Em discurso em Washington, o ministro da economia Paulo Guedes disse que é importante que o mercado se acostume com o dólar mais alto e o juro mais baixo, pois essa será a realidade por um bom tempo. No mercado internacional, bolsas caem e cotação bate novo recorde.
Bom dia Brasil!
Bom, ontem o dólar fechou um pouco mais forte e deixou o mercado um pouco nervoso, mas não foi o suficiente para desorganizar os negócios.
A bolsa também caiu um pouco mas segurou ali nos 108 mil pontos, tá?
Hoje as notícias lá fora mostram uma melhora e um pouco de otimismo sobre o trade war, mas os mercados realizam mesmo assim.
O dólar está sob controle.
A grande notícia de ontem veio aqui do Brasil. Na verdade dr. Paulo Guedes está nos Estados Unidos e deu uma conferência para a Bloomberg. O principal assunto e que ele relembrou a gente que ele está pensando em tributar os dividendos em 20%. Isso é bastante importante, tá?
Ele mostrou bastante tranquilidade com a volatilidade do dólar, isso é importante. Falou para a gente se acostumar com o dólar mais alto e o juro baixo por mais tempo. É isso aí. Ele falou que se entrar dinheiro o dólar vai cair.
Eu até anotei para não me esquecer: ele lembrou que um novo câmbio é normal para um país que tem um novo mix de política monetária. É verdade, tá?
Eu acho importante o seguinte: o dólar está um pouco mais caro aqui sim, mas o juro em dólar, ele está estável e isso é um sólido indicador de que o pior em termos de saída de dólar já passou.
Acho que é isso. Existem algumas notícias que a gente tem que olhar: o Powell disse que o nível de juro americano está no lugar certo.
Bom meus amigos, as bolsas caem um pouco lá fora mas o dólar está sob controle.
Eu sou o Pablo, bons negócios!
Ai, hoje não é o dia do tourinho.
Pablo Spyer é diretor da Mirae Asset CCTVM e conselheiro da Ancord.
Leia também: “Juro baixo e dólar alto”, diz Paulo Guedes