A história do Egito e, é partes, a história da civilização. Por milênios, o país do norte da África foi fundamental para o desenvolvimento da humanidade. Hoje o Egito é uma potência regional e um museu a céu aberto sobre a história. Neste post você vai conhecer os 6 pontos turísticos mais incríveis do Egito para programar sua viagem.
O Egito é berço das civilizações mais antigas do mundo. Por isso recebe todos os anos milhares de turistas apaixonados por história e cultura antiga. Você quer descobrir quais são os mais incríveis pontos turísticos no Egito? Então continue a leitura deste post e aprofunde o seu conhecimento sobre este universo.
O Egito é um país que faz ligação entre o nordeste da África e o Oriente Médio e está há mais de dez mil quilômetros de distância do Brasil. A viagem de avião é demorada e pode durar até 24 horas, por isso é normal que o trajeto tenha escalas em cidades como Istambul e Dubai.
Com monumentos históricos colossais como as Pirâmides de Gizé e a Esfinge, o turista que deseja viajar para o exterior deve se programar com antecedência. No caso do Egito, é recomendado reservar pelo pelo menos quinze dias de viagem pelo país.
Lembre-se de incluir no seu roteiro uma visita que contemple a capital Cairo e cidades como Luxor, Aswan e Sharm el Sheikh. Cada um desses locais possui características particulares e turísticos incríveis que vão muito além de templos e sarcófagos.
Confira abaixo nossas dicas de pontos turísticos no Egito!
1. Pirâmides de Gizé e Esfinge
As Pirâmides de Gizé e a Esfinge são os dois pontos turísticos mais famosos do Egito e não podem faltar no seu planejamento de viagem. Elas fazem parte de um complexo chamado de Necrópole de Gizé, que inclui as três Pirâmides — Quéops, Quéfren, Miquerinos — e a Grande Esfinge. Ficam a cerca de 20 km do Cairo, portanto é fácil chegar até elas.
Os ingressos para visitar o complexo da Necrópole de Gizé custam cerca de R$30. SE você estiver com equipamentos profissionais de fotografia terá que pagar uma taxa extra.
Para chegar até as pirâmides do Egito de transporte público, embarque no metrô no Cairo e desça na estação Giza (linha 2). Ao sair da estação há um serviço de transporte por ônibus que leva os turistas até o complexo de Necrópole de Gizé. A viagem dura menos de 1 hora. Confira o mapa do metrô do Cairo.
As pirâmides foram erguidas para o sepultamento dos reis Quéops, Quéfren, Miquerinos e representam a única das sete maravilhas do mundo antigo que ainda existem. Os antigos egípcios acreditavam na vida após a morte, por isso as construções tinham o propósito de guardar o corpo do faraós e seus tesouros para quando eles retornassem à vida.
Na sua visita, você pode apenas conhecer a área externa ou entrar nas pirâmides. Para cada um dos casos, é necessário adquirir ingressos específicos. A entrada simples já dá ao turista o direito de visitar a Grande Esfinge, que é considerada a maior estátua do mundo feita de monólito.
2. Templo da Rainha Hatshepsut
A Rainha Hatshepsut é considerada mais poderosa que figuras como Cleópatra e Nefertiti e foi a mulher que reinou por mais tempo durante o Egito Antigo.
Hatshepsut governou provisoriamente o Egito pois o seu sobrinho era muito jovem para ocupar o posto de rei. Ficou 22 anos no poder, período que marcou a história do país e que ensejou a construção de um tempo à parte ao Vale das rainhas.
A construção de três andares é um belo ponto turístico do Egito, contando com uma grande rampa de acesso e um vasto jardim que abrigam flora e fauna de diferentes espécies e locais do mundo.
O acesso ao templo deve precisa ser feito por meio de vans, táxis ou ônibus de turismo. É importante buscar o apoio de uma agência especializada.
3. Museu Egípcio
Situado no Cairo, o Museu Egípcio é um dos pontos turísticos mais incríveis do Egito conta com uma coleção composta por mais de 120 mil peças antigas, a maior parte são frutos de escavações realizadas em todo o país.
Ao visitar o museu você poderá ver estátuas, sarcófagos, utensílios e múmias. As múmias ficam em um departamento específico, chamado Sala das Múmias. Destacamos que, para observar a maior parte das múmias é necessário adquirir um ingresso específico, por isso, informe-se na bilheteria.
Além das múmias, outra atração que chama atenção no museu é a sala dedicada ao Faraó Tutancâmon. No local você pode chegar bem perto dos ornamentos funerários que guardaram o corpo do faraó, como a máscara mortuária de ouro.
O Museu Egípcio fica no centro do Cairo, bem perto da estação de metrô Sadat (linhas 1 e 2). O ingresso para o Museu custa 160 EGP adulto e para a Sala das Múmias custa 180 EGP. Estudantes pagam meia e é cobrada uma taxa extra para fotografar.
O horário de funcionamento do Museu Egípcio é das 9h as 17h.
4. Mercado de Khan El Khalili
O Mercado de Khan El Khalili, é a maior feira popular do Cairo. Ao longo de diversas ruas cruzadas, você pode conhecer comércios e comprar produtos como tecidos, papiros, jóias, roupas, cristais e lembranças.
A dica para quem vai visitar o mercado é barganhar. Os preços geralmente são bem inflacionados, por isso, não hesite em pedir desconto. Essa regra vale para todo o comércio do Egito, jamais compre produtos pelos preços informados, barganhe para conseguir bons descontos.
5. Bairro Copta
Localizado no Cairo, o bairro Copta é uma opção interessante de atração turística. No local, você pode conhecer igrejas e sinagogas. Uma das atrações mais visitadas no bairro é a Igreja de Santo Sérgio, que foi construída no local onde José a Maria teriam se refugiado quando Jesus Cristo ainda era bebê.
Outras atrações do bairro são a Igreja de São Jorge, a Igreja Suspensa do Cairo, a Igreja de Santa Bárbara, a Sinagoga Bem Ezra e o Museu Copta, que guarda uma parte dos manuscritos mais antigos do Egito.
6. Vale dos Reis
O Vale dos Reis fica próximo à cidade de Luxor. Ele recebe este nome pois no local existem inúmeras tumbas de faraós egípcios. Justamente por ser esse sítio arqueológico inestimável, o Vale dos Reis é um dos pontos turísticos mais incríveis do Egito.
Situado à margem ocidental do Nilo, o Vale passou a ser utilizado para guardar os corpos dos faraós no período de 1511 a.C a 1524 a.C, momento no qual os egípcios deixaram de usar as pirâmides para este fim.
Por ser uma região é desértica e com ar seco, é importante que o turista se hidrate constantemente e use proteção solar. O local abriga dezenas de tumbas que podem ser visitadas. Os valores dos tickets variam de acordo com os números de tumbas que você pretende visitar.
O Egito é um país que possui uma história e paisagens incríveis. As construções antigas transportam o turista para o passado e oferecem uma vivência transformadora.
Antes de viajar para o país, a dica é que você faça um bom planejamento, organize a sua documentação e fique de olho na compra de moedas. A moeda oficial é a Libra Egípcia e os centavos são chamados de piastras.
Você gostou deste artigo sobre pontos turísticos no Egito? Então aproveite para seguir a Remessa Online nas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Twitter — e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre viagem e câmbio!
Resumindo:
Se você planeja visitar o Egito nossa dica é que conheça as Pirâmides de Gizé, a Esfinge, o Templo da Rainha Hatshepsut, o Museu Egípcio, o Mercado de Khan El Khalili, o bairro Copta e o Vale dos Reis.
A moeda oficial é a Libra Egípcia e os centavos são chamados de piastras.
Para chegar até as pirâmides do Egito de transporte público partindo do Cairo você deve: embarcar no metrô do Cairo e descer na estação Giza (linha 2). Ao sair da estação há um serviço de transporte por ônibus que leva os turistas até o complexo de Necrópole de Gizé. A viagem dura menos de 1 hora.
Os ingressos para visitar o complexo da Necrópole de Gizé (one ficam as Pirâmides de Gizé e a Esfinge) custam cerca de R$30. Se você estiver com equipamentos profissionais de fotografia terá que pagar uma taxa extra.