O Canadá é um país que estimula a imigração e o desenvolvimento do mercado tecnológico, por isso está sempre criando iniciativas para atrair profissionais e empreendedores de todo o mundo. Abrir uma empresa no Canadá pode ser a oportunidade ideal para quem quer ter o próprio negócio em outro país.
Neste artigo, você vai ver por que e como abrir uma empresa no Canadá. Continue lendo e confira!
Abrir empresa no Canadá vale a pena?
Abrir uma empresa no Canadá vale a pena por ser um país que acolhe imigrantes e estimula o desenvolvimento de novos negócios. O Canadá possui uma legislação descomplicada e com menos burocracia do que no Brasil, para quem quer investir em um novo negócio. O país ainda está entre os que têm a mão de obra mais qualificada do mundo e taxa de juros mais baixa em comparação ao Brasil e outras economias. Isso significa que o empreendedor terá facilidade em abrir seu negócio e contratar profissionais.
O que é necessário para abrir uma empresa no Canadá?
Para abrir uma empresa no Canadá é necessário ter um bom plano de negócios, um nome único e disponível para o negócio, um endereço físico e cumprir todas as leis e regulamentos específicos do país. Isso se torna um processo simplificado devido às facilidades oferecidas pelo governo, que possui diversos programas de incentivo à imigração com o objetivo de atrair profissionais qualificados para o país. Conheça cada um desses programas e identifique aquele que faz mais sentido para o seu tipo de negócio e atende às suas expectativas.
Os programas de incentivo à imigração do Canadá tem por objetivo estimular o desenvolvimento da economia e da indústria canadense por meio de imigrantes qualificados para o mercado de trabalho do país.
Quais são os programas de imigração focados em empreendedores do Canadá?
Existem três categorias diferentes de imigração focadas em empreendedores no Canadá, são elas: Start-up Visa Program, Entrepreneur Start-Up Visa Program, Self-Employed Persons Program e Provincial Nominee Programs.
Start-up Visa Program
O Programa de Visto para Startups é destinado a atrair empreendedores com ideias inovadoras de negócios para o Canadá. Os candidatos devem obter uma carta de apoio de uma organização designada e atender a certos requisitos financeiros, de idioma e de experiência empresarial.
Entrepreneur Start-Up Visa Program
O Programa de Visto de Empreendedor Start-Up é dirigido a empresários que desejam iniciar um novo negócio no Canadá. Os candidatos devem possuir um determinado patrimônio líquido e investir uma quantia específica em um novo empreendimento canadense.
Self-Employed Persons Program
O Programa de Pessoas Autônomas é voltado para indivíduos com experiência relevante em atividades culturais, esportivas ou agrícolas que desejam se tornar autônomos no Canadá. Os candidatos devem demonstrar a capacidade de se tornarem autossuficientes e contribuir para a economia do país.
Provincial Nominee Programs
Muitas províncias canadenses oferecem programas de indicação para empresários e investidores que desejam abrir empresa no Canadá. Cada um deles tem seus próprios critérios e requisitos específicos para a indicação de candidatos para a imigração.
Os Provincial Nominee Programs do Canadá são:
- Alberta Advantage Immigration Program (AAIP);
- British Columbia Provincial Nominee Program (BC PNP);
- Manitoba Provincial Nominee Program (MPNP);
- New Brunswick Provincial Nominee Program (NBPNP);
- Newfoundland and Labrador Provincial Nominee Program (NLPNP);
- Nova Scotia Nominee Program (NSNP);
- Ontario Immigrant Nominee Program (OINP);
- Prince Edward Island Provincial Nominee Program (PEI PNP);
- Saskatchewan Immigrant Nominee Program (SINP);
- Northwest Territories Nominee Program (NTNP);
- Yukon Nominee Program (YNP).
Como é o processo e quais documentos para abrir empresa no Canadá?
O processo para abrir uma empresa no Canadá por meio desses programas segue uma série de etapas.
1. Comprovar proficiência em um dos idiomas
A primeira etapa do processo para abrir uma empresa no Canadá é comprovar a proficiência em um dos idiomas do país (inglês ou francês). O investidor precisa comprovar, por meio de um exame feito por uma agência aprovada, que tem os requisitos de compreensão mínimos necessários. Essa pontuação varia conforme cada organização que pode ser: IELTS (Sistema Internacional de Teste de Língua Inglesa), CELPIP (Canadian English Language Proficiency Index Program), PTE Core, TEF Canada ou TCF Canada.
2. Comprovar finanças o suficiente para se manter no país
A comprovação financeira de que você é capaz de se manter no país, até o seu negócio se estabelecer é uma das etapas para se abrir uma empresa no Canadá. Você deve comprovar que consegue se manter por 12 meses no país e sem depender de terceiros. O valor a ser comprovado varia conforme a quantidade de integrantes da família.
3. Definir qual será a estrutura empresarial
Para abrir uma empresa no Canadá, você precisa definir qual será a sua estrutura empresarial:
- propriedade exclusiva – apenas o dono pode ser gerente da empresa;
- parceria – a gestão é compartilhada com dois parceiros;
- corporação – dois acionistas administram a empresa;
- sociedade – empresa sem fins lucrativos, criada para ajudar a sociedade;
- cooperação – a gestão é designada aos cooperadores da empresa.
4. Registrar o Business Number da empresa
Para abrir uma empresa no Canadá sua empresa precisa ter um Business Number (Número Comercial) registrado. O BN é equivalente ao CNPJ no Brasil, sendo necessário para identificar a empresa em nível municipal, provincial e federal no Canadá.
5. Receber a carta de apoio, caso a empresa faça parte do Programa Start-up Visa
Se a sua empresa aberta no Canadá foi criada por meio do Programa Start-up Visa, ela precisa ter apoio de uma instituição. Esse apoio é feito por meio de uma carta que pode ser fornecida por empresas com capital de risco, investidores anjos e empresa incubadora ou aceleradora.
Modalidades de apoio do Programa Start-up Visa no Canadá
Capital de risco
O apoiador de capital de risco terá que contribuir com, pelo menos, C$ 200 mil para sua empresa. A instituição presta suporte financeiro e especializado em retorno do patrimônio dos negócios. Isso quer dizer que a empresa terá direito de decisão e voto em sua empresa.
Investidores-anjos
O investidor-anjo precisa contribuir com pelo menos C$ 75.000 na sua empresa, em troca do patrimônio dela. Porém, ele não terá direitos de tomada de decisão sob seu negócio. Esse é um tipo de investimento feito por um único investidor com alto patrimônio líquido.
Empresa incubadora ou aceleradora
A empresa incubadora ou aceleradora não precisa oferecer suporte financeiro, apenas serviços como treinamento de gerenciamento ou espaço de escritório. Esse é um tipo de empresa que trabalha com você para desenvolver seus negócios.
Quanto custa abrir uma empresa no Canadá?
Abrir uma empresa no Canadá pode custar entre C$ 75 mil e C$ 200 mil no total, se o empreendimento for no setor tecnológico e de inovação, por meio do programa Start-up Visa. As tarifas custam a partir de C$ 2.140. Entretanto, o custo pode variar de acordo com alguns fatores, como o programa utilizado na abertura da empresa, o tipo de negócio etc.
Como abrir uma empresa em Toronto?
Para abrir uma empresa em Toronto, o primeiro passo é registrar-se pelo site do Service Ontario. O cadastro é imediato e você recebe em seu e-mail assim que terminar. Os valores das taxas podem variar, visto que elas não cobrem outros custos como pesquisa de nomes, incorporação ou licenças especiais. Em Toronto, há um serviço chamado “BizPaL” que fornece informações personalizadas sobre quais licenças e permissões você precisará.
O escritório do Ministry of Government and Consumer Services, em Toronto, fica no 375 University Avenue, 2nd floor. Se preferir se registrarpor Correio, o endereço é: Ministry of Government and Consumer Services – Central Production and Verification Services Branch – 393 University Avenue, Suite 200 – Toronto, ON M5G 2M2.
Como abrir uma empresa online no Canadá?
Para abrir uma empresa online no Canadá, você precisará de um endereço no país para registrar seu negócio, um visto adequado ou adesão a um programa para imigrantes investidores. Além disso, é necessário registrar o nome da empresa no BC Serviços de Registro e completar o cadastro de constituição em até 56 dias após a aprovação. Em muitos municípios canadenses, é obrigatório inscrever-se para uma licença empresarial. Após isso, complete o registro.
Para saber se o seu município exige uma licença empresarial, consulte a prefeitura local para entender os requisitos.
O registro como profissional autônomo no Canadá pode ser feito online na Secretaria OneStop Negócios, pela Small Business BC ou por correio para o B.C. Corporate Registry. Já o de uma organização empresarial pode ser feito online no Online Corporate, assistido por uma auto incorporação com material preparado pelo advogado ou por meio de uma incorporação de um advogado.
Ao registrar sua empresa, você passa a obter os benefícios especiais, como seguro desemprego, benefícios de maternidade, entre outros.
Abrir uma empresa no Canadá é prático e vantajoso para imigrantes
O Canadá oferece uma série de facilidades para imigrantes que queiram empreender no país. Com uma legislação menos burocrática do que outras economias, uma população com altos níveis de capacitação profissional e um sistema bancário mais amigável do que no Brasil, o país se torna um ímã para empreendedores de todo o mundo. Seus programas de incentivo ao empreendedorismo para imigrantes trás um bom retorno econômico para a nação, e a certeza de uma segurança econômica que poucos lugares do mundo oferecem para um empresário.
Gostou de conhecer os processos para abrir uma empresa no Canadá? Então, aproveite para ver os benefícios que a Remessa Online traz para quem precisa enviar e receber dinheiro do exterior.
Resumindo
Para abrir uma empresa no Canadá, você precisa ter proficiência no inglês ou no francês, dependendo de onde vai instalar seu negócio. Precisa comprovar que é capaz de se manter no país até sua empresa se estabelecer. Você precisa definir o tipo de empresa que deseja abrir, obter um registro comercial, o Business Number, semelhante ao CNPJ no Brasil, e outros requisitos dependendo do programa que aderir.
Abrir uma empresa no Canadá pode custar entre C$ 75 mil e C$ 200 mil no total, se o empreendimento for no setor tecnológico e de inovação, por meio do programa Start-up Visa. As tarifas custam a partir de C$ 2.140. Entretanto, o custo pode variar de acordo com alguns fatores, como o programa utilizado na abertura da empresa, o tipo de negócio etc.
Para abrir uma empresa em Toronto, o primeiro passo é registrar-se pelo site do Service Ontario. O cadastro é imediato e você recebe em seu e-mail assim que terminar. Os valores das taxas podem variar, visto que elas não cobrem outros custos como pesquisa de nomes, incorporação ou licenças especiais. Em Toronto, há um serviço chamado “BizPaL” que fornece informações personalizadas sobre quais licenças e permissões você precisará.