O Social Security Number é um número de identificação pessoal nos Estados Unidos, bastante semelhante ao CPF no Brasil.
Por meio do SSN o governo pode ter acesso aos seus dados pessoais e as empresas também podem encontrar informações acerca de sua vida financeira.
O SSN foi criado pelo Conselho de Segurança Social com o objetivo inicial de fazer o registro dos ganhos de um trabalhador em que o emprego tivesse a cobertura do programa de Segurança Social.
Contudo, com o passar dos anos o uso do SSN cresceu, sendo necessário para a participação em programas sociais, receber salários, solicitar empréstimos e entre outras atividades.
O que é preciso para tirar o Social Security Number
De acordo com as leis norte-americanas, pode tirar o SSN as pessoas que:
- São cidadãos americanos;
- Residentes permanentes que possuem o Green Card;
- Trabalhadores temporários, ou seja, aquelas que possuem visto de trabalho para os EUA;
- Estudantes de intercâmbio que tenham sido autorizados a trabalhar no campus da instituição de ensino.
O número do SSN é definitivo. Assim, se você foi trabalhar temporariamente nos Estados Unidos e depois retornar, não será necessário fazer outro SSN e você ainda sempre terá o mesmo número.
Turistas e demais pessoas que estiverem nos Estados Unidos com um visto que não permita o trabalho não podem fazer a solicitação do SSN. Não residentes interessados em fazer negócios podem tirar o ITIN Number, emitido pela Receita Federal dos Estados Unidos.
Para que serve o Social Security Number
Em resumo, qualquer atividade que envolve pagamento fazer ser necessário que a pessoa tenha o SSN, pois essa numeração permite que você receba e também possa pagar os devidos impostos ao governo norte-americano.
Além de ser o número de identificação, o SSN serve para controlar as transações financeiras do indivíduo, como contas bancárias, cartões de crédito, consultar o crédit score (que é uma pontuação usada pelas empresas para medir o risco de conceder crédito) e também impostos e benefícios da previdência social.
Contudo, o SSN não pode ser considerado como um documento de identificação pessoal válido universalmente.
Isso porque, o cartão não possui fotografia ou digitais do indivíduo (assim como o CPF brasileiro).
Os cuidados a se tomar com o Social Security Number
O SSN não deve ser dado para qualquer instituição, loja ou pessoa, pois esse número está ligado a contas e transações que podem favorecer transações fraudulentas e até mesmo roubo de identidade.
Assim, não preencha o SSN em formulários de emprego ou forneça por telefone.
Como solicitar o Social Security Number
O processo para a obtenção do SSN é demorado. Por isso, recomenda-se solicitar o quanto antes, caso você preencha os requisitos.
É necessário preencher o formulário no site do Social Security e, após isso, comparecer ao escritório local da Social Security Adiministration (SSA) com os documentos que forem solicitados, entre eles a autorização para o trabalho. O cartão com o SSN é enviado para o endereço fornecido.
Resumindo
O Social Security Number é um número de identificação pessoal nos Estados Unidos, bastante semelhante ao CPF no Brasil.
O SSN é um documento para residentes nos Estados Unidos. Já o ITIN pode ser tirado por não residentes.