A gastronomia italiana é admirada no mundo inteiro. Não é por acaso que quando alguém visita o país, uma das prioridades é provar as delícias típicas num legítimo restaurante italiano. Neste post, você vai conhecer 7 restaurantes na Itália que você precisa visitar quando for ao país.
Se você pretende viajar para o exterior, coloque na sua lista uma visita aos restaurantes na Itália. O país tem a gastronomia como um de seus principais atrativos. Afinal, é impossível não gostar dos pratos típicos.
Entre os principais estão: spaghetti, polenta, risoto, lasanha, bruschetta, nhoque, tortellini e mais. Deu água na boca? Veja, a partir de agora, a lista com os melhores restaurantes italianos, conforme o Guia Michelin.
1. La Pergola
O restaurante de Roma tem três estrelas no Guia Michelin – a nota máxima. A conquista foi pelo equilíbrio entre decoração clássica, boa comida e excelente atendimento. A carta de vinhos também é impecável e ampla — são mais de 60 mil garrafas do mundo inteiro disponíveis aos clientes.
No cardápio, há 45 tipos de opções de água. Você pode optar pelo menu degustação ou a la carte. O La Pergola integra o grupo Hilton, referência mundial no setor de hotéis. A faixa de preço é salgada, fica entre R$ 294 e R$ 2.518 para jantar ou almoçar no local.
Por outro lado, a experiência é única. Se resolver investir nisso, saiba que há dress code. Homens devem ir de terno. Além disso, faça a reserva antes.
Endereço: Via Cadlolo 101, Cidade do Vaticano – Roma
2. Il Luogo di Aimo e Nadia
Em Milão, você encontra um dos melhores restaurantes na Itália. O Il Luogo di Aimo e Nadia tem duas estrelas Michelin e existe há 50 anos. No entanto, manteve a simplicidade do início, o que o torna muito aconchegante.
Uma característica do local é o bom atendimento, que se reflete na simpatia dos proprietários. A decoração é outro destaque, com quadros com cores fortes que contrastam com as paredes brancas.
No cardápio, há várias opções de pratos. O foco é a cozinha contemporânea, sem deixar de lado as tradições. Um ponto positivo é a existência de opções veganas, vegetarianas e sem glúten. A carta de vinhos também é completa. A faixa de preço fica entre 50 e 200 euros.
Endereço: Via MonteCuccoli, 6 – Milão
3. Osteria Francescana
Com três estrelas no Guia Michelin, esse restaurante da Itália está sob o comando do chef Massimo Bottura. Renomado, ele cria verdadeiras obras de arte com os pratos. Localizado em Módena, a inspiração da gastronomia vem da região da Emilia Romagna.
Além do Guia Michelin, a Osteria Francescana também ganhou várias vezes como melhor restaurante do mundo. A decoração do local é elegante, tem atendimento em inglês e italiano e o chef cumprimenta todos os clientes, quando está no restaurante.
Para aproveitar os pratos deliciosos, é preciso fazer reserva antecipada. O preço mínimo de uma refeição completa é de 190 euros.
Endereço: Via Stella, 22 – Módena
4. Piazza Duomo
Quer ir a um dos melhores restaurantes na Itália? Vá ao Piazza Duomo. Localizado em Alba, tem três estrelas Michelin graças ao chef Enrico Crippa, que afirma que seus pratos são instintivos. Para compor as refeições, ele também faz questão de usar ingredientes orgânicos, colhidos na própria horta — pelo menos, a maioria tem essa característica.
Uma das peculiaridades do Piazza Duomo é a beleza dos pratos. Eles são sempre coloridos e cheios de vida. Por isso, chamam a atenção. Para aproveitar uma refeição como essa, é preciso fazer reserva e investir entre 200 e 240 euros.
Endereço: Vicolo dell’Arco 1, Angolo Piazza Risorgimento 4 – Alba
5. Palazzo Petrucci
Apesar de ter apenas uma estrela Michelin, vale a pena visitar o Palazzo Petrucci. Com um menu focado em frutos do mar, o restaurante italiano está localizado em Nápoles e tem uma decoração clean. Um dos destaques é a carta de vinhos, com várias opções para todos os gostos e bolsos.
Um diferencial do restaurante é permitir a visita de clientes à cozinha. Assim, você vê o chef preparar os pratos e recebe dicas da cozinha napolitana. Gostou? Faça a sua reserva. O valor de uma refeição é um pouco mais baixo que os anteriores, fica na média de 99 euros.
Endereço: Via Posillipo 16 B/C – Nápoles
6. Cum Quibus
Apesar de ter estreado em 2019 no Guia Michelin, o Cum Quibus, em Gimignano, chegou com tudo. Isso porque os dois jovens chefs misturam gastronomia de qualidade, arte e beleza nos pratos. O espaço é alegre e jovial e o menu é variado.
O foco das refeições é oferecer pratos tradicionais, italianos e toscanos. Como é recém-chegado na lista, esse restaurante na Itália tem um valor mais baixo, por volta de 55 euros. Ainda assim, é preciso fazer reserva.
Endereço: Via San Martino, 17 – San Gimignano
7. Enoteca Pinchiorri
Deseja ir a um excelente restaurante na Itália? O Enoteca Pinchiorri é a melhor alternativa, se você estiver em Florença. Com três estrelas Michelin, é uma das opções mais celebradas do país — e um lugar obrigatório para quem quer fazer uma excelente refeição.
A decoração é simples, mas elegante. O cardápio é variado, com sobremesas que fazem a diferença. Por sua vez, os vinhos são escolhidos a dedo para harmonizar com o prato escolhido. Esse é um diferencial do restaurante.
Outro ponto positivo é a apresentação dos pratos clássicos, que são revisitados e modernizados. Quer ter experiência? Faça sua reserva. Porém, esteja disposto a pagar mais de 300 euros por uma refeição.
Endereço: Via Ghibellina, 87 – Florença
Gostou das diferentes opções de restaurantes na Itália? Esses são os melhores, conforme o Guia Michelin – uma das maiores referências mundiais em crítica gastronômica. Agora é só seguir as dicas, escolher os que deseja visitar e viajar para a Europa.
É descendente de italianos e deseja conquistar a cidadania? Veja tudo que você precisa saber para tirar a sua cidadania italiana!
Resumindo:
O mais comum é serem nomeados como trattoria ou osteria. Ainda assim, existem outros que não têm essas denominações.
Depende de quantas estrelas o restaurante tem. Mas no geral o preço varia entre 100 e 300 euros por refeição.