Se você busca uma maneira eficiente de otimizar suas estratégias de marketing, vendas e suporte, a ActiveCampaign é uma solução que merece sua atenção. Afinal, por meio dela, é possível identificar os leads e abordá-los na hora certa e no momento mais adequado.
Confira no texto abaixo como a ActiveCampaign pode transformar a maneira como você interage com seus clientes, desde a aquisição até o pós-venda.
Quem é ActiveCampaign?
ActiveCampaign é uma empresa que oferece soluções de software em nuvem para pequenas e médias empresas. Ela criou uma das maiores ferramentas de marketing do mercado: a plataforma de automação da experiência do cliente.
Na prática, a solução permite realizar vários tipos de automação dos processos de vendas, suporte e marketing. Tudo com o máximo de personalização das experiências. O processo é executado a partir de automações predeterminadas. Dentre elas, estão:
- Automação de marketing;
- E-mail marketing;
- CRM;
- Machine learning.
Assim, é possível orquestrar, segmentar e personalizar entre diferentes canais. Ou seja, toda a gestão do relacionamento com o cliente nas mais diferentes etapas do funil de vendas é realizada por meio dessa ferramenta.
Para que serve o ActiveCampaign?
O ActiveCampaign serve para empresas que desejam uma plataforma de automação de marketing para otimizar e automatizar diversas atividades relacionadas a vendas, suporte e marketing.
Dessa forma, visa melhorar a eficiência das empresas na interação com os clientes, desde o início do funil de vendas até o pós-venda.
O que é automação de marketing?
Automação de marketing é o uso da tecnologia para executar processos sem intervenção manual. O objetivo é melhorar a eficiência das ações, especialmente no que diz respeito à nutrição e avanço de leads ao longo da jornada de compra até a conclusão do processo.
Vale ressaltar que nem toda ação automática se enquadra como automação de marketing. A verdadeira automação envolve agir de maneira personalizada e escalável em diversos pontos de contato com o cliente, proporcionando eficiência ao processo e aprimorando os resultados alcançados.
Quais são os principais produtos e ferramentas ActiveCampaign?
A ActiveCampaign oferece soluções variadas que atendem aos setores de marketing, vendas e suporte. Por isso, pode ser utilizado por empresas B2B e B2C. Dentro desse contexto, os produtos e ferramentas oferecidos pela plataforma da empresa são:
E-mail marketing
E-mail marketing no ActiveCampaign permite criar newsletters e campanhas de e-mail com total controle. Você pode fazer:
- Envio em massa: enviar campanhas para todos os contatos de uma vez;
- Disparo de e-mails: enviar automaticamente mensagens quando um contato realiza uma ação desejada, como uma compra;
- Respostas automáticas: facilita o contato imediato e o envio de e-mail de boas-vindas e de iscas de leads;
- E-mails transacionais: enviar mensagens automáticas relevantes para os interesses dos leitores;
- E-mails programados: agendar mensagens para serem enviadas em datas e horas específicas.
Automação de marketing
Na automação de marketing, o foco é realizar processos inteligentes automaticamente. Dentre as possíveis tarefas realizadas com a ActiveCampaign, estão:
- Automação do e-mail marketing;
- Engajamento dos contatos usando tags, campos personalizados, relatórios de desempenho e análises;
- Extração de informações de canais offline e digitais, como mídias sociais, landing pages, chats e mensagens de texto;
- Mapeamento do ciclo de vida do cliente..
CRM de vendas e automação
O software de gestão do relacionamento com o cliente automatiza a priorização de leads e a gestão de contatos. Além disso, tem outras funcionalidades. Por exemplo:
- Pontuação de leads (lead scoring);
- Monitoramento de negócios;
- Seguimento de pipeline;
- Rastreamento de tarefas;
- Atribuição de tarefas automatizada;
- Roteamento de vendas.
A grande vantagem do CRM é centralizar todos os dados dos contatos. Isso traz um histórico completo de cada lead, o que permite ter uma visão completa dos processos realizados.
Customer Marketing
O Customer Marketing visa facilitar a compreensão das necessidades dos clientes e aumentar as chances de fechar negócios. Isso é alcançado através da conexão de conversas em diversos canais de marketing, automação de nutrição de clientes e atendimento personalizado.
A plataforma permite acessar o histórico completo do cliente para identificar problemas, dúvidas e preferências registradas a cada interação.
Tudo isso é possível por conta das ferramentas de atendimento disponibilizadas. Elas são:
- Suporte a multi canal;
- Monitoramento de sites e eventos;
- Funil flexível;
- Automações de chatbot;
- Integrações nativas;
- Colaboração em equipe;
- Tarefas automatizadas;
- Fluxos de trabalho automatizados;
- Registros consolidados.
Quais são as vantagens de usar ActiveCampaign?
Usar o ActiveCampaign contribue para simplificar as atividades, permitindo que as equipes foquem no que é realmente relevante e estratégico para o negócio.
Por isso, ela contribui em todas as frentes, desde o marketing de conteúdo até o fechamento das vendas e o pós-vendas. Dessa forma, podemos citar vários benefícios ao utilizar a plataforma. As principais são:
Uso da tecnologia
A plataforma da ActiveCampaign utiliza a Inteligência Artificial (IA) e o machine learning para trazer precisão às ações automatizadas.
Além disso, o sistema funciona totalmente baseado no cloud computing, trazendo mais segurança às operações e às informações armazenadas, sem contar o acesso facilitado por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet.
Recursos específicos para e-commerces
O ActiveCampaign oferece recursos específicos para e-commerces, incluindo automação de marketing direcionada. Isso permite recuperar carrinhos abandonados com lembretes automáticos. Além disso, há campanhas Win-Back automáticas para reconquistar clientes que deixaram de comprar na loja virtual.
Outras funcionalidades são o envio de recomendações de produtos para clientes recentes, a criação de listas segmentadas para ofertas específicas e a possibilidade de:
- Criar automação de fluxos de trabalho para a integração de novos usuários.
- Enviar e-mails em caso de falha no processamento de pagamentos.
- Enviar notificações e avisos de expiração de prazos.
- Gerenciar riscos de perda de clientes.
- Automatizar a gestão da saúde do cliente.
Variedade de modelos de e-mail marketing
A sua campanha pode ser criada do zero ou com base em um dos 250 modelos predeterminados, criados por especialistas. Também é possível enviar conteúdos específicos para um público ou cliente, a partir da definição da etapa do funil de vendas.
Acesso a análises aprofundadas
O software oferece informações relevantes sobre:
- Desempenho de vendas por colaborador;
- Desempenho do funil de vendas;
- Motivos da perda de negócios;
- Dados e notas dos usuários que possibilitam a segmentação de acordo com diferentes parâmetros;
- Estágio das negociações;
- Melhores oportunidades para o fechamento de vendas.
Funcionalidades diversificadas
O ActiveCampaign possui diversas funcionalidades para facilitar a automação de marketing, como:
- Relatórios avançados;
- Formulários de inscrição com personalização da URL do formulário;
- Inscrições e envio de SMS;
- Entrega de e-mail gerenciada;
- Mapa de automações criadas;
- Criação de landing pages;
- Teste A/B de automações;
- Editor de e-mail drag & drop;
- Importação de contatos;
- Criação de resposta automáticas;
- Rastreamento geográfico;
- Prévia de caixa de entrada;
- Públicos personalizados do Facebook;
- Conteúdo condicional;
- Permissões customizadas por usuário;
- Suporte da ferramenta por e-mail ou telefone;
- Gestão de Service Level Agreement (SLA).
Integração
A plataforma pode ser integrada com mais de 900 soluções, como Gmail, Hotmart, WordPress, WooCommerce, Shopify, Google Ads, Google Sheets, Calendly, Salesforce, entre muitas outras.
Como acessar ActiveCampaign?
Para acessar o ActiveCampaign, basta entrar no site da plataforma e clicar em “Login” e entrar com seus dados de acesso. Se ainda não tem uma conta, na página inicial, coloque seu e-mail e clique em “Testar gratuitamente”. Você cria uma conta e tem acesso gratuito por 14 dias.
Como usar ActiveCampaign?
Para usar a plataforma, é preciso seguir as etapas abaixo:
Crie a sua conta na ActiveCampaign
- No seu primeiro acesso, entre no site da plataforma e coloque seus dados básicos, como o endereço de e-mail. Para isso, clique no ícone de engrenagem e acesse “Configurações”;
- Então, clique em “Endereço” e depois em “Adicionar um endereço”. Insira os dados solicitados e finalize pressionando em “Adicionar endereço”.
Crie uma lista de e-mail
- Clique em “Listas” no menu que fica na lateral;
- Em seguida, toque no botão azul, que fica no canto superior direito da tela, para adicionar uma lista;
- Conclua clicando em “Adicionar”.
Importe os contatos
Para importar seus contatos na ActiveCampaign, siga os seguintes passos:
- Prepare sua lista de contatos em um arquivo CSV;
- Ao criar uma lista, clique em “Importar contatos” na linha da lista;
- Escolha a opção desejada, como “Importar do arquivo”;
- Siga as instruções na tela para concluir o processo de upload.
Na etapa seguinte, você será direcionado para o mapeador de importação. Personalize os campos conforme os dados da sua lista, como telefone, nome, e-mail, etc.
Como fazer automação no ActiveCampaign?
Os passos para configurar uma automação são:
- Clique no menu “Automações”, localizado no ícone abaixo do e-mail;
- Pressione o botão azul “Criar uma automação” no canto superior direito;
- Escolha entre começar do zero ou outra opção e clique em “Continuar”;
- Selecione um acionador que determinará como os contatos serão adicionados à automação;
- Escolha a opção mais adequada e define se a ação será executada uma ou várias vezes;
- Opte por segmentar o envio, se desejado, e clique em “Adicionar partida”;
- Selecione a ação a ser executada. Escolha “Enviar um e-mail” para uma mensagem ser enviada sempre que alguém se cadastrar.
Concluindo essas etapas, sua automação estará configurada e pronta para ser ativada.
Crie o e-mail e ative a automação
Para criar o e-mail e ativar a automação na ActiveCampaign, as etapas são:
- Insira um nome para o e-mail e escolha um template na biblioteca de modelos;
- Clique em “Usar este template” e preencha todas as informações até chegar ao painel de automação;
- Organize as etapas criadas no painel de automação, nomeando cada uma delas para manter o processo organizado;
- Clique em “Ativo” no canto superior direito para ativar a automação.
Planos e Preços do ActiveCampaign
Os preços do ActiveCampaign variam conforme o plano escolhido e os recursos oferecidos. Entenda na tabela abaixo as principais opções de planos:
Marketing
Plano | Plus | Professional | Enterprise |
Preço mensal (a partir de) | R$ 257,00 | R$ 782,00 | R$ 1.360,00 |
Usuários | 3 | 5 | 10 |
Contatos de marketing | 1 mil | 2.500 | 2.500 |
Envio preditivo (IA) | Não | Sim | Sim |
Teste de email ilimitado | Não | Não | Sim |
Vendas
Plano | Plus | Professional | Enterprise |
Preço mensal (a partir de) | R$ 100,00 | R$ 257,00 | R$ 520,00 |
Formulários de captura de leads | Sim | Sim | Sim |
Aplicativo móvel de CRM | Sim | Sim | Sim |
Automação de engajamento de vendas | Não | Sim | Sim |
Relatórios personalizados | Não | Não | Sim |
Gostou deste artigo? Então conheça outras 82 ferramentas de marketing que podem ajudar no dia a dia de sua empresa.
Perguntas frequentes
O software da ActiveCampaign serve para automatizar atividades em marketing, vendas e suporte.
Algumas vantagens incluem o uso de tecnologia, recursos específicos para e-commerces, variedade de modelos de e-mail marketing, acesso a análises aprofundadas e integração com mais de 900 soluções.
Os planos variam com preços a partir de R$ 100 por mês para recursos de automação. Já para recursos de marketing o preço mensal varia entre R$ 257 e R$ 1.360.