia social chinesa que já conquistou mais de 300 milhões de usuários ativos mensais. Combina elementos de rede social e comércio eletrônico, permitindo que os usuários vejam e comprem produtos diretamente.
Atualmente, o conteúdo principal está em chinês, mas ele está se adaptando para atender a usuários no mundo todo, com traduções e recomendações personalizadas em inglês. Aliás, já existe um site em inglês com informações sobre a plataforma.
Popular na China, a rede social ganhou destaque no cenário internacional recentemente, especialmente após incertezas sobre o futuro do TikTok nos Estados Unidos. Em meados de janeiro de 2025, o número de downloads do aplicativo nos EUA quase triplicou, com mais de 700 mil novos usuários se registrando em dois dias.
Quem é o dono do RedNote?
O RedNote foi fundado por Miranda Qu e Charlwin Mao (atual CEO da plataforma). Atualmente, há acionistas como Alibaba, Tencent e Temasek.
Como surgiu o RedNote?
A plataforma surgiu em 2013 com o nome “Guia de Compras de Hong Kong”. Ele foi criado como uma rede social para ajudar turistas chineses a encontrar produtos e serviços locais. No entanto, após se popularizar, a plataforma expandiu seu foco, levando à mudança do nome para Xiaohongshu.
No ocidente, o app é chamado de RedNote, mas seu nome original em chinês é Xiaohongshu, que significa “Pequeno Livro Vermelho”.
Como funciona o RedNote?
O RedNote combina elementos do Instagram, Pinterest e TikTok. Aliás, seu principal diferencial é integrar entretenimento e compras. Usuários podem publicar fotos, vídeos, análises de produtos, interagir por comentários e adquirir itens diretamente na plataforma.
A rede social chinesa oferece conteúdo estético e inspirador em áreas como moda, maquiagem, decoração e viagens.
Organização da interface do aplicativo RedNote
- Follow: exibe publicações de perfis que o usuário segue;
- Explorer: recomenda conteúdos com base nos interesses do usuário;
- Nearby: mostra postagens de pessoas próximas geograficamente.
RedNote vs TikTok: quais as diferenças?
Critério | TikTok | RedNote |
Interface Inicial | Página “For You” (Para Você) com vídeos sugeridos | Página “Explorar” com conteúdos selecionados e aba “Trends” destaca vídeos populares |
Tipo de conteúdo | O conteúdo do TikTok é focado em vídeos curtos e tendências virais | Organiza publicações por temas como moda, comida, cosméticos e viagens |
Funções extras | Plataforma de compartilhamento de vídeos. | Integra funcionalidades de e-commerce |
Moderação de conteúdo | Moderado segundo diretrizes globais, com restrições dependendo da região | Menos moderação em temas sensíveis como LGBTQIA+ e questões de mulheres |
Interação do usuário | Permite curtir, comentar, salvar e compartilhar vídeos | Interações semelhantes, mas não exige conta para assistir a vídeos |
Como baixar e usar o RedNote?
Basta acessar a loja de aplicativos do seu celular, disponível para Android e iOS, criar sua conta e começar a usar o aplicativo. Apesar de ainda ser, majoritariamente, em chinês, já é possível traduzir algumas áreas.
Como criar conta no RedNote?
- Baixe e abra o aplicativo no seu dispositivo ou acesse o site oficial;
- Cadastre-se usando seu número de telefone ou e-mail;
- Informe seu gênero e idade;
- Escolha seus interesses, selecionando os temas que você deseja acompanhar no app;
- Após finalizar o cadastro, o RedNote criará automaticamente uma linha do tempo personalizada com conteúdos em vídeos, imagens e textos baseados nos interesses escolhidos.
Recursos exclusivos do RedNote
Integração de compras com experiência social no RedNote
O principal diferencial do RedNote é a fusão entre compras e interação social. Usuários podem marcar e comprar produtos diretamente em postagens. Além disso, há a seção “Shop”, uma área dedicada onde produtos variados estão disponíveis para compra.
Comunidades de nicho e conteúdo real de usuários
O RedNote promove a formação de comunidades baseadas em interesses e estilos de vida específicos. Além disso, avaliações e recomendações são feitas por pessoas reais.
Recursos avançados de compras ao vivo
As compras ao vivo são um dos pilares da plataforma. Os usuários podem interagir com anfitriões, fazer perguntas e assistir a demonstrações de produtos. Além disso, há recursos como carrinhos de compras integrados à transmissão para concluir transações sem sair da live.
Ferramentas para criadores e agências
A plataforma RedNote for Creators é um ambiente robusto que oferece gestão de conteúdo e transmissões ao vivo, além de ferramentas de monetização.
Notas no RedNote
Os usuários compartilham experiências e recebem interações da comunidade por meio de curtidas, comentários e coleções.
Postagens Hey no RedNote
Hey é uma forma simples e rápida de registrar momentos do dia a dia, como check-ins, fotos, mensagens de voz, sentimentos e pensamentos. Essas postagens aparecem para os seguidores por três dias e ficam salvas na página pessoal.
O RedNote é seguro?
O RedNote é uma plataforma que passa por fiscalizações do governo chinês. Dessa forma, há riscos de banimento se o usuário discutir temas sensíveis, como questões políticas.
Além disso, ele coleta dados como outras plataformas ocidentais, mas, segundo eles, utilizam esses dados para melhorar a experiência de compra e recomendação de conteúdo.
RedNote é uma boa alternativa ao TikTok?
O RedNote é uma boa alternativa ao TikTok, mas não é, exatamente, um rival direto. Ambos têm propósitos um pouco diferentes.
Vale ressaltar que com a crescente demanda do aplicativo de usuários vindos do TikTok, a plataforma pode, em breve, lançar cada vez mais recursos semelhantes aos do TikTok.
Curiosidades sobre o RedNote
- A rede social possui mais de 200 milhões de usuários;
- Se tornou o aplicativo mais baixado nos EUA após proibição do TikTok no país;
- A hashtag #TikTokRefugee, usada por americanos que migraram para o RedNote, ultrapassou 100 milhões de visualizações em um único dia;
- O RedNote ficou entre os aplicativos gratuitos mais baixados no mundo, registrando 700 mil novos usuários em dois dias,
- Marcas como Gucci, Dior, Louis Vuitton e Hermès possuem conta na plataforma para vendas;
- Em abril de 2024, a Louis Vuitton bateu um recorde na plataforma com uma transmissão ao vivo da coleção outono 2024, atraindo mais de 470 mil visitantes. Além disso, os produtos apresentados podiam ser adquiridos por meio de uma loja digital dentro do aplicativo.
Como mudar o idioma no RedNote?
- Acesse seu perfil e clique nas configurações (ícone de engrenagem na localizada na parte superior esquerda da tela);
- Escolha as configurações gerais e procure na opção de idioma;
- Defina o idioma que deseja utilizar (inglês, chinês (simplificado) ou chinês (tradicional).
Ainda não é possível usar o aplicativo em português, para isso é necessário usar ferramentas terceiras, como o Google Lens.
Perguntas frequentes
O RedNote é uma plataforma chinesa de mídia social e e-commerce que permite aos usuários compartilhar conteúdo e comprar produtos diretamente no app. Ganhou popularidade nas últimas semanas como rival do TikTok.
O aplicativo está disponível para Android e iOS nas lojas de aplicativos. Crie uma conta usando telefone ou e-mail e escolha seus interesses.
Sim, especialmente para quem busca recursos de compras integradas. Porém, diferente do TikTok que foca em vídeos curtos, o foco do RedNote é em e-commerce e interação.