A China é uma potência mundial, um dos países que mais crescem no mundo todo. O país produz e exporta para todas as partes do planeta, isso faz com que ofereça oportunidade para todos que querem investir. Por isso, o número de pessoas que desejam abrir uma empresa na China cresce anualmente.
A política de redução de impostos tem atraído investimentos e inovações tecnológicas de outros países, inclusive do Brasil. Se você já pensou em investir e abrir uma empresa na China, mas ainda não sabe por onde começar, leia este artigo. Nele, você vai ver como é o processo de abertura de empresas na China.
Conhecendo as principais empresas da China, é possível ter ideia de como são os negócios e a economia no país. A China se destaca em áreas específicas da economia, o país está entre os principais produtores de grãos e ovinos, mas também se destaca no setor de varejo e tecnologia, contemplando principalmente o e-commerce. As principais empresas da China são:
Na China existem três principais tipos de empresas: entidade de controle total estrangeiro (FIE), Joint Venture e Escritório de Representação. Além disso, também existem as parcerias empresariais de investimento estrangeiro (FIPE ou PE) e empresa de Hong Kong. A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre cada tipo e entender como funcionam essas categorias de empresas na China.
A FIE é um tipo de empresa em que o capital é totalmente detido por brasileiros ou estrangeiros de qualquer nacionalidade. Ou seja, a empresa é capitalizada com recursos fora da China e não precisa ter um cidadão chinês em sua estrutura de capital societário. As FIEs são empresas de responsabilidade limitada, que devem ter seu capital registrado na China, sendo depositado em um banco chinês.
Uma empresa de capital totalmente estrangeiro é a forma mais segura e flexível para um brasileiro ter um negócio na China. O dono da empresa tem controle máximo de qualidade, estratégias, objetivos, atividades e operações quando detém todo capital da empresa.
Uma Joint Venture é formada por um investidor estrangeiro, que pode ser brasileiro, e uma empresa chinesa, que tem responsabilidade limitada. As duas partes do negócio contribuem com capital para criar uma entidade e dividem os custos, as receitas e o controle do negócio.
No entanto, a maior porcentagem de capital é destinada à empresa chinesa, isso pode fazer com que depois de um tempo a parte estrangeira perca o controle do negócio. Esse foi o primeiro tipo de negócio que o governo chinês permitiu no país, por isso é um dos mais utilizados na abertura de empresas.
Esse tipo de empresa são escritórios ligados à empresa-mãe, o que dispensa a necessidade de registrar o capital do negócio. Esse tipo de empresa, em geral, não pode gerar receita ou contratar empresas chinesas locais. Por esse motivo, estão limitadas a promover produtos e serviços, fazer controle de qualidade ou ligar para contatos com a China, fazer pesquisas de mercado etc.
Embora seja um tipo de negócio simples, não é tão comum por causa de suas limitações operacionais que impedem o lucro. A vantagem é ter baixo custo e permitir que os empresários consigam o cisto de residência e trabalho na China.
Nesse tipo de empresa, é preciso ter dois parceiros sem restrição de nacionalidade, mas pode somar até 50 parceiros. Os parceiros devem firmar um acordo escrito e entregar na Administração de Indústria e Comércio junto com os documentos solicitados.
O nome da empresa deve ser mencionado na Parceria Empresarial, sendo Geral (GPE) ou Limitada (LPE). As Parcerias Empresariais de Investimento Estrangeiro não precisam ter capital mínimo registrado, isso torna o processo inicial das atividades empresariais na China mais fácil.
Essas empresas podem contratar funcionários locais ou estrangeiros, gerar receitas e fechar contratos com outras empresas, locais e estrangeiras. Além disso, devem ter escritório em um prédio empresarial.
Empresa de Hong Kong é um Veículo com Finalidade Especial (SPV – Special Purpose Vehicle), que tem como objetivo investir na China continental. Esse tipo de empresa é necessário, pois embora a abertura de empresas em Hong Kong seja rápida, não é um local interessante para a China Continental.
Por isso, investidores estrangeiros, principalmente de países da Europa e da América do Norte, optam por abrir suas empresas em Hong Kong (SPV) para investir no mercado chinês.
Para abrir uma empresa em Hong Kong, cada membro gestor deve apresentar cópias do passaporte e de uma conta de energia recente, com no máximo 3 meses de vencimento.
As cópias devem estar traduzidas para o inglês e com firma reconhecida. O prazo para criação da empresa em Hong Kong é de até 20 dias úteis, a contar depois do recebimento e processamento dos documentos e formulários preenchidos.
A empresa deve ter pelo menos um diretor, um acionista e um secretário, sendo que o diretor e acionista não precisam ser residentes de Hong Kong. Além disso, a empresa deve ter um secretário e um escritório local registrado em Hong Kong. Esse deve ser um endereço físico e não só uma caixa postal.
Depois de aberta, a empresa deve apresentar relatórios financeiros de auditoria e declaração de imposto dos lucros auferidos todos os anos. A primeira declaração deve ser entregue em até 18 meses após a data de abertura da empresa, junto com os relatórios financeiros e de auditoria.
O processo para abrir uma empresa na China é burocrático e pode levar até três meses para que o governo chinês aprove o pedido. Por isso, é preciso ter atenção com os detalhes.
Abrir uma empresa na China gera custos com a exportação de produtos para o Brasil, contratação de mão de obra, pagamento de salários e impostos sobre eles. Além disso, a China cobra impostos sobre as empresas que estão estabelecidas em seu território. Veja quais podem ser cobrados da sua empresa:
Sim. A China é um dos países mais burocráticos para abrir empresa. No entanto, o processo ainda é mais rápido do que no Brasil, podendo levar no máximo três meses para ser finalizado.
A China tem 4 tipos de empresa e o brasileiro pode escolher entre uma delas para empreender. Os tipos de empresa são: FIE (Foreign-Invested Enterprise), Joint Venture (JV), Escritórios de Representação (RO), Parcerias Empresariais de Investimento Estrangeiro (FIPE ou PE) e Empresa de Hong Kong.
A China é uma das maiores potências mundiais, uma das principais economias, produz e exporta produtos para o mundo todo. Empreender na China é uma oportunidade para quem quer ampliar seu mercado e se destacar.
Entenda o novo recurso da Uber que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados, lançado estrategicamente…
Descubra como identificar rapidamente os sintomas da dengue e saiba como agir para prevenir complicações…
Precisa de uma mensagem de reflexão para vida? Veja nossa lista de frases e escolha…
O dólar hoje abriu esta quinta-feira (20) em R$5,7214, após ter atingido a mínima de…
A Apple divulgou os valores e todos os detalhes sobre as características do novo iPhone…
NFL confirma mais um jogo no Brasil em 2025. Los Angeles Chargers será o mandante…